As particularidades de cada geração são evidentes em diversos contextos, como no mercado de trabalho e no estilo de se vestir, sendo prontamente reconhecidas por todos. Uma simples forma de vestir a camisa ou atender o celular revela a que geração a pessoa pertence.
São características marcantes que representam a década em que nascemos e a influência da internet em nossas vidas. Pode parecer que não, mas para cada geração a internet teve um impacto diferente; enquanto alguns acompanharam o nascimento da era digital, outros desfrutam com naturalidade da evolução das ferramentas tecnológicas. Podemos citar como exemplo a época dos computadores enormes e a internet discada e refletir sobre o processo de evolução da tecnologia e o seu impacto nasociedade.
O conceito de dividir gerações e encontrar padrões de comportamento em cada um delas surgiu após a Segunda Guerra Mundial, com a primeira geração analisada, os baby boomers. Sua principal caracteristica é terem sido a primeira geração em que o conceito de juventude começou a ser debatido na cultura popular. Depois deles, vieram as próximas gerações e, consequentemente, os traços e diferenças de cada uma.
Atualmente, o maior destaque está para a Geração Z, que representa o público atual – os nascidos entre 1995 e 2010. Eles são os principais responsáveis por ditar como o mercado deve vender seus produtos. Para essa geração, a internet já faz parte do seu DNA e, por isso, são chamados de “nativos digitais”, com completo domínio do uso das mídias sociais e grande facilidade em expressar suas opiniões para completos desconhecidos.
Quando o assunto são os Millennials – nascidos entre 1980 e 1994 – podemos observar traços bem conhecidos e comportamentos fruto das gerações anteriores.
Para o mercado, os Millennials são vistos como consumidores fiéis às marcas, valorizam o senso de pertencimento a uma comunidade e são mais exigentes com os serviços solicitados. Como herança da geração anterior, o dinheiro se tornou um tabu que vem sendo descontruído com o passar dos anos. Na época, muitos pais evitavam conversar sobre a saúde financeira da família por entenderem que o importante é sobreviver, enquanto a geração atual, Z, ainda está em processo de assimilar a relação dinheiro-trabalho e o impacto em suas vidas.
Ambas as gerações, Millennials e Z, foram marcadas por grandes acontecimentos que influenciam no comportamento, principalmente de consumo, e na forma de se relacionar. São gerações com seus próprios traços e opiniões sobre assuntos simples e complexos. Enquanto os Millennials priorizam a estabilidade, o sentimento de comunidade e a confiança, os pertencentes da Geração Z, os “nativos digitais”, preferem marcas que priorizam a segurança dos seus dados, possuem facilidade no uso das redes sociais e exigem mais do mercado para produtos inovadores e ESG.
Cada geração possui características distintas que influenciam diversos aspectos da vida, desde o estilo de se vestir até o comportamento no mercado de consumo. Logo, entender essas particularidades é essencial para que o mercado e a sociedade possam se adaptar e responder de maneira eficaz às necessidades e expectativas de cada grupo, garantindo assim um ambiente inclusivo e dinâmico para todos.
–
Nathália Meireles é especialista em Marketing Digital, com foco em conteúdo direcionado para as áreas de Transformação Digital, Inovação e Marketing. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cursa pós-graduação em Marketing Digital e Transformações Empresariais na Universidade Cruzeiro do Sul. Acredita que a escrita tem o propósito de estimular a geração de insights valiosos e contribuir para a sociedade. Além disso, é a mente por trás do blog Dig. Insights Hub, em que atua como criadora e escritora.