Quando pensamos em inovação, frequentemente imaginamos a criação de produtos novos e o uso de tecnologia modernas, como inteligência artificial, realidade virtual ou impressão 3D. Mas será que inovar se resume a criar novos produtos e a usar tecnologia?
Esse pensamento não está completamente errado, mas é superficial e equivocado. Inovação não pode ser limitada a uma ideia simples, com o único propósito de criar novos produtos; ela requer ir além do óbvio. Implica sair da zona de conforto e se aventurar em um mar de ideias, benefícios e aprendizados. Inovar é para quem se desafia a melhorar.
Lembro-me de um dia em que participei de uma roda de conversa na comunidade sobre inovação. Lá, compartilhamos experiências e discutimos os desafios que cada um enfrentava dentro do seu ambiente de trabalho.
Como mencionei, inovar exige deixar a zona de conforto e imaginar outras formas de resolver problemas e propor soluções.
Um exemplo impactante compartilhado nessa roda de conversa envolveu uma startup que enfrentava dificuldades para conquistar novos clientes. É bastante comum que empresas novatas passem por esse desafio ao tentar alcançar e converter novos consumidores para seus produtos.
Durante a discussão, muitos contribuíram com a sua opinião referente a situação do CEO da startup. Alguns sugeriram estratégias de marketing digital, como tráfego pago, enquanto outros recomendaram investir em software e uso da inteligência artificial. Todas as sugestões eram válidas, mas em particular chamou-me a atenção: uma colega de trabalho sugeriu reestruturar o modelo de negócio da startup.
Ao analisar a situação apresentada pela startups, identificamos a necessidade de personalizar as assinaturas para cada cliente, já que cada usuário do sistema se encontra em um contexto diferente. Outro ponto identificado pelo grupo foi diversificar os serviços oferecidos na plataforma.
Além do serviço de gerenciamento do produto da startup, a empresa poderia oferecer consultoria individual para cada cliente que precisassem de orientação personalizada.
Com esse exemplo, podemos entender que inovação não é apenas criar um produto totalmente. Ela também envolve melhorar ou substituir processos, produtos ou serviços existentes. A inovação é um método que envolve a transformação de um campo, produto ou serviço por meio de processos inovadores, adoção de técnicas inéditas ou implementação de ideias eficazes, com o objetivo de criar valor real.
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Nathália Meireles é especialista em Marketing Digital, com foco em conteúdo direcionado para as áreas de Transformação Digital, Inovação e Marketing. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cursa pós-graduação em Marketing Digital e Transformações Empresariais na Universidade Cruzeiro do Sul. Acredita que a escrita tem o propósito de estimular a geração de insights valiosos e contribuir para a sociedade. Além disso, é a mente por trás do blog Dig. Insights Hub, em que atua como criadora e escritora.