Fazendo as pazes comigo. Por Neusa Medeiros.

As minhas antigas versões me trouxeram até aqui. A gente está sempre em transformação. Ainda bem! Somos muitas vidas em uma só.

Alguns recortes da nossa trajetória podem reaparecer, para nos testar ou apenas lembrar que já estamos na estrada há algum tempo. Temos muitas escolhas durante a vida, em diferentes frentes, em incontáveis momentos. Mal vencemos um desafio e vem a vida e nos apresenta outro, mais complexo, menos lógico, mais desafiador, deveras intrigante. Tem vezes que a gente nada no raso e mesmo assim se afoga.

Ficamos tentando decifrar os enigmas, entender as surpresas, não se escandalizar com os imprevistos, mas a vida não é lógica. Ela é do jeito que tem que ser porque não determinamos o destino. Nem o acaso. Na realidade, não escrevemos a nossa história sozinhos. Há muitos atores neste enredo. Durante a viagem também iremos cruzar com possibilidades nem sonhadas.

Encontrar significado nas surpresas da vida é colorir os dias de chuva, na esperança de ver o arco íris em sua plenitude. Um dia de cada vez, com as suas alegrias e mazelas, porque elas também estarão lá, gostando ou não. E como conhecemos bem as dores que carregamos, sejamos solidários conosco. Como? Fazendo as pazes com as diferentes versões já vividas. Aceitando que algumas escolhas podem ter sido equivocadas. Mas, sem saber o final, quem poderia acertar 100%? Então, que tal se perdoar? Aceitar? Desculpar a possível imprudência?

Como diz o poeta Allan Castro, “a vida não dura para sempre, é durante… quem vive à espera de um final feliz adia a felicidade que sempre quis”. Pois que sejamos surpreendidos pelos bons momentos. Que tenhamos sabedoria para aceitar o que irá ficar e tudo que deve passar. Que saibamos apreciar a paisagem durante o caminho, sem tanta pressa de chegar ao destino. E se der vontade de parar para um respiro, que seja sem culpa ou desculpas, pois até quando interrompemos um percurso, estamos em movimento.

É chegada a hora da verdade, de olhar para dentro de nós com mais compaixão e depositar fé no processo. Acredite! Vai ficar tudo bem!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.