LITERATURA E SUSTENTABILIDADE - Fluido. Por Joema Carvalho.

Seguia pelas ruas. Brisa fria compunha a paisagem geada no meio da copa das araucárias.  Um vulto minúsculo visto de baixo saltava no meio das acículas, grimpeirinho.

Lembrei quando pequena – a noite das perobas “dizia Londrina”. O tão perto em outra paisagem até o Iguaçu, araçari. Do seu Alto a seu Baixo, da nascente a foz, meu compasso perde-se em curvas loucas e busca a diversidade das dróseras no seu Médio devoniano, a quem devemos os 70% de nossa constituição, Tibagi.

Segue o Rio Bravo na estrada em paralelo ao meu caminho de hoje. Mesma função, dívida e vergonha. O esquartejado central. Outro momento. Apenas um rio. Contornando os corpos da terra, conectando o que está no caminho, provedor. Os meandros fartos, mina diversidade em semiárido cerrado. Barbatimão casca grossa em meu cerne bruto preenche-me de incertezas e do diferente onde encontro a sincronicidade.

O Rio Mar expande-se em planícies Iguapes, igarapés. Lembranças fluidas de memórias que se fixam nas células no encontro das águas, rio Negro Solimões. Desmancham-se em platôs baixos e chovem para cima e para baixo, rios voadores.

Configuração continental, espinha dorsal fluida arrepia-se com os alimentos de seus extremos: Atlântico e Pacífico. Paisagens que se mesclam em etnias. Histórias que se confundem em vento de uma força que não se perde. A carência de nação míngua gotas de dias de amanhã que não deixam de existir.

Solstícios que transitam em origem e rebrotam. Em retórica simplória de cognitivos limitados, divide-se em crime capital. Nos sete pecados, a falta de lógica das corrupções estruturais, banha-se tranquila.

Harpias sendo extintas no dourado da mancha da melânica. Cadeia de energia que se finda em manicômio. Limite delineado pela ignorância de quem cava a própria cova espiritual diária, tratando de Tordesilhas e Capitanias Hereditárias no cofre Central.

Joema Carvalho é a autora do livro ‘Luas & Hormônios’ – em versão impressa, selecionada e editada pela Secretaria do Estado da Cultura (2010) e, em versão digital, editada pelo selo Marianas Edições, disponível na Amazon (2020). É colunista do Portal FACETUBES e do Observatório da Comunicação Institucional – O.C.I. Organizadora do e-Book ‘Tuíra’ editado pela Amazon (2020). Tem participação em coletâneas nacionais e internacionais | https://joemacarvalholiteratura.blogspot.com/ e https://web.facebook.com/luasehormonios