Bem, primeiramente, peço desculpas pela minha ausência na coluna, mas estava de licença-maternidade e nesse primeiro mês vivemos uma verdadeira loucura.
Mas, estou de volta.
Tenho observado um burburinho em relação à Jade Picon ser chamada para atriz na nova novela das 21 horas. E pensei sobre o assunto…
A Jade é aquele típico “personagem” pobre-menina-rica. De família rica, e desde nova trabalhando com a própria marca – uma influenciadora desde que se entende por gente. Cria da internet.
Jade vem de uma geração que se acostumou a mostrar tudo para todos, já acostumada a ouvir pitacos na sua vida. Desde adolescente é conhecida online. Mas o que pode fazer brilhar tanto os olhos de uma menina de 20 anos, a ponto de aceitar participar de um reality show e em seguida de uma novela da Globo?
Fiquei me perguntando isso… na sua participação… 1 milhão e meio ela consegue em 24 horas. Não era pelo dinheiro. Ela queria ir além e ser conhecida nacionalmente, queria fama e sucesso.
Tenho visto uma movimentação dos influencers aparecendo na TV aberta e cada dia mais a TV aberta chamando o pessoal da internet para aparecer, o on e o off se unindo. Sempre fui a favor da comunicação 360 graus. Ou seja, o on e o off conversando entre si é a melhor estratégia para uma marca – inclusive quando essa marca é um CPF.
Sei que a comunicação para marcas menores que não têm verba para investir na TV pode ser atingida com estratégias off, seja uma embalagem absurdamente linda, seja um outdoor criativo, seja um evento onde sua marca saia da caixa.
Pensar em uma globalização é um exercício diário para toda marca que quer ter sucesso hoje em dia. Não adianta ser só digital, investir só no Instagram e no Google. É necessário, também, investir no impacto do olho no olho. Assim como a Jade Picon obteve o impacto de ter seu rosto “invadindo nossa casa” no BBB e agora na novela das nove. Espero que sua marca também possa invadir a experiência, que aliás, vai ser o tema do próximo texto: “A experiência do Rock in Rio”. Depois falaremos sobre isso…
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Ligia Leite é graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM-RJ. Com mais de 10 anos de carreira no mercado de publicidade, já passou por empresas de pequeno, médio e grande porte, atuando em diversas áreas dentro da comunicação, tais como atendimento, eventos, SEO, e sua grande paixão, o branding. Atualmente, trabalha focada em estratégias para marca em uma agência de publicidade e acredita que o futuro das empresas está ligado a propósitos e relacionamentos.