COMUNICANDO O QUE IMPORTA - Comunicação na prática. Por Mariah Guedes.

Após três colunas seguidas abordando a importância da comunicação enquanto habilidade, vamos tratar brevemente de como isso ocorre na prática: é possível encontrar eco para nossa fala em um cenário de múltiplas vozes? Como se fazer ouvir em meio à polifonia? Há forma correta para se comunicar? Bem, as respostas não são tão simples quanto parecem.

Começando pelo último questionamento: a comunicação certa é aquela que atinge o objetivo de se fazer entender; pode parecer óbvio, mas, se de fato fosse, não haveria tanto ruído nas interlocuções que temos. Isso ocorre pela multiplicidade de sons (e interferências) que estão à nossa volta o tempo inteiro – principalmente nas redes sociais digitais, disputando o nosso interesse e chamando a nossa atenção.

Nesse contexto, é difícil nos fazer escutar/ver/ser observada(o). Poucas das nossas colocações acham maneiras de ressoar por aí. Para romper essas barreiras, temos que buscar jeitos de instigar as pessoas. É essa a comunicação que encanta, citada por mim algumas vezes. Entretanto, mesmo as melhores práticas nem sempre possuem o alcance esperado – o que nos leva à solidão no processo comunicativo, tema do texto de maio.

Comunicação é exercício, é hábito, é treino – algo que se repete como atletas buscando a excelência. É a abertura de um canal de diálogo por onde outras pessoas podem entrar. Às vezes, isso é suficiente para amplificar tudo o que temos a dizer; em outros casos, é só uma pequena fresta por onde tentamos passar. E é tudo isso que faço por aqui.

P. S.: Informo que essa coluna de novembro/2022 é a minha última contribuição nesse meu atual ciclo no portal do Observatório da Comunicação Institucional. Agradeço à equipe do O.C.I. e aos comentários de todos vocês nesse quase um ano em que estive por aqui. Até a próxima.

Mariah Guedes é uma publicitária macaense, mestra em Comunicação & Cultura, instrutora de Marketing, supervisora de Comunicação & Sustentabilidade, especialista em Big Data e estudante eterna. Acompanhe esta trajetória em https://br.linkedin.com/in/mariahguedes.