A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Clipping

Ricardo Vélez Rodriguez: ‘Temos de resgatar as universidades da esquerda’.

18.12.2022
Marcondes Neto
Deu hoje na Gazeta do Povo, na matéria de Cristyan Costa: Ex-ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro, o filósofo Ricardo Vélez Rodriguez defendeu mais pluralidade no ensino. LINK – https://revistaoeste.com/politica/temos-de-resgatar-as-universidades-da-esquerda/. COMENTÁRIO Este portal – como explícito em sua Declaração de Propósito – é apartidário e não tem ou exerce viés político-ideológico. Isto posto, não […]
mais
Coluna

EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Concorrentes: veja como analisar cada um deles. Por Alessandra Assumpção.

14.12.2022
OCI
Se você gosta de analisar, de ter estratégias e criar conteúdos cada vez mais efetivos e autênticos com o seu negócio, você pode analisar seus concorrentes utilizando alguns sites para entender o que estão fazendo e ainda ter insights para se destacar. Leia a íntegra. – Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de […]
mais
Coluna

A ERA DA COMUNICAÇÃO IMEDIÁTICA - Vamos falar sobre microagressões nas empresas? Por Juliana Müller.

13.12.2022
OCI
Ora, Juliana, branca, heterossexual, descendência alemã…. Não faz sentido algum… Talvez não, mas este espaço é uma reflexão daquilo que tenho observado dentro das empresas. Ouvi uma palestra (“casualmente” no mês do orgulho LGBTQIA+) sobre um assunto não tão abordado que são as microagressões. E aquilo me despertou um gatilho interno de tantos erros que […]
mais
Clipping

O bobo da corte e o medo. Por Paula Schmitt.

29.11.2022
OCI
Deu ontem no Poder 360, o artigo de Paula Schmitt: Uma teoria sobre como a posse de informações comprometedoras pode reorganizar a política – mesmo sem ameaça explícita. Hackeamento de conversas privadas pode produzir medo e subserviência mesmo que não indiquem uma ilicitude, segundo a articulista. LINK – https://www.poder360.com.br/opiniao/o-bobo-da-corte-e-o-medo/?fbclid=IwAR16srzQeX8UFl4eI-rbwvAnSAVqMaKqkU06bO-Z8H9se99tn5cwduWYyUE
mais
Coluna

EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - 12 estágios da narrativa na jornada do herói. Por Alessandra Assumpção.

28.11.2022
OCI
A jornada do herói é composta por fases que fazem o leitor se identificar com aquele momento, a partir da persuasão e criatividade. Isso é semelhante aos conceitos que contemplam o marketing. Para conferir a jornada do herói e aprender como ela funciona nos conteúdos, clique aqui. Leia a íntegra. – Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, […]
mais
Coluna

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E GOVERNO DIGITAL - Narrativa de comunicação pública em serviços digitais: o cidadão no foco da história. Por Renata Ribas.

23.11.2022
OCI
A transformação digital coloca o cidadão como centro de toda a política pública, desde o desenho do serviço digital que precisa considerar todas as necessidades dos usuários – passando pelo cuidado e atenção na experiência de uso da plataforma ou aplicativo -, até o recebimento da avaliação de satisfação das pessoas quanto à execução do […]
mais
Coluna

ANÁLISE CRÍTICA - O 'novo' Congresso e os desafios para o avanço dos direitos civis. Por Silmara Helena Pereira de Paula.

19.11.2022
OCI
O conservadorismo de parte da sociedade brasileira impactou diretamente no resultado das eleições para o Congresso Nacional. Análise do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) aponta para um aumento no número de representantes mais alinhados à direita nas duas Casas Legislativas. Na Câmara de Deputados eram 210 deputados desse espectro ideológico na última legislatura – […]
mais
Clipping

1984, de George Orwell, aqui, agora.

