NOVA COLUNISTA: Camila Aguiar - RP Digital, a transformação deste profissional.

A grande revolução digital pelo qual passamos (e estamos passando), vem conferindo novos moldes de trabalho para profissões que já existiam e que foram totalmente transformadas após essa enxurrada tecnológica invadir nossa vida.

Você se imagina sem celular? Este pequeno aparelho é responsável por realizar muitas funções que são possíveis pela mudança de comportamento das empresas – que se adaptam criando e desenvolvendo estruturas para que tudo ocorra.

Há alguns anos, estes aparelhos não tinham metade das funções que têm hoje. Isso é a revolução digital. Tudo mudou e está mudando. O meio, as pessoas, as empresas e, claro, as profissões também.

As crianças de hoje exercerão profissões, no futuro, que ainda não existem. Já pensou nisso? Vamos falar dessa sobrevivência?

Já passamos da fase em que uma página nas redes sociais resolvia o problema. As empresas que não se mexerem e forem transformando processos em automação ficarão para trás em um mundo não tão distante – mas obsoleto. Isto porque essa mesma revolução tecnológica que já vem sendo anunciada há tempos coloca a obrigatoriedade em se transformar e desenvolver soluções que permeiam o mundo digital.

Vamos pensar um pouco no modelo bancário. Os gigantes financeiros tiveram e estão tendo que se reinventar desenvolvendo um novo modelo de negócio totalmente digital com serviços de abertura de conta, contratação de crédito, e todos os outros serviços que antes tínhamos que pegar senha e esperar a hora de sentar frente a frente com quem dominava a informação.

E aquele banco que não está neste novo modelo, está quase ou fora da lista de bancos com que pensamos trabalhar.

E o gerente das empresas? Bom, não é uma profissão que irá se perpetuar por muito tempo, visto que a informação agora está bem mais ao alcance do que era antes.

Ao mesmo tempo que algumas profissões se encontram em extinção, temos outras que passaram por uma total repaginação e hoje são indispensáveis no mercado. Cito o famoso RP: relações-públicas.

Hoje, a tradicionalidade deixou de ser a marca deste profissional. O mundo digital e a necessidade de se construir uma marca firme e gerar o efeito positivo nos públicos-alvo não são movimentos somente de quem pode. Agora é básico.

E o básico se tornou uma oportunidade. Toda essa mudança que temos vivido gera um movimento de atualização e desenvolvimento na qual só vai morrer quem não nadar. E o bom andamento lucrativo e competitivo só é garantido através da adaptação de profissionais e empresas.

As transformações das relações públicas tradicionais no mundo digitalizado

A revolução digital trouxe consigo uma necessidade de desenvolvimento de presença on-line e afirmação da marca diante do público por meio de conteúdo desenvolvido especificamente com propósito e objetivo.

Tradicionalmente, a comunicação do RP era unilateral, o que mudou após a onda tecnológica. Hoje a comunicação é lançada para ser manipulada e até cocriada com consumidores, com custos menores e canais diversificados.

Vantagens do novo RP para as marcas

– Aumento da presença on-line gerando reputação positiva sem grandes investimentos.

Com diferentes ações do RPD – relações-públicas digital -, como o marketing de influência, guest posting, marketing de conteúdo, as marcas conseguem estabelecer maior visibilidade com grande variedade de meios. E quando uso um meio diferente, consigo atingir públicos diferentes, ampliando a percepção e menção da marca. Na verdade, o objetivo é sempre tornar clientes não somente em compradores, mas embaixadores da marca.

– Fortalecimento da identidade no mercado inserido.

Com a busca de influenciar a opinião do seu público-alvo, o RPD deve desenvolver conteúdo de qualidade gerando autoridade no mercado em que atua.

Isso é reconhecimento da identidade da marca.

– Aumento de tráfego do site.

Toda a estratégia de gerar autoridade é aliada a ações que buscam levar tráfego de qualidade para o site da marca. Por exemplo: na criação de um guest post, ao colocar links que direcionam para o site, você terá um tráfego de alta qualidade, possibilitando um melhor ranqueamento em sites de busca como o Google.

Percebe como tudo está ligado a estratégia de autoridade de marca?

– Transmissão de mensagem que favoreça a percepção da marca.

Um dos objetivos do RP é influenciar a opinião do público e, com o novo perfil do RPD, isso se tornou mais fácil uma vez que os formatos digitais possibilitam uma boa história com mensagens poderosas. E essas mensagens conectam a marca com valores que conhecemos como branding, mas também motivam as pessoas a compartilhar esse conteúdo inspirador gerando um círculo maior de visibilidade.

Portanto, se você está pensando em aproveitar esse momento e se especializar, essa é a hora. E no próximo texto, iremos tratar de algumas ferramentas que o RPD pode e deve usar para atribuir maior valor de marca.

Até lá!

Camila Aguiar é responsável pela Comunicação e Marketing de um grupo econômico voltado para combustíveis e alimentação. Graduada em Relações Públicas pela Newton Paiva. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Formação complementar em Marketing de Conteúdo, Gestão de Mídias Sociais e Inbound Marketing pela Universidade Rock Content, e Analytics pela Universidade Google.