EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Máxima eficácia no marketing de conteúdo. Por Alessandra Assumpção.

Você busca eficiência na sua estratégia de marketing de conteúdo? Hoje, quero falar com você sobre o planejamento de pautas para você produzir textos relacionados com o seu mercado, com o que o seu público quer ler e ouvir e, ainda, que vão ao encontro do propósito da sua marca.

Quando você produz um conteúdo por si só e de forma aleatória, você está dando um tiro sem alvo e isso pode prejudicar a autoridade da sua marca.

Planejamento de pautas

Para começar essa conversa, entenda que você precisa compreender qual assunto irá abordar nos seus canais de comunicação e divulgação da sua marca com seu público.

1 – Pense em ideias

As ideias podem acontecer intuitivamente, por isso crie um espaço no seu celular, no seu e-mail ou em um caderno, para que você anote as ideias que vão surgindo ao longo do mês para o mês seguinte.

2 – Periodicidade

Se você já planejou sua periodicidade, busque não ser repetitiva e escreva direcionando para o seu nicho, encontrando o que o seu público gostaria de saber.

3 – Faça com antecedência

Faça o planejamento com antecedência, sempre com base nos problemas da sua persona e nos estágios de compra, que cada uma delas segue ao entrar em contato com o seu negócio. Organize o tema, mantenha o foco editorial e diversifique sua comunicação.

4 – Faça pesquisas

Use o Google e grupos dos quais faz parte para pesquisar assuntos e temas relevantes. Priorize aqueles que seu público gostaria de ver – se não souber com clareza o gosto da persona, faça pesquisas com seus clientes, OK?

5 – Pense nas palavras-chave

Defina suas palavras-chave para que você consiga colocar algumas dentro de cada pauta que irá produzir para o seu negócio. Seja uma dica, seja o seu branding, seja uma notícia do mercado… a lista dessas palavras te ajuda a otimizar suas pautas.

Para ser prática, use as ferramentas a seu favor. O Instagram, por exemplo, é um ótimo canal para você pesquisar pautas, para falar com seus seguidores, para interagir e saber as suas necessidades.

Quer ajuda para definir suas pautas e seu plano de comunicação? Entre em contato para que eu possa te ajudar no pensamento estratégico do seu negócio.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt