Depois de amanhã, 10 de novembro, tem evento! E tem Ciência!

Continuando o trabalho de difusão do Sistema 5R-INDEX, inovação que o Observatório da Comunicação Institucional vem promovendo no campo da governança corporativa, a relações-públicas Érica Bassi coordena mesa de apresentação e debates no Forum de Desenvolvimento Econômico – 2022, em Jacareí, no próximo dia 10 de novembro, com início às 14 horas.

 

A divulgação (publicity) é parte importante, indissociável e indispensável do processo científico. E sempre se trata de uma tese que alguém se propõe a provar por meio de pesquisa (pura ou aplicada).

Frequentemente, vemos a descrição de tal processo como um passo-a-passo de 5 passos, a saber:

– Observação de um fenômeno

– Formulação de hipótese(s) – fase Tese

– Testagem/experimentação da(s) hipótese(s)

– Comprovação – ou não – de Tese (com defesa necessariamente pública)

– Formulação de lei (no caso de ciência pura) ou patenteamento da inovação (produto, serviço ou processo advindo de pesquisa aplicada)

Ocorre que um sexto passo – fundamental – do processo científico precisa, necessariamente, ser dado para complementá-lo: a divulgação do novo achado. Isto promove – por meio de mais um tijolinho – a contínua construção do edifício da Ciência – com “c” maiúsculo -, em todos os campos.

Assim se deu – e se dá – com o Sistema 5R-INDEX. A tese, cuja pesquisa intitulada Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança, certificada pelo CNPq, e desenvolvida em parceria UERJ – O.C.I., com o O.C.I. funcionando como incubadora da inovação Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO) para aferição do Índice de Transparência Ativa (5R-INDEX), foi concluída e apresentada em 02/12/2022, após passar por um rito científico definido pela Profa. Rosangela Aparecida Gomes Martins, mestre em Estatística – pois para criar um novo indicador é essencial ter-se um estatístico responsável -, o qual constou de três defesas do construto teórico diante de bancas examinadoras e três projetos-piloto de testagem do construto teórico em organizações reais no primeiro, segundo e terceiro setores. Tal processo está devidamente documentado e publicado, tanto no Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa (em versões digital ou impressa) como no bojo do Aplicativo 5R-INDEX, respectivamente, produto e serviço advindos da pesquisa-tese.