Repetindo para aprender. Por Neusa Medeiros.

Tudo são experiências e aprendizados, mesmo quando não temos clareza disto. Às vezes, somos reprovados nos testes que a vida nos apresenta, e lá vamos nós repetir tudo de novo.

Nem sempre será fácil. A vida exige adaptação e resiliência, mas nada de acomodação. Jogar a toalha e abandonar o jogo antes que ele termine, nem pensar. Como diz o escritor Davi Niven, muitas vezes teremos que juntar os cacos que a gente mesmo espalhou, mas isso também faz parte do processo de cura.

Tenha experiências para levar na bagagem. Essa vida vai passar, é fato, por isso trate de ter histórias para lembrar e acarinhar a sua memória. É hora de extrair o melhor das derrotas, pois nem sempre seremos prioridade. Essa lição, que talvez ainda não tenha sido aprendida, precisa ser revista e repetida, para que o não tenha menos força e o sim seja vitorioso.

Quando aprendemos a contornar os espinhos podemos tocar na flor. O importante é seguir florindo. Por isso, é tão valioso aprender a saborear as miudezas, que às vezes nem percebemos por estar focados em grandes vitórias e conquistas. Como viver com satisfação é desafiador!

Acredite na sua força! Não se maltrate e nem se julgue! Respeite alguns limites necessários e extrapole os sonhos que são válidos. E coloque um prazo curto para viver o sofrimento para que ele não se sinta à vontade e queira fazer morada. Quem nunca sentiu pena de si mesmo ou sofreu à toa, desperdiçando energia?

Como não existe receita pronta para viver em plenitude, cabe a máxima de se conhecer muito bem a ponto de definir quais estratégias adotar. Aprenda a se escutar e fique atento à intuição. Ela dá sinais e pode acelerar as respostas. Se priorize. Tenha fé, pois ela irá fortalecer os dias e auxiliar nas soluções, colocando luz nos fatos mesmo quando tudo estiver escuro.

O aprendizado é longo, mas não será em vão. Como diz o cantor e compositor Geraldo Vandré, “vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.