Em um mundo tão regido por processos tecnológicos, muitas vezes os investimentos estão direcionados totalmente para a inovação digital e suas inúmeras e sedutoras soluções.
Porém, é perceptível que, sem um maciço investimento em realmente quem faz as demandas se concretizarem, os resultados não serão tão impactantes.
E o melhor investimento que qualquer negócio pode realizar é justamente em seu corpo laboral, seus funcionários.
De nada adiantará todo o acesso a Inteligência Artificial, imersão no Metaverso, oferta de chatbots, se quem está no comando não tem expertise e muito menos sagacidade profissional.
Por isso, na atualidade, estamos acompanhando o crescimento elevado da educação continuada e agora, com mais ênfase, na emissão de certificações.
As certificações profissionais são legítimas credenciais emitidas por organizações de renome em uma determinada área de atuação, as quais atestam que uma pessoa possui um nível de conhecimento e habilidades específicas em relação a uma determinada profissão ou setor.
Tais certificações são um indicador importante de competência e excelência, uma vez que ratificam que o titular da certificação passou por um processo minucioso de avaliação e possui habilidades e conhecimentos comprovados.
E agora, no Brasil, em uma iniciativa pioneira, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo, desenvolveu o Programa de Certificação Profissional que busca aumentar o conhecimento e desempenho dos gestores de eventos e promover seu status e credibilidade nacional e internacional, em vista da necessidade de profissionais de excelência neste mercado em plena expansão.
As inscrições já estão abertas para análise documental da primeira fase – a primeira turma terá as aulas da fase 2 com início em 19 de julho e término em dezembro de 2024 no WTC (World Trade Center) de São Paulo.
O Programa de Certificação de Gestores de Eventos é de extrema importância para que os profissionais sejam atestados, não só com o conhecimento dos assuntos e procedimentos, mas conferindo a prova de capacidade para a execução da sua atividade com excelência, demonstrando o compromisso profissional com as melhores e modernas práticas, ampliando não só a credibilidade profissional, mas também o prestígio dentro da própria rede de contatos, reconhecendo a capacidade tanto por empresas nacionais, internacionais, quanto por multinacionais, tornando o profissional apto para trabalhar em qualquer país.
Esta certificação tem validade de 3 anos a partir de sua emissão, devendo ser recertificada após este período, pois as atividades ligadas diretamente à prestação de serviço ao público vivem em constante desenvolvimento, sendo necessária a atualização das novidades do setor.
A Academia Brasileira de Eventos e Turismo é formada hoje por 39 acadêmicos nacionais e 15 internacionais, sendo uma referência no segmento de Eventos e de Turismo há 18 anos, por meio de diversas atividades, tais como a outorga de medalha de mérito acadêmico, seminários, fóruns, palestras, edição de livros, debates e eventos, proporcionando maior conhecimento, empregabilidade e melhores resultados para o mercado de trabalho em franca expansão.
Para participar é necessário realizar um processo de seleção dividido em duas fases e, nesta primeira edição, contará com 40 vagas. Somente os 40 primeiros selecionados estarão aptos a receber a certificação ao final do programa.
O corpo docente é composto por membros da entidade como Antonia Marisa Canton, Caio Luiz de Carvalho, Elza Tsumori, Juan Pablo de Vera, Márcio Favilla e Romano Pansera. E contará com profissionais convidados como Alessandro Ragazzi, André Codespoti, Andrea Nakane, Barbara Duran, Camila Franco, Cássio Garkalns, Elisa Prado, Juliana Santos, Marco Aurelio Lima, Orlando Cattini, Patty Segatto, Paulo Octavio de Almeida, Paulo Nélson Araújo, Paulo Passos, Roberta Nonis, Tatiane Figueiredo, Vanessa Martin e Zolla Patricia Bendit entre outros.
O Programa de Certificação conta com 108 horas-aula no total e as inscrições podem ser feitas pelo site https://certificacao-academia.org.br
Oportunidades assim não podem ser deixadas de lado, sobretudo para quem tem visão e realmente quer ter sua imagem e reputação profissionais reconhecidas como de excelência e de alta credibilidade.
–
Andrea Nakane é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas. Possui especialização em Marketing (ESPM-Rio), em Educação do Ensino Superior (Universidade Anhembi-Morumbi), em Administração e Organização de Eventos (Senac-SP), e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). É mestre Hospitalidade pela Universidade Anhembi-Morumbi e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com tese focada no ambiente dos eventos de entretenimento ao vivo, construção e gestão de marcas. Registro profissional 3260 / Conrerp2 – São Paulo e Paraná.