DNA DE MARCA - Marcas estão de olho no comportamento do consumidor.

Devido à pandemia, a importância do digital na vida das pessoas aumentou drasticamente. Segundo dados divulgados pelo Google, por exemplo, 27% dos brasileiros em 2020 buscavam um novo modelo de aparelho porque faziam mais coisas no celular por conta do isolamento social. Já o uso das redes sociais cresceu ainda mais, segundo dados do App Annie Intelligence 2021, no Brasil, em média são gastos 3h45min por dia nas plataformas de mídias sociais, e a média global é de 2h25min.

As marcas, de olho no novo comportamento do consumidor, estão ligadas nesse mercado digital e a griffe de luxo Gucci foi a primeira a investir em produtos exclusivos para as mídias sociais. A marca lançou um inusitado modelo de tênis totalmente digital, o Virtual 25. O item está sendo vendido pelo valor de R$65 e é resultado de uma parceria da marca com a Wanna, empresa de moda especializada no marketing em realidade aumentada. Após o cliente adquirir o tênis virtual é possível visualizar o produto nos pés por meio do aplicativo da Wanna, além de também poder utilizá-los em outros ambientes virtuais parceiros.

Já a marca de jóias Tiffany & Co. divulgou recentemente o lançamento de seu primeiro anel de noivado masculino, chamado de “The Charles Tiffany Stting”, o anel leva o nome do fundador da marca. Segundo dados da Associação Internacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (Ilga) o número de países que permitem a união homoafetiva triplicaram em apenas 10 anos, de 2009 até 2019, e o número não para de aumentar. Atualmente, 54 países permitem a união entre pessoas do mesmo sexo. A Tiffany com certeza está acompanhando essa mudança rápida e resolveu incluir o novo produto no catálogo.

Marcas que estão sempre um passo à frente dos consumidores tendem a ganhar o mercado rapidamente, apesar de parecer arriscado investir em um público ou em algo que não está totalmente confirmado. Testar e analisar a resposta das pessoas logo de início é uma ótima estratégia. Nossas ações estão totalmente ligadas à economia, então nada mais justo que mapear o que os consumidores andam fazendo.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com, atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais e no momento atua em agências de publicidade e é colaboradora em diversos blogs.