Manoel Marcondes Machado Neto, diretor-presidente do O.C.I., lançou em 30/04, com palestra na Livraria Insight, seu 14o. livro, “8 Rs da Comunicação Funcional – 720 graus: instrumental para uma governança transparente”, editado pela Ciência Moderna (www.lcm.com.br).
A obra é culminância de um processo acadêmico-científico que o autor denominou “Trajeto 4-5-8”, iniciado com os 4 Rs das RP Plenas em 2012 (www.RRPP.com.br), passando pelo Sistema 5R-INDEX (www.5R-INDEX.com.br), em 2017, e concluindo com este composto de 8 Rs (2020). Em 11/04 já fora lançado, na sede do Conrerp4, pela Editora Poisson, e-book gratuito que inclui capítulo sobre o “Trajeto 4-5-8”.
O percurso levado a efeito pelo autor – coordenando um Grupo de Pesquisa transdisciplinar de mais de 20 colaboradores junto ao CNPq -, propõe um sucedâneo à visão da Comunicação Integrada de Margarida Kunsch (2003), um novo composto que, diferente das tarefas que um/uma relações-públicas pode desempenhar, parte das demandas reais que toda e qualquer organização tem.
4 Rs – proposta de quatro eixos fundamentais para a formação de novos relações-públicas
Atendendo a uma chamada pública do MEC, o Conrerp1 foi a única entidade de classe que encaminhou – em 2010 – um documento voltado à elaboração das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação em Relações Públicas. Elaborada por conselheiros que também exerciam a docência, a proposta inovou na abordagem e no método de ensino, denominando-o Relações Públicas Plenas (RRPP.com.br / FullPR.net). Livro do mesmo autor, publicado em 2012 (4 Rs das Relações Públicas Plenas), sacramentou a inovação e o composto Reconhecimento – Relacionamento – Relevância – Reputação.
O MEC lançou as novas DCNs em setembro de 2013 e concedeu prazo de 2 anos para a implementação do novo currículo em todo o país, o que se iniciou efetivamente no ano de 2016.
5 Rs – soma-se mais um eixo – Resiliência – que abarca aspectos de Administração
A continuidade dos estudos de do autor em torno da Transparência Ativa (conceito que retira do solicitante a obrigação de encontrar a informação necessária), levaram à realização de três pesquisas – duas quantitativas e uma qualitativa -, cujos resultados corroboram a nova forma de abordar (dita “funcional”) a presença da comunicação nos processos decisórios da gestão. E, em 2017, surgia o Índice de Transparência Ativa “5R-INDEX” agregado à Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO).
8 Rs – conhecendo todas as demandas gerenciais do cliente ao invés da oferta de habilidades (acesse diagrama)
Fruto de sua última década de trabalho na Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, o autor complementa o seu composto da “Comunicação Funcional” acrescentando mais 3 demandas administrativas de toda e qualquer organização, profissional liberal ou personalidade pública: Responsabilidade, Retribuição e Reinvenção – cada uma delas também com duas estratégias e quatro táticas para implementação ou exame, dado que seus aspectos foram incorporados pela Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO):
– Reconhecimento em seu meio social
– Relacionamento com seus públicos-chave
– Relevância em seu segmento de mercado/nicho de atuação
– Reputação administrada
– Resiliência institucional
– Responsabilidade – em suas várias vertentes
– Retribuição comunitária (legado)
– Reinvenção – reengenharia / perenização
Conclusão
O composto de 8 Rs de uma comunicação funcional coloca definitivamente a comunicação em seu devido lugar: o board decisório, modificando o mindset de RP desde a formação universitária até o modo de atuação profissional, atendendo as organizações nas oito instâncias em que crises de imagem pública podem se dar e prejudicar a reputação, trazendo perdas vultosas de valor tangível (comercial, financeiro, patrimonial) e intangível (goodwill, confiança, fé pública).
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(*) Grupo de Pesquisa CNPq – “Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança” (a partir de 29/09/2022 liderado pela parceira Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional, incubadora do projeto).