Depois de três meses pré-operacionais, analisando, clipando e produzindo conteúdo (desde 01/02/2013) “em silêncio”, o Observatório da Comunicação Institucional colocou “no ar” o seu blog já, então, contando com 15 entradas originais, fruto de sua análise crítica sobre a comunicação produzida por organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Era 1o. de maio de 2013.
Hoje, armazenando conteúdo já na casa do milhar, o genuíno Portal imaginado pelos fundadores oferece Agenda, Análises, “Clipping”, Colunas e, principalmente, “Notas Críticas”, a profissionais, professores e estudantes, objetivando auxiliar – em seu trabalho, em sala de aula – a reflexão sobre, o melhor uso e o ensino-aprendizagem desta muito relevante especialidade; a comunicação institucional, tanto nas disciplinas correlatas – comunicação corporativa, comunicação empresarial, comunicação interna, comunicação organizacional e comunicação pública – como nas fundamentais cadeiras de Ética, de Legislação, e de Direito da Comunicação.
Quatro braços direitos
Tendo já publicado dois livros (“100 Anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena” e “Introdução ao Direito na Comunicação“), o OCI consolidou seu braço OCI PUBLICAÇÕES e isto precede a criação de uma área específica voltada às “Melhores Monografias” produzidas no país, ação a ser tocada em parceria com Instituições de Ensino Superior de todos os países lusófonos.
Em 2015, continuando a cumprir seu planejamento estratégico para o triênio 2013-2015, o OCI inaugurará seu braço OCI EDUCAÇÃO, também em parceria com IES brasileiras.
Não posso deixar de mencionar o êxito do braço OCI PESQUISAS – que, em 2014, fez uma análise do discurso institucional dos partidos políticos brasileiros, trabalho que ainda vem rendendo repercussão justamente pela abordagem original ao tema-desafio sempre presente na pauta da nossa ainda jovem democracia: a representatividade efetiva das agremiações político-partidárias brasileiras.
Vale lembrar também que, no mesmo ano, 2014, do centenário das Relações Públicas no Brasil, o braço OCI EVENTOS esteve presente nas comemorações havidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Convido a todos que se unam à principal causa do OCI – a tão demandada transparência nos negócios, seja em associação, doação ou parceria – conclamação que faço a pessoas físicas e jurídicas que se identifiquem com os propósitos da entidade, que não tem fins econômicos.
Estamos no OCI, em nosso Ano III, e queremos chegar ao trigésimo estudando – com a ajuda de todos os interessados na matéria – uma área, esperamos, então consolidada e inspiradora de boas práticas de comunicação institucional, em todas as esferas.
Fica aqui, também, um registro do agradecimento a nossos parceiros Abracom, ABRP/SP, Mega Brasil, Anhembi-Morumbi, FACHA, UERJ, Cannal Z, Conceito Comunicação Integrada, Conceito Editorial, Mediterrânea, Núcleo Vídeo, TenCom e TFS Comunicação – sem os quais não teríamos aqui chegado.
A comunicação institucional é parte indissociável da boa governança. A outra face da medalha da Ética é a da Transparência. E transparência, sem comunicação plena, não há.
Saudações ociânicas a todos!
Manoel Marcondes Machado Neto, diretor-presidente da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional.