ESG PARA TODOS - Economia circular para vestir. Por Livia Spiniella.

Para muita gente que ainda tem dificuldade (ou acha que tem) de entender termos como Economia Circular, Up, aí vai uma dica para a pessoa viver essa realidade: compra-venda de roupas segunda-mão!

Já faz tempo que brechós existem, inclusive de 2020 para 2021, foram criadas cerca de 2 mil empresas nesse segmento, o que representa em média um aumento de 48,5% no comércio do setor, segundo pesquisa do SEBRAE.

Só que agora o segmento está cada vez mais diferenciado. São realidade os chamados Second Hands, com marcas de luxo, e de dia a dia, com produtos de alta qualidade, com uma curadoria impecável, e equipe de atendimento ágil que te ajuda em todo o processo tanto se você for vender ou comprar a roupa.

A partir da dica da minha amiga, consultora de moda, imagens e cores @paulapenna fui conhecer a @troc, parte do grupo @arezzo.

Com facilidade você entra em contato por WhastApp e se identifica como, naquele momento, “pessoa vendedora de roupas”, eles te orientam por um documento quais as marcas (e, acredite, são muitas!) são aceitas, e a questão das condições das peças.

Podem ou não ser pedidas fotos (no meu caso eu mandei pois já tinha), e foi combinado que a retirada das peças (em caixas lacradas e com nome) em casa… mas também dá para você mandar aos locais de recolhimento.

Depois, é dado um retorno com as peças aceitas e um preço de venda como sugestão, sendo possível mudá-lo em até 20%, e as que não forem aceitas, é possível pedir de volta (sendo seu o pagamento desse frete), ou a Troc se encarrega de doá-las. Nesse momento, é criado uma lojinha com seu nome, que pode ser customizada com foto, e divulgada – um bom momento para envolver as pessoas amigas no tema. Conforme as peças forem sendo vendidas, tudo é avisado.

E aí é só esperar o tempo para retirar seu percentual, ou também fazer novas compras por lá mesmo.

Vivenciar o processo de separar a roupa (o desapego), entender que alguém irá comprá-la (ou – só em última instância – serão doadas), receber por isso, e poder comprar novamente, é todo o movimento da Economia Circular. Coloque quem você acha que ainda tem essa dificuldade em entender para fazer o processo, pois, sem dúvida, praticar é o melhor aprendizado!

Livia Spiniella, relações-públicas, especialista em sustentabilidade, trabalhou 15 anos em empresas B2B nos setores industrial, civil e de saúde. Em 2019 montou a Mundo Social, consultoria de Comunicação e Sustentabilidade que ajuda a implantar a nova realidade ESG e a divulgá-la para seus públicos.