A trilha ESG está inegavelmente na mira das empresas. São inúmeros os estudos que refletem essa agenda, na medida em que iniciativas em sustentabilidade tornam-se, mais que necessárias e estratégicas, uma licença social à operação de negócios conscientes, em todos os setores. Apenas para citar algumas pesquisas, no âmbito nacional, o levantamento Panorama ESG Brasil 2023, da Amcham, feito com mais de 570 empresas, mostra que mais da metade delas, 57%, buscam hoje aderir à agenda ESG com o propósito de construir projetos de impacto socioambiental positivos, reais, mensuráveis e rentáveis.
–
Este artigo integra conteúdo do e-book exclusivo “Review – Jornada de Aprendizagem Stakeholders e ESG” da Fundação Instituto de Administração (FIA Business School), no curso Stakeholders e ESG coordenado pelo Prof. João Mauricio Gama Boaventura. Para receber o e-book na íntegra, gratuitamente, favor enviar mensagem para: lilianm@fia.com.br.
–
Vanessa Costa é jornalista, escritora, fundadora da consultoria Registro e Memória – Comunicação e Gestão da Informação (www.registroememoria.com.br), que realiza projetos de conteúdo em ESG. É membra da comunidade de Aprendizagem FIA Business School, e também cofundadora da agência Elabore Estratégia.