Lançado o Observatório da Comunicação Institucional. Viva 2014 - cem anos de Relações Públicas no Brasil!

Share Button

Para nós, o dia de hoje, 1º. de maio de 2013, é uma data muito importante, não apenas por ser Dia do Trabalho. A partir de hoje, nós, quatro colegas relações-públicas, começamos a por em movimento o Observatório da Comunicação Institucional / OCI.

Este blog é um núcleo pré-operacional do OCI e está no ar há 90 dias. Ele dá a dimensão e o foco desta empreitada, que existe para interagir com organizações e acolher profissionais e estudiosos que se interessam pela matéria e pela área especializada – base das Relações Públicas.

Faça um tour pelo blog e veja como o OCI pretende trabalhar para aprimorar a comunicação institucional, fazer dela algo mais assertivo, mais cidadão e mais inclusivo. Além deste blog, estão previstos, até dezembro de 2014, o lançamento de um Portal na internet, com artigos, casos, notícias, tendências e outras ações, além de conteúdo em programas de WebTV e WebRádio.

Mas, por enquanto, nosso maior objetivo é propor e organizar um programa de comemorações para os 100 ANOS DE RP no Brasil, no próximo ano.

Foi em 1914, em São Paulo, a inauguração do primeiro Departamento de Relações Públicas no país, na The São Paulo Tramway, Light and Power Company.

No Rio de Janeiro – a grande vitrine do Brasil nos próximos anos – também ocorreram alguns dos fatos mais marcantes dessa história. Aqui surgiu o primeiro setor de Relações Públicas em uma empresa brasileira, a Companhia Siderúrgica Nacional, em 1951, e o primeiro curso regular de Relações Públicas, oferecido pela FGV, há exatos 60 anos – em 1953 –, efeméride que homenageamos este ano criando a Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional.

Estas duas cidades, dentre outras possíveis no Brasil todo, estarão no circuito de comemorações capitaneadas pelo OCI, tais como eventos e publicações, que culminarão numa grande festa, no Rio de Janeiro, no dia 2 de dezembro de 2014 – a data do centenário!

Proximamente divulgaremos a data para o lançamento oficial do nosso Portal e do calendário das comemorações.

Para fazer parte desta iniciativa, colaborar, criticar ou sugerir, entre em contato conosco pelo e-mail “observatoriodacomunicacao@gmail.com”.

Observatório da Comunicação Institucional

Alexandre Coimbra
Claudio Cotrim
Manoel Marcondes Neto
Marcelo Ficher (coordenador)

2 respostas para “Lançado o Observatório da Comunicação Institucional. Viva 2014 – cem anos de Relações Públicas no Brasil!”

  1. RESPOSTA À MANIFESTAÇÃO DE APOIO DE LALA ARANHA

    Prezada Lala Aranha,

    Não esperávamos outra manifestação sua que não a deste importante endosso – já consignado no apoio institucional do Conrerp1, aprovado também em assembleia pelos nossos colegas Conselheiros – e pelo amor à profissão que você tanto repisa e tão bem representa, e que levou-a, com justiça, a liderar a nossa 1a. Região.

    O momento é único na história da área no Brasil (posso dizê-lo como testemunha desde 1978, quando comecei a cursar RP). Temos que aproveitá-lo, dando o melhor de nós à causa, não só da profissão – o que parece até, sem ser, um ‘bairrismo’ ranheta -, mas pelo que representa nossa contribuição a uma sociedade mais evoluída, organizações mais sofisticadas, enfim, um ambiente de relacionamentos melhores, mais francos e mais produtivos entre entes e entidades, indivíduos e empresas, administradores e administrados – e por aí vai.

    Grande abraço e vida longa à nossa bela causa!

    Marcondes Neto.

  2. Alexandre, Claudio, Marcondes e Marcello,
    É com muita alegria que vejo nascer esta excelente iniciativa para reflexão da área de Relações Públicas no Brasil!
    Oxalá os profissionais e demais pessoas de diferentes segmentos da sociedade participem ativamente do blog, com intervenções de qualidade!
    O CONFERP está à disposição para apoiá-los no que lhes parecer interessante. Um forte abraço da
    Andréia Athaydes
    Presidente do Conferp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *