Conectados pela alma. Por Neusa Medeiros.

Amigo de verdade transforma a vida e toca a alma. Os conselhos e até o silêncio, além dos abraços, garantem uma cumplicidade sem igual. É uma avalanche de sentimentos e de afetos que transbordam mesmo quando existe a ausência física.

Um amigo nem sempre a gente escolhe, por isso o poeta Vinícius de Moraes foi tão assertivo ao afirmar, que “a gente não faz amigos, reconhece-os”. Muitas vezes eles se apresentam através de atitudes e nos encantam. E este laço, que mistura o meu com o teu, é que dá o nó perfeito, a soma que permite criar algo novo, que nos envolve e nos torna únicos, porém literalmente comprometidos, um com o outro.

A escritora Clarice Lispector traduziu bem essa relação: “amigo é aquele com o qual se pode compartilhar o silêncio… como se partilha a palavra”. A alma abre um espaço e permite extravasar as nossas verdades, afinal o que existe de mais forte entre os amigos é o amor que transcende a cumplicidade, o respeito e a admiração. Estes seres de luz transformam a nossa caminhada, pela companhia, pelo apoio, pelo carinho e pelo fato de nos tornarem melhores.

Quando estamos amassados por dentro, o amor de um amigo tem este dom de desamassar. Não é nenhum super-herói, mas nos salva e nos protege, com um abraço apertado, com palavras certeiras, mesmo que nem sempre doces. O fato é que há anjos que caminham entre nós disfarçados de amigos.

Quem não construiu laços de amizade nesta vida não viveu intensamente. Falta aquela ponta firme, a lealdade que não tem preço. Não é por acaso que amizade rima com felicidade! Pode acreditar, afirmou o psicólogo Erick Tozzo.

Não sei onde estaria sem os meus amigos, que têm acesso ao meu Raio-X emocional e sabem traduzir o que trago por dentro. Mais que nos amarmos, sabemos um do outro e isso é tudo e mais além! É. Ninguém fica imune ao toque de um amigo.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.