COMUNICANDO O QUE IMPORTA - Comunicação enquanto habilidade (parte 3 - final). Por Mariah Guedes.

Neste espaço conversamos, nos últimos meses, sobre a minha visão da Comunicação enquanto habilidade: no texto de agosto, tratamos do quanto a Comunicação Eficaz se destaca no meio de outras skills e, no texto de setembro, falamos sobre como ela pode ser usada para inspirar pessoas. Hoje, vamos continuar por essa linha.

Como líder de uma (pequena) equipe de Comunicação e professora de cerca de 25 estudantes por turma, tenho, cada vez mais me preocupado com o impacto das nossas ações nos outros.

Por isso, tenho pensado muito em como podemos ser bons missionários da área e em como aumentar a eficácia das nossas interações. Assim, conforme prometido, trago adiante para compartilhar com vocês 5 itens que resumi do livro Comunicação Cinco Estrelas, de Carmine Gallo – cuja leitura concluí quando essa sequência de três textos foi iniciada. Espero que apreciem.

1. O principal elemento de uma boa comunicação é a conexão emocional. Para sermos eficientes, precisamos saber nos relacionar com as pessoas e, especialmente, chamar a atenção delas – esse é o “fator humano”;

2. Para ser eficaz, a comunicação precisa envolver, engajar e inspirar. Pessoas com essas características transformam o ordinário em extraordinário – esse é o poder da persuasão;

3. Vivemos em um mundo de influenciadores, com formadores de opinião que movem multidões. É um momento em que cada pessoa possui um espaço para registrar um instante da história (a sua narrativa) – e serão lembradas aquelas que souberem cativar as demais;

4. Bons comunicadores transmitem informações; grandes comunicadores despertam sentimentos – fazendo com que as pessoas se importem. Isso gera relacionamentos, missões e interesses;

e

5. O ingrediente que amalgama essa configuração é a empatia – como pessoas, necessitamos de temas e causas que ressoam com os nossos pares.

Argumentos, diálogo e oratória contribuem para o desenvolvimento da Comunicação Eficaz enquanto competência – e, em tempos de constante avaliação pública, servem para que atinjamos as tão esperadas 5 estrelas. O que acham? Recomendo que leiam a obra para que troquemos impressões sobre esse assunto. Aguardo comentários.

P. S.: Aos leitores e às leitoras que me acompanham nesta coluna, peço desculpas por não ter sido possível publicá-la antes. Agradeço as mensagens de interesse que recebi. Sugiram tópicos abaixo. Espero vocês.

Mariah Guedes é uma publicitária macaense, mestra em Comunicação & Cultura, instrutora de Marketing, especialista em Big Data e estudante eterna. Acompanhe essa trajetória em https://br.linkedin.com/in/mariahguedes.