06.11.2022
OCI
Deu anteontem na Gazeta do Povo, na matéria de Edilson Salgueiro: Folha muda título de reportagem e apaga “orçamento secreto”. Jornal substituiu o termo por “emenda de relator”. LINK – https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/folha-muda-titulo-de-reportagem-e-apaga-orcamento-secreto/?utm_source=sendinblue&utm_campaign=eleicoes2022-05-11-22&utm_medium=email COMENTÁRIO Na terrível ficção, que na mídia do Brasil vem se concretizando como história real, a labuta diária do personagem Winston Smith consistia em […]
mais
Coluna

NOVA COLUNISTA: Luciana Riccó. 'Cookies', privacidade e o marketing e a comunicação orientados a dados.

03.11.2022
OCI
A adequação necessária das companhias à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) fez os avisos de privacidade e de cookies em diversos sites brasileiros se multiplicarem. Os cookies, muito utilizados nas estratégias de comunicação e marketing das empresas por rastrearem comportamentos e ajudarem a personalizar a experiência online dos internautas e de stakeholders, viabilizam […]
mais
Clipping

Brasil através do espelho: Humpty Dumpty decide o que se pode pensar e dizer e o que significa cada coisa dita ou escrita. Por Leonardo Coutinho.

26.10.2022
OCI
Deu anteontem na Gazeta do Povo – em artigo de Leonardo Coutinho: “Quando eu uso uma palavra”, disse Humpty Dumpty num tom bastante desdenhoso, “ela significa exatamente o que quero que signifique: nem mais nem menos”. “A questão é”, disse Alice, “se pode fazer as palavras significarem tantas coisas diferentes”. “A questão”, disse Humpty Dumpty, […]
mais
Coluna

ANÁLISE CRÍTICA - O declínio da 'cultura da presença' no trabalho. Por Silmara Helena Pereira de Paula.

22.10.2022
OCI
O avanço da tecnologia vem impondo, ao longo das últimas décadas, transformações irreversíveis ao mercado de trabalho, deixando obsoletos equipamentos e funções. Quem, com idade acima de 40 anos, não presenciou a aposentadoria (precoce) de atividades laborais antes consideradas essenciais para determinado segmento econômico. Nas redações, por exemplo, foram desaparecendo os revisores; nas escolas, os […]
mais
Coluna

Visibilidade, engajamento e influência nas redes sociais: o ‘fake’ como estratégia. Por Ana Paula Dias.

19.09.2022
OCI
“Os homens interpretam os fatos como bem entendem, sem dar créditos aos fins dos próprios fatos”. (Júlio César (1599-1600) Ato I – Cena III: Cícero). O trecho, retirado da peça de Shakespeare, me faz refletir sobre o perigoso fenômeno da Era Digital: o fake como estratégia comunicacional para alcançar maior visibilidade e influência nas plataformas […]
mais
Nota

Tem novidade chegando... parceria O.C.I. com a Legalidade & Transparência da 'compliance officer' Elaine Sampaio.

18.09.2022
OCI
Quando duas forças convergem, encontram-se, seus vetores se somam e apontam uma terceira direção com mais potência ainda. É sinergia de propósitos e objetivos comuns. A parceria entre o Observatório da Comunicação Institucional e a empresa Legalidade & Transparência Compliance e Investigação – já testada no mercado – significa trazer mais pessoas e organizações a […]
mais
Nota

Conteúdos em áudio de curta duração também têm a marca do O.C.I. São 60 'podcasts' inéditos no portal. Ouça-os!

17.09.2022
OCI
Cortes de podcasts mais longos e microprogramas estão em alta. Conteúdos em áudio de curta duração também têm a marca do O.C.I., especificamente no projeto OCETG – Observatório de Condutas Éticas, Transparência e Governança. São 32 curtos podcasts dos programas ‘Gestão.com’ e 28 dos programas ‘Transparência & Cidadania’ – ambos produzidos no Centro de Tecnologia […]
mais