Mês novo, parceiro novo. Bem-vindo Observatório do Terceiro Setor!

Terceiro-setor-logo-vetor-jpg

Apresentamos o Observatório do Terceiro Setor, novo parceiro deste O.C.I.

O OTS

Coexistindo com o Primeiro Setor, representado pelo governo e as ações do Estado com fins públicos, e o Segundo Setor, que são as empresas privadas com fins lucrativos, o Observatório do Terceiro Setor acompanha esse movimento e coloca a comunicação a serviço do debate por meio de toda sua plataforma de mídia.

Com o crescimento quantitativo e qualitativo das organizações, e com a consolidação democrática através da pluralidade partidária, da formação de sindicatos e do fortalecimento de movimentos sociais urbanos e rurais, abriu-se espaço para uma atuação mais efetiva das ONGs, fundações e outras instituições.

O futuro das políticas sociais se delineia sob uma nova perspectiva de proteção social – que é a própria sociedade civil. E por meio do Terceiro Setor, protegendo-se na sua integridade, a comunidade é capaz de motivar a existência de uma “sociedade autorregulada”. É nela que pode se manifestar a livre iniciativa dos cidadãos, seus interesses, suas organizações, sua cultura, seus valores e suas necessidades. Os cidadãos pertencentes a esta reconfiguração da sociedade civil são indivíduos providos de uma solidariedade que articula a economia social em detrimento de políticas de cunho individual e de meras benesses.

É neste viés que o projeto do Observatório do Terceiro Setor se insere, porque não existe provocação social, movimentação consciente e crítica do Terceiro Setor se não houver agentes capazes e preparados, conscientes e ativos para determinadas causas.

O O.T.S. mantém um programa de rádio transmitido todas as terças e quintas, das 14 às 15 horas, na rádio Trianon AM 740 MHz, em São Paulo.