Ayahuasca, a cura através da Medicina Sagrada. Por Angela Piotto.

Não há como se falar de Ayahuasca sem mencionar o Mestre Irineu.

Raimundo Irineu Serra nasceu em São Vicente Férrer, uma pequena cidade do Maranhão, o estado mais pobre do Brasil, em 1892, apenas quatro anos após a abolição da escravidão (Moreira e MacRae, 2011) – https://chacruna-la.org/mestre-irineu/

Segundo relatos de seus seguidores, Mestre Irineu foi iniciado nos mistérios da Ayahuasca provavelmente no território do Peru, por volta de 1912, através de xamãs indígenas (Moreira e MacRae, 2011) – https://chacruna-la.org/mestre-irineu/

A Ayahuasca (AYA), também conhecida como yagé, hoasca, vegetal e daime, é uma bebida psicoativa feita a partir da decocção de duas plantas, o cipó Banisteriopsis caapi (jagube ou mariri), e as folhas da Psychotria viridis (chacrona ou rainha) – https://lume.ufrgs.br

Conta a lenda que Irineu, após ingerir a bebida, teve contatos espirituais – dentre eles, com a Rainha da Floresta -, e, esta concedeu-lhe um pedido que ele, em sua inigualável humildade e sabedoria, pediu que a bebida concentrasse poder de cura e que pudesse ajudar o maior número possível de pessoas.

A partir desse encontro entre uma divindade feminina, um homem negro e uma bebida mágica ancestral de origem indígena, a Ayahuasca é rebatizada com o nome de Daime – que é um rogativo originado do verbo “dar”: “Dai-me força! Dai-me amor!”, pedem os daimistas em suas cerimônias. Para conseguir navegar nos ramos das misteriosas dimensões da Ayahuasca é necessário adotar uma posição de humildade perante seu poder, e pedir: Daime!

A consagração da Ayahuasca é precedida de hinários, os quais tem por objetivo direcionar os trabalhos de cura, bem como o bailado.

Também é de extrema importância a responsabilidade dos templos que a oferecem, conferindo previamente, através de relatórios, a saúde e medicamentos que porventura o integrante esteja tomando, pois existem algumas restrições medicamentosas para o consumo seguro da Ayahuasca.

Atualmente, ocorre uma popularização dessa medicina, e infelizmente, nem todos acercam-se dos devidos cuidados para consagrá-la, colocando em risco a própria saúde.

Porém, há estabelecimentos comprometidos, conscientes e responsáveis, que trabalham de maneira idônea e respeitosa, como o Centro Espiritualista Tusma, localizado em Curitiba. Deste modo, relata a dirigente da Casa, Deliane Maia:

“Sou muito grata por poder servir a Medicina da Ayahuasca. Ao longo dos últimos anos, testemunhei a cura e a transformação de diferentes pessoas em todas as áreas. Essa medicina que tanto amamos nos ensina em cada trabalho, a olhar tudo de uma forma única, a ter compaixão, não só dar amor, mas ser amor! E a cada consagração o sentimento unânime em todos é a gratidão!”.

Os dirigentes da casa fazem uso da medicina há mais de dez anos e já realizaram inúmeros rituais de cura. Sobre muitas das curas realizadas no Centro Espiritualista através da Medicina, estes acompanharam, desde a cura de depressão, traumas de abusos emocionais, físicos, sexuais, até a cura de vícios de entorpecentes. Conforme os relatos de alguns dos participantes:

“Bom, a medicina da Ayahuasca mudou a minha vida e mudou como eu vejo o mundo e as pessoas, me tirou da depressão. Se não fosse a medicina eu não estaria aqui. Em poucas palavras, só gratidão a medicina e a espiritualidade”. (Andriel Bueno Castanho, 20 anos).

“A medicina sagrada me mostra e me ensina toda parte interior e exterior da minha face. Para mim a medicina é incrível, com sua cura emocional e espiritual. Me mostra toda essência do ancestral, me dando entendimento que podemos ser curados. A medicina sagrada me curou muitas emoções e sofrimentos que não precisava carregar, e me mostrou que a vida pode sim ser mais leve e pura”. (Danielle de Moraes Fernandes, 22 anos).

“Quando ouvi falar da medicina sagrada pela primeira vez, achei um tanto estranho. Tive medo por enfrentar alguns problemas de saúde como crises de enxaqueca e ansiedade. Entretanto, meu filho, passada uma depressão profunda resolvi acompanhá-lo. A consequência desta experiência foi uma cura interior profunda, a ansiedade diminuiu para quase nada assim como a enxaqueca e, logo, a depressão do meu filho extinguiu-se. Cada vez que faço a medicina é uma experiência incrível, saio muito mais leve que entrei e muito feliz com esta, e com o passar dos dias sinto como o processo de cura ocorre. Sou eternamente grata à medicina sagrada.” (Valéria Cunha do Espírito Santo Djordjevic, 55 anos).

Como mencionado acima, a Medicina Ayahuasca tem o poder de cura, e esta ocorre de dentro para fora, pois somente olhando para dentro do íntimo, é possível curar as doenças da alma. Mas, ressalto aqui, que para consumi-la é extremamente necessário estar aberto e buscá-la com o coração e humildade, pois nem todos suportam o efeito da medicina, entrando em loopings emocionais, denominados peias.
Há um ditado que diz, “A medicina está aqui para todos, mas nem todos estão aqui para a medicina”.

A medicina traz à tona um enfrentamento do que você tem por dentro, assim, a consagração deve ser precedida de alimentação leve, absolutamente nada de consumo de bebidas alcoólicas, entorpecentes ou de consumo de carne bovina e suína, para que seu corpo esteja apto a processar o tratamento que ela fará.

Como toda medicina, Ayahuasca deve ser ministrada com todos os cuidados para que se obtenha o máximo possível dos benefícios que ela oferece. Assim consagrá-la em Casas ou Centros sérios é fundamental, para a segurança de quem irá consumi-la.

Hoje, o movimento fundado por Irineu Serra está presente em pelo menos 43 países de todos os continentes habitados. De Montevideo até Berlim, passando por Nova York e Jerusalém e chegando até o Japão. É um dos movimentos religiosos brasileiros mais internacionais. E tem cumprido um papel importante na regulamentação e legalização da Ayahuasca no mundo todo (Assis e Labate, 2014) – https://chacruna-la.org/mestre-irineu/

Assim, a Ayahuasca é uma medicina sagrada que é oferecida da mãe natureza para nós, acolhedora e acessível a todos, que buscam por curas de depressão leve a profunda vícios dos mais diversos, traumas e bloqueios emocionais. Basta encontrar um local seguro e sério, para que você possa desenvolver um bom tratamento.

Finalizo aqui com a letra de um dos hinários de Consagração da Medicina:

“Eu tomo esta bebida que tem poder inacreditável, ela mostra a todos nós, aqui dentro desta verdade. Viva a cura!”.

Angela Piotto é graduada em Direito, pós-graduada em Direito do Trabalho, Direito de Família e em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica. Atua como Terapeuta Integrativa.

Referências

https://chacruna-la.org/mestre-irineu/
https://lume.ufrgs.br