Coluna Entrevista com Alexandre Coimbra Amaral. Por Luis Erlanger.10.04.2021OCI LINK – https://www.instagram.com/p/CNbRkKMp44Y/ – Luis Erlanger é jornalista e escritor – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Luis_Erlanger.mais
Coluna Patrícia Teixeira de Abreu: o meu maior desafio.09.04.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Patrícia Teixeira de Abreu é diretora financeira da Cares e também influencer na área da dislexia. Neste testemunho explica como e porquê tem conciliado estas duas atividades. LINK – https://executiva.pt/patricia-teixeira-de-abreu/mais
Projeto Projeto 24 – Estudo sobre a presença da mulher na Comunicação Institucional [em andamento]08.04.2021OCI Objetivo geral: Compreender como se dá a inserção da mulher na comunicação institucional. Objetivos específicos: 1) Levantar qual a presença da mulher em cargos relacionados à comunicação institucional. 2) Investigar qual a faixa salarial média da mulher atuante na comunicação institucional. 3) Identificar as mulheres que empreendem no campo da comunicação institucional. Link da pesquisa […]mais
Coluna NOVA COLUNA: Influenciadores, marcas e mídias sociais. Por Priscilla Nunes Peixoto.07.04.2021OCI Antes de começar oficialmente esta coluna, quero apresentá-la com um questionamento para você, leitor: como você tem agido no mundo à sua volta? Permita-me fazer essa pergunta de uma outra forma, mais objetiva: atualmente, suas ações cotidianas são mais executadas no ambiente off-line ou on-line? Mais um que o outro? Ambos? O que vale ressaltarmos […]mais
Web vídeo OCI TV - A importância da comunicação para o clima organizacional.06.04.2021OCI Neste programa (026), o destaque vai para o texto ‘Gestão Estratégica de Pessoas com foco em Comunicação’, na coluna Thrive Comms de Franciane Barbosa. Considerações sobre clima organizacional e a importância – cada vez mais reconhecida pelos gestores – da comunicação em sua manutenção e desenvolvimento. Apresentação: Victoria Roza Cruz e Manoel Marcondes Neto.mais
Coluna Respeite os cabelos brancos: a experiência por trás de boas histórias. Por Adriana Linhares.05.04.2021OCI Quando eu era criança, ficava fascinada pelas histórias que meus avós contavam em família. Sempre ricas em detalhes me encantavam tanto que, por várias vezes, alguns desses casos fizeram parte de minhas conversas entre amigos. Leia a íntegra. – Adriana Linhares possui sólida experiência em comunicação corporativa construída ao longo dos últimos 20 anos nos […]mais
Coluna TENDÊNCIAS ETC. - Saudade e cerveja, por favor. Com uma dose de nostalgia! Por Carolina Sales Marouvo.04.04.2021OCI – Ah, no meu tempo… – Bons tempos… – Direto do túnel do tempo… Se estas frases (ou pensamentos) já eram comuns antes da pandemia, agora fazem ainda mais parte das nossas vidas. A saudade tem nos acompanhado de perto e a nostalgia está presente também em produtos, serviços e campanhas. É, ainda, mencionada em […]mais
Coluna Entrevista com Maitê Proença. Por Luis Erlanger.03.04.2021OCI LINK – https://www.instagram.com/p/CM0XJ0WJShF/ – Luis Erlanger é jornalista e escritor – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Luis_Erlanger.mais
Coluna Abreu Advogados cria Happiness Hub.02.04.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Numa altura em que os recursos humanos estão sobre grande pressão devido à pandemia, a Abreu Advogados lança uma nova área que aposta no reforço do bem estar dos colaboradores. Matilde de Mello Cabral é diretora de Operações na Abreu Advogados. LINK – https://executiva.pt/abreu-advogados-happiness-hub/mais
Coluna ANTEVASIN - Prestação de contas como processo, não como atividade específica.02.04.2021Daniele Dantas Quando falamos nas etapas e atividades da realização de um projeto cultural, a prestação de contas, normalmente, aparece como uma atividade específica na pós-produção; depois da realização de todas as atividades da pré-produção e produção. Ainda não é comum, mas já se pode encontrar gestores de projetos que entendem a prestação de contas como processo […]mais
Coluna NOVA COLUNA - Cidade e Psicanálise. Por Mariana Anconi.01.04.2021OCI O impossível de escrever a cidade. Como escrever sobre a cidade quando quase todos os espaços estão fechados, a cidade esvaziada, os diálogos suspensos, os encontros limitados? Quando aceitei o convite dos editores do portal O.C.I. para escrever e ocupar este espaço (*), não fazia ideia que alguns meses depois o tema de minha escolha […]mais
Coluna Passo a passo para a gestão de mudanças. Por Viviane Cupello.01.04.2021OCI O que planejar para que a gestão das mudanças seja bem sucedida? Todos nós sabemos que mudanças trazem desconfortos e insegurança, até que tudo se acomode e que os benefícios esperados sejam apresentados. Nas empresas, pensar em mudanças traz uma desacomodação na rotina e certa instabilidade nas equipes. Entre os cenários que exemplificam uma gestão […]mais
Coluna THRIVE COMMS - Mirou nos pequenos, acertou em grandes resultados. Por Franciane Barbosa.31.03.2021OCI Comunicação Digital: estratégias envolvendo nano-influencers se consolidam como excelentes apostas para as marcas em 2021. Ativações utilizando nano-influenciadores têm se mostrado um recurso magnífico para maximizar resultados em estratégias de Comunicação. Esse novo perfil – com números menos vultosos de seguidores, mas muito mais engajamento – vêm causando uma verdadeira revolução no Marketing de Influência. […]mais
Coluna COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL E SEM FRONTEIRAS - Essa é só mais uma história guardada nos pregos da casa de Violeta Parra. Por Bruna Ramos da Fonte.31.03.2021OCI Era janeiro e eu estava passando férias na casa dos amigos Antonio Skármeta e Nora Preperski em Santiago. E, caso não tivesse resolvido ver uma exposição no Palacio de La Moneda logo após o almoço, aquela teria sido mais uma agradável tarde de verão no jardim com a minha amiga – entre conversas e taças […]mais
Coluna SOBRE SUSTENTABILIDADE - Sustentabilidade: evolução e desenvolvimento das organizações. Por Joema Carvalho.31.03.2021OCIUma mera questão de marketing? Como caminhamos? Investimentos sustentáveis: um bom negócio? Do início até hoje, um olhar maior sobre a sustentabilidade. Sabe-se que, no Brasil, durante o período colonial, os serviços eram realizados por mão de obra escrava, o que não era diferente da relação de trabalho nos grandes impérios do mundo. Leia a […]mais
Web vídeo NO AR - UMA NOVA EDIÇÃO DO 'OBSERVATÓRIO.COM' NA OCI TV.30.03.2021OCI Esta edição do programa (026) traz como destaque o texto “A caverna da comunicação virtual”, de Bruna Ramos da Fonte. Indaga-se: – Como é estar desligado das tecnologias que nos rodeiam? – Tecnologia inclusiva ou invasiva? – Há vida fora das telas? – Ainda há conversa? Apresentação: Victoria Roza Cruz e Manoel Marcondes Neto.mais
Coluna THESAURUS - Garantia de vida. Por Ana Paula Arendt.30.03.2021OCI Republicamos este texto originalmente publicado à coluna Terra à Vista por Ana Paula Arendt em 30 de março de 2020 como uma carta a um enfermo. LINK – https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/terra-a-vista-garantia-de-vida-por-ana-paula-arendt/?fbclid=IwAR2v_5AeoGEJ8QmiRzHEGuWn74SM0vuIb50DNmKtIOQbnR9NMfi0UZ0P70cmais
Clipping Após sair do CENP, ABA propõe nova autorregulação.29.03.2021OCIDeu no Meio & Mensagem (15/03), em matéria de Alexandre Zaghi Lemos: Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lança documento com propostas como o fim das certificações de agências e das tabelas de desconto-padrão. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2021/03/15/apos-sair-do-cenp-aba-propoe-nova-autorregulacao-do-mercado.htmlmais
Coluna EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Objetivos e metas de comunicação são fundamentais para o negócio. Por Alessandra Assumpção.28.03.2021OCI Essencial para nortear as estratégias definidas de marketing, criar objetivos e metas de comunicação auxilia nos melhores resultados de qualquer empresa. São inúmeros os benefícios para o negócio, entre eles auxiliar no posicionamento da marca e ainda nortear como a persona está enxergando o negócio. Os objetivos e metas de marketing devem ser mensuráveis (números!) […]mais
Artigo Coração 'turbo ice'. Por Maeve Phaira.27.03.2021OCI Hoje nosso amor é um arquivo pesado. E ocupa quase toda a minha memória. Mais de cinco mil fotos da nossa alegria, nossas viagens, nossos beijos e abraços. Pensei mandar imprimir todas elas. P’ra fazer aquele quadro da felicidade. Mas não deu tempo, acabou antes disso. A parede da sala de estar está vazia. Nosso […]mais
Coluna Entrevista com Débora Thomé. Por Luis Erlanger.27.03.2021OCI LINK – https://www.instagram.com/p/CMfyUsypbUT/ – Luis Erlanger é jornalista e escritor – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Luis_Erlangermais
Coluna Favoritismo social. Por Angela Piotto.27.03.2021OCI Desde os primórdios – em relatos históricos -, observa-se o favorecimento de classes, seja pela cor de sua pele, por matrimônios arranjados entre as famílias abastadas ou até mesmo pelo ofício desempenhado. Observando os tempos longínquos, destaca-se sempre a penosa luta da classe operária por melhor condições de vida versus a vida de regalias da […]mais
Clipping Mais direitos para os uber-trabalhadores, a bomba-relógio das moratórias e como vai ser o Portugal 2030. Por Pedro Lima.26.03.2021OCIDeu hoje, no Expresso: A “uberização” da economia há muito que se tornou visível nas nossas cidades e agora ainda mais com a pandemia, que levou a que passássemos a usar mais recorrentemente as plataformas digitais de serviços – basta ver que uma das imagens destes tempos são os aglomerados de motas de serviços como […]mais
Coluna Emília Vieira: “A educação financeira é também um motor de transformação para uma sociedade mais equilibrada e próspera”.26.03.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Em novembro de 2010 lançou a Casa de Investimentos, para gerir carteiras individuais, mas sempre teve o desejo de democratizar o acesso à filosofia de investimento em valor. “Qualquer valor poupado merece e deve ser bem investido porque representa esforço para o conseguir e também para não o gastar”, afirma agora […]mais
Coluna NOVA COLUNISTA: Andrea Nakane - Imagem: percepção real no imaginário social.26.03.2021OCI Nos últimos tempos, estamos acompanhando uma verdadeira e profunda desconstrução de imagens, desde a relacionada ao próprio país, a de empresas, de governos e até mesmo de indivíduos. Não podemos considerar que há uma única imagem perfeita, até porque a mesma é consolidada sobretudo pela identidade e atitudes e, por isso mesmo, cada uma é […]mais
Nota O efeito danoso de "técnicas" de propaganda disfarçadas de jornalismo.25.03.2021Marcondes Neto Acompanhei de perto quando professores universitários – que bem sabiam o que estavam fazendo – começaram a inocular em sala de aula o vírus (do conceito atual de) “narrativa/narrativas”. Prestaram um grande desserviço à verdade e à cobertura jornalística de fatos, dando origem ao “comentarismo” e à “préportagem”. Um resultado visível da tática: as fake […]mais
Coluna Está na hora de desligar o “achómetro”! Por Paula Ribeiro.25.03.2021OCI As empresas estão a produzir conteúdos e a dispará-los em todas as frentes digitais na esperança de envolver clientes ou gerar leads. Investem recursos valiosos na criação de conteúdo antes de avaliar as necessidades e os interesses dos seus públicos e sem definir prioridades. O resultado? Um desastre… Ou seja, as empresas estão a avançar […]mais
Agenda Curso para Empreendedores - com nosso articulista Gustavo Costa.24.03.2021OCI Oi, pessoal! Passando por aqui p’ra deixar um recado e pedir um apoio com a divulgação. Montei um curso de redes sociais que é voltado para quem é empreendedor ou tem um pequeno negócio. Meu objetivo é levar conhecimento e estratégias p’ra quem está empreendendo. É um curso pago, mas que pode ser parcelado em […]mais
Coluna Comunicação real para pessoas reais. Por Nayara Brito.24.03.2021OCI Não tem jeito: quando criamos conteúdo para um determinado tipo de público, sempre queremos agregar valor e alcançar algum objetivo com a mensagem que estamos entregando. Utilizamos de diversos gatilhos mentais, elevamos a autoestima das nossas marcas e todo o discurso se torna simplesmente incrível! De fato, não há problema nenhum em enaltecer os benefícios […]mais
Artigo Qual é a dose de coragem que falta p'ra você ser quem você é? Por Neire Castilho.24.03.2021OCI Eu nunca fui “the best” em nada! Fui uma criança criativa, porém, muito longe de ser uma prodígio. No quesito beleza, possuía uma beleza exótica (diziam), portanto, muitos me achavam até feia para os padrões da época. Minhas notas beiravam o sete, ou seja, quando obtinha uma média oito em todas as matérias, era porque […]mais
Web vídeo NO AR - UMA NOVA EDIÇÃO DO 'OBSERVATÓRIO.COM' - OCI TV.23.03.2021OCI Nesta edição (025) do OBSERVATÓRIO.COM, Maria Gabriela Tosin (que mantém a coluna “DNA de Marca”) traz o “hino da vacina” do Butantan – fenômeno de massa típico, música de autoria de MCFioti – estourada no Spotify, colaborativo na questão da vacinação contra a Covid-19. David Berlo ensinou-nos que a comunicação tem quatro funções – combinadas: […]mais
Coluna NOVA COLUNISTA: Rafaela Sinderski - Afinal, o que é democracia? O apoio e a compreensão do brasileiro em relação ao regime democrático.23.03.2021OCI Dados de opinião pública revelam o que a população acredita ser relevante para uma sociedade democrática. 38,4% dos brasileiros defendem a democracia como melhor forma de governo. Nos últimos anos, as discussões sobre democracia têm atiçado os ânimos na esfera pública brasileira. Esses debates oscilam entre a defesa do regime democrático e sua condenação, acompanhada, […]mais
Web áudio O conceito de resiliência e sua importância para gestores - Temporada 222.03.2021Conceito mais
Coluna DNA DE MARCA - Coleção Adidas e Beyoncé: o poder de um ícone.21.03.2021Maria Gabriela Tosin No final de 2020 a marca Adidas fez uma collab com a cantora Beyoncé para lançar uma coleção de roupas e acessórios agêneros. A cantora é um ícone da música, além de defender diversas causas importantes e ser exemplo para as mulheres, inspirando muitas delas, principalmente mulheres negras. Que Beyoncé possui muitos fãs todo mundo […]mais
Entrevista Neste mês da mulher, relembramos o depoimento único de Nelly de Camargo.21.03.2021Solange Vilella De série “Mulheres que inspiram gerações” do projeto “Conexão Melhor Idade”, liderado por Solange Vilella, coordenadora do O.C.I. na cidade de São Paulo. Um bate-papo estimulante com quem começou sua carreira dando aulas de alfabetização em fazendas no interior do estado de São Paulo e chegou a lecionar na Universidade de Stanford. Muitas lições de […]mais
Coluna Os benefícios das trilhas de aprendizagem para a educação corporativa continuada. Por Letícia Araújo.20.03.2021OCI Sabemos que educar continuamente os indivíduos é uma prática cada vez mais adotada pelas organizações que desejam aumentar a performance de seus colaboradores e, consequentemente, seus resultados. Existem metodologias diversas, com foco na aprendizagem de adultos, que podem ser utilizadas dentro de um plano estratégico de educação corporativa continuada. No entanto, precisamos sempre ter em […]mais
Clipping Se três é demais, dois não fazem um - único - Clarence Thomas.20.03.2021Marcondes Neto LINK – https://es.theepochtimes.com/juez-clarence-thomas-disiente-de-la-corte-suprema-sobre-caso-electoral-debemos-dejarlo-en-claro_798782.html COMENTÁRIO Este O.C.I. trafega na contramão dos consensos fáceis e das narrativas impostas pelo dinheiro – duas das coisas que mais acontecem na esfera da comunicação pública global. Ou você se alia ao discurso único ou tem poder financeiro suficiente para parecer diferente (sem sê-lo na realidade). Não estamos “alinhados” e nem […]mais
Coluna Estrangeiras em Portugal: Mila Suharev, co-fundadora da Casafari.19.03.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Nascida na Ásia Central da ex-URSS, hoje Cazaquistão, estudou Matemática e Gestão financeira em Omsk (Sibéria), Moscovo, e Nova Iorque. Serial entrepreneur, hoje em Lisboa dedica-se à proptech Casafari, que co-fundou com Nils Henning. LINK – https://executiva.pt/mila-suharev/mais
Artigo Nós, as mulheres... Por Maeve Phaira.19.03.2021OCI Mulheres são poções mágicas. E somente nelas sobrevivem os detalhes mais profundos das emoções humanas. Estamos sempre prontas para provocar paixões instantâneas. Nossas almas reúnem ingredientes sofisticados como inteligência, amor, paixão, um pouco de loucura, compaixão, além de outras especiarias, que vamos adicionando, pouco a pouco, para finalizar a nossa poção inédita, afinal, somos únicas. […]mais
Coluna A segurança de dados na internet no Brasil. Por Carolina Attili.18.03.2021OCI Motivo de muito debate nos últimos anos, a questão da proteção de dados pessoais no Brasil ainda gera discussão, principalmente se pensarmos nas redes sociais e na internet. Sem uma legislação específica que abrangesse a privacidade de dados de um modo geral, durante anos, o Marco Civil da Internet de 2014 foi a primeira e […]mais
Artigo Mulheres guerreiras do século XXI. Por Laize Barros.18.03.2021OCI O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, existe para homenagear a nós, mulheres do presente e lembrar de mulheres do passado que abriram caminho para muitas conquistas, a admissão em universidades, o direito ao voto feminino, a assunção de cargos de liderança política e direção em empresas, de sermos donas de nossos […]mais
Agenda Venha estudar Canto Coral no Canto das Artes - CURSO EAD.17.03.2021OCI Usamos aplicativos online que possibilitam que o aluno participe de uma aula em grupo, pratique técnicas vocais, faça gravações online de seu naipe e o resultado final é a felicidade de cantar em um coro. Faça uma aula experimental gratuita! Mensalidade: R$ 140,00. Aulas às terças-feiras, das 19 às 21 horas. Para mais informações: WhatsApp: […]mais
Coluna A embriaguez do sucesso nas redes e no BBB. Por Ilka Carrera.17.03.2021OCINos bons e velhos tempos das aulas de assessoria de imprensa, um filme era obrigatório na sessão pipoca: “A embriaguez do sucesso” (1957) – uma fantástica película com Burt Lancaster e Tony Curtis, contando a história de um jornalista que pensava ser Deus e de um assessor de imprensa inescrupuloso. Lembro-me sempre daquela frase de […]mais
Web vídeo OCI TV - NOVA EDIÇÃO DO 'OBSERVATÓRIO.COM' NO AR.16.03.2021OCI Nesta edição, ‘024’, o texto de destaque é do coach Valdez Monterazo: ‘Quais são os 3 princípios fundamentais para exercer a liderança na prática?’. A resposta: competência (saber fazer), motivação (querer fazer) e caráter (poder fazer). Apresentação: Victoria Roza Cruz e Manoel Marcondes Neto. #liderança #competência #motivação #caráter #ValdezMonterazo #VictoriaRozaCruz #MarcondesNetomais
Coluna COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL E SEM FRONTEIRAS - Não podemos esquecer que há 45 anos Tenório sumia na noite. Por Bruna Ramos da Fonte.16.03.2021OCIEra apenas mais uma tarde gelada de inverno em Buenos Aires quando saí do apartamento da grande Mercedes Sosa, onde passara as últimas horas conversando com o amigo Fabián – filho já falecido de La Negra e do compositor Oscar Matus – que, naquele momento, estava me ajudando com a pesquisa para um projeto sobre […]mais
Artigo Nosso trabalho pode ser mais gostoso. Por Varda Kendler.15.03.2021OCI Estava trabalhando em minha casa-escritório e não consegui me concentrar nas tarefas diante do computador. Um barulho alto e irritante vinha de fora. Dei uma pausa, olhei pela janela e percebi que o som era de britadeira. Tratava-se de uma obra na calçada, bem em frente ao meu prédio, para instalar piso a pessoas com […]mais
Coluna Entendendo toda a situação. Por Carlos Brickmann.15.03.2021Carlos BrickmannÉ simples entender o que está acontecendo no Brasil. No mundo inteiro, em situações de crise, quem sabe não fala, quem fala não sabe. Aqui, só fala quem não sabe. No mundo inteiro, um tribunal supremo é um conjunto de juízes que têm título de ministros, e decidem incontestavelmente, por consenso ou maioria, o que […]mais
Coluna O tempo da sem hora avó. Por Renata Quiroga.14.03.2021OCI Relógio é um instrumento apresentado em diversas formas, que cumpre a funcionalidade de medir o tempo. Ao longo da história da Humanidade, surgiram várias tentativas de explicação para a origem do Universo. Em todas elas, a questão do tempo aparece como grande enigma que se divide em respostas físicas, religiosas, filosóficas e até existencialistas. O […]mais
Coluna EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Planejamento para quem quer crescer. Por Alessandra Assumpção.14.03.2021OCI Você deve saber que muitos de nós, brasileiros, deixamos as coisas para a última hora e isso só gera frustração e desespero para resolver o que precisa e é importante. No empreendedorismo ou dentro de empresas, é preciso criar um planejamento para que as ações fiquem claras e sejam organizadas conforme as necessidades do negócio. […]mais
Coluna Entrevista com Nilton Bonder. Por Luis Erlanger.13.03.2021OCI LINK – https://www.instagram.com/p/CL2toObp-qT/ – Luis Erlanger é jornalista e escritor – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Luis_Erlangermais
Coluna Educação midiática e produção de conteúdo: qual a relação? Por Raíza Halfeld.12.03.2021OCI Vamos conversar sobre educação midiática e produção de conteúdo? Durante muito tempo esses dois temas ficaram restritos a profissionais e a estudantes da área de comunicação. Porém com a chegada da internet e a aceleração tecnológica é imprescindível discutir esses assuntos na sociedade. Afinal, a informação nunca esteve tão em alta. A grande questão que […]mais
Artigo Como perder um cliente em 10 dias. Por Lucila Komolibus.10.03.2021OCINo começo de janeiro fiz compras online no site da Drogaria São Paulo. Novamente (o caso é recorrente) tive problemas relacionados ao fato de o sistema mudar o local de retirada da compra depois da confirmação da mesma. Liguei para o SAC e disseram que não havia como mudar o local de retirada, mesmo sendo […]mais
Coluna Qual o valor de uma marca? Quando as ações superam argumentos de venda. Por Adriana Linhares.05.03.2021OCI Está aí uma daquelas perguntas de um milhão de dólares. Claro, o mercado financeiro precifica marcas, sim, e as transforma em ativos financeiros para investidores mundo afora. Leia a íntegra. – Adriana Linhares possui sólida experiência em comunicação corporativa construída ao longo dos últimos 20 anos nos setores de educação, saúde, bem-estar, terceiro setor e […]mais
Artigo Os hematomas da alma. Por Maeve Phaira.03.03.2021OCI Se existe uma coisa insuportável é quando uma pessoa, do nada, agride outra. Só p’ra treinar a sua incompetência, a sua maldade, seja lá o que for. E às vezes vem de quem a gente não espera, dói mais ainda. Nesses tempos tão complicados, em que somos obrigados a permanecer onde estamos, e com quem […]mais
Web vídeo OCI TV - Nova edição OBSERVATÓRIO.COM - Instagram e transparência: é tudo verdade?02.03.2021OCI Nesta edição, ‘023’, o texto de Giulia Romanelli (na coluna Pensando Alto) trata de transparência – nesta era do Instagram. Mostra-se o melhor, o mais bonito, o mais feliz sobre si mesmo. Mas será que isto é verdade ou ficção? Quando se trata de um negócio é preciso atentar, porém, para fatos que podem não […]mais
Coluna ANTEVASIN - Deserto de dados na cultura e o desafio de povoar essa lacuna.02.03.2021Daniele Dantas A diferença entre algo existir, ou não, se limita ao fato de termos, ou não, conhecimento do mesmo? E quando falamos em dados ausentes ou faltantes, estamos falando da mesma coisa? Em artigo sobre conjuntos de dados ausentes, no livro “Existência Numérica”, Mimi Onuoha começa se referindo às lacunas de dados em contextos que estariam […]mais
Nota CONQUISTA: Enfim, a captação/mobilização de recursos é uma profissão reconhecida!02.03.2021OCIDeu no portal da ABCR (em 25/02/2021): Temos um anúncio histórico: a profissão de captação/mobilização de recursos foi incluída no Código Brasileiro de Ocupações – CBO! Essa é uma demanda muito antiga do setor, de que ouvimos falar desde a fundação da ABCR, em 1999. A partir de agora, toda pessoa que atuar em captação […]mais
Coluna Todo dia ele faz tudo sempre igual. Por Carlos Brickmann.01.03.2021Carlos BrickmannJá teve o chilique, já botou mais um fardado dentro do Governo, já pisou no Paulo Guedes mais uma vez (e nenhum dos dois se cansa!), já prometeu aos caminhoneiros que agora vai, que não precisam fazer greve – mas, por via das dúvidas, já fizeram a greve em Belo Horizonte, tumultuando a vida da […]mais
Artigo As escolhas nossas de cada dia na busca por uma vida com sentido. Por Laize Barros.28.02.2021OCI Uma vida boa é a que merece ser vivida e partilhada e nos coloca frente a frente com muitas escolhas em nossa trajetória. Escolher é classificar, optar, selecionar e significa que renuncio a alguma coisa em favor de outra. Escolher pressupõe o exercício responsável da liberdade e da autorresponsabilidade que é a responsabilidade própria por […]mais
Coluna Síndrome do ninho vazio X castração materna. Por Angela Piotto.28.02.2021OCI A maternidade nos estimula a amar incondicionalmente, desde o ventre nos preocupamos com o melhor alimento a ser ingerido, cuidar das emoções maternas para o bebê nascer tranquilo. São tantos cuidados, dos mais simples aos mais complexos, tudo em.prol da vida que está sendo gerada. O bebê nasce e perpetuamos os mais extensivos cuidados, cautelosos […]mais
Coluna EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Como saber o tom ideal ao escrever um texto? Por Alessandra Assumpção.28.02.2021OCI Você deve saber que existem diversas formas de falar uma mesma coisa, do mesmo jeito que existem diversas formas de se fazer uma atividade. Ao escrever, você precisa levar em consideração o tom da escrita tanto quanto a mensagem que vai transmitir. Os principais são: formal, objetivo, jornalístico, persuasivo, entusiasta, reservado e fantástico. Diferença entre […]mais
Coluna Você já foi um desestimulador de sonhos? Eu já. Por Giovanna Travensolo.28.02.2021OCI Na época da escola, eu tinha uma melhor amiga que queria muito seguir a carreira de Fisioterapia. Quando ela me contou sobre seu sonho e sua vontade de se graduar nessa carreira, eu imediatamente fiz a conexão com uma conhecida mais velha que tinha seguido a carreira e “não tinha dado certo”. Dividi com ela […]mais
Coluna TERRA À VISTA - Como combater o racismo. Por Ana Paula Arendt.28.02.2021Ana Paula Arendt Conforme prometido, apresento aos meus leitores este último texto na coluna ‘Terra à Vista’ do O.C.I., sobre o tema do combate ao racismo. O cessar da publicação se dá em função de uma matéria jornalística a meu respeito pela revista Veja, em 05/02/2021, elaborada e veiculada sem que antes eu fosse consultada, apesar de mencionada, […]mais
Agenda MANIFESTO! Docentes e profissionais de gestão e comunicação lançam movimento para refletir sobