O jornalismo - de notas - é doente. E a doença "passa" para a cidadania.

COMENTÁRIO DO OCI – Marcondes Neto

O tema é recorrente. E a discussão torna-se aborrecida. Mas é preciso pontuar o mal cada vez que ele aparece.

Jornal O Globo, terça-feira, dia 05/03 (P. 11).

Título da notícia: “Carro furtado é encontrado com policial”.

Subtítulo: “Dono seguiu veículo e viu motorista entrar no batalhão da Tijuca”.

Lead: “Depois de passar quase dois anos recebendo em casa multas por excesso de velocidade com [sic] o seu carro furtado, o técnico de áudio e vídeo José Florisval, de 37 anos, decidiu ficar de tocaia junto ao radar onde [sic] as infrações eram cometidas e, na manhã de ontem, flagrou seu veículo dirigido por um homem. Ele seguiu o veículo até a Tijuca, onde o motorista parou em frente ao 6o. BPM (Tijuca) e entrou no batalhão. Em nota [começa aqui o nosso ‘case’], a PM confirmou que um policial estava com o automóvel e disse que vai investigar o caso”.

Resumo da ópera: o carro fora colocado à venda numa loja de carros usados de propriedade de um notório estelionatário, que a fechou sem dar satisfações a ninguém, inclusive à vítima, neste ‘case’. O ex-dono recebia multas e quando deu o “flagra” ligou para o 190, telefone de emergência da PMERJ, e segundo a Polícia Civil, “em nota“, “o Peugeot de José foi repassado a outra pessoa ‘ sem que a documentação fosse regularizada’.” Detalhe: o dono da loja tem 16 mandados de prisão expedidos contra [sic] ele por estelionato e apropriação indébita.

Agora o ‘grand finale’:

Em nota, a Polícia Militar confirmou que um PM [sic] estava com o veículo “como forma de compensação por uma venda de carro em mau estado”. E a “nota” continua: “É possível que o policial tenha sido igualmente prejudicado”, informou [sic] a corporação. Fim da notícia: A Polícia Militar disse que o comando do batalhão vai investigar porque o PM continuava com um carro em nome de outra pessoa, com IPVA atrasado e várias multas.

Nada mais é preciso acrescentar. Talvez apenas uma pequena ajuda deste escriba à investigação do porquê o PM continuava com um carro em nome de outra pessoa…

O PM continuava (talvez por dois anos) com um carro de outra pessoa porque isto é assim mesmo no Brasil e os incomodados que se mudem.