Relações Públicas: diálogo sobre o campo e a carreira. Com Manoel Marcondes Neto e Danielle Chaia.

Danielle Chaia, consultora em Comunicação de Crise, concedeu entrevista a Manoel Marcondes Neto, diretor-presidente do O.C.I.

Ambos relações-públicas, ela – RP pela Facha -, ele – RP pela Uerj -, conversaram sobre o campo.

Dani Chaia enfatizou o aspecto essencial da profissão: relacionamento. E mais: evocou RP como mentalidade.

Inspirado no movimento “Todo Mundo Precisa De Um RP”, Marcondes evoluiu o mote. Mencionando principalmente os pequenos negócios – sem capacidade para contratar um RP -, Marcondes cravou “Todo Mundo Precisa de RP”, abrindo o campo para a prestação de serviços autônomos e pontuais.

Dani Chaia, por sua vez, foi além, e lembrando outros aspectos, tais como atendimento e gestão de imagem, por exemplo, sobretudo no caso de profissionais liberais, pessoas físicas, defendeu que cada um apreenda conhecimentos sobre técnicas de RP, incorporando-as ao seu trabalho.

Marcondes relembrou uma provocação de Carolina Terra, colega relações-públicas, “Defina RP em uma palavra” – que circulou nas redes sociais – quando respondeu “alteridade“, ressaltando que, sempre, o posicionamento do/da relações-públicas deve ser colocar-se no lugar do cliente.

Dani Chaia finalizou trazendo a questão da gestão de reputação – algo também próprio da área de RP – lembrando que, no caso de crises, uma organização “saca” credibilidade do crédito construído ao longo de anos.

Ambos consultores, Dani e Marcondes também conversaram sobre vários aspectos do atendimento a clientes, o valor do feedback que os clientes trazem e o processo de melhoria contínua dos serviços.

Confira!