MINUTO MICHELETTO - Brasileiros aderem cada vez mais ao uso de 'podcasts'.

Os podcasts já são parte do cotidiano do brasileiro. Estão presentes em todas as plataformas de streaming e seu formato de conversação ganhou a preferência dos internautas em um modelo atrativo e prático de ouvir em qualquer lugar ou momento.

Com mais de 30 milhões de ouvintes, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, ficando atrás somente da Suécia e da Irlanda, respectivamente. Mais de 40% dos brasileiros escutaram programas em áudio pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.

Segundo dados divulgados pela Statista, o brasileiro passa, em média, uma hora diária ouvindo algum podcast. Os principais canais acessados são: “Mano a Mano”, apresentado pelo rapper Mano Brown, o PrimoCast, apresentado por Thiago Nigro, mais conhecido como O Primo Rico, e o Flow Podcast, apresentado por Igor Coelho e Bruno Aiub.

Esse modelo de comunicação trouxe não só inovações tecnológicas, com a possiblidade de ouvir os programas que você mais gosta, tanto on-line, via streaming, quanto off-line mas, também, inovações em seu formato, pois eles são conduzidos de forma descontraída, gerando maior empatia com o público. Dessa forma, é possível aprender com acesso a conteúdos cheios de insights, tendo à frente apresentadores carismáticos e atualizados sobre as tendências e novidades do mercado.

Outro dado que vem ressaltar a força desse novo modelo de comunicação é o estudo conduzido pela Research, que mostra que 81% dos ouvintes confiam em recomendações dos hosts (apresentadores) e 71% acreditam mais em anúncios veiculados nos podcasts do que naqueles que rodam em outras mídias, mostrando à influência e a importância desse produto junto ao seu público.

Eduardo Micheletto é jornalista e especialista em Comunicação Organizacional e Relações Públicas formado pelo Complexo Universitário FMU-FIAM/FAAM. É CEO da Micheletto Comunicação – full service para soluções em assessoria de imprensa, consultoria em comunicação e marketing digital para pequenas e médias empresas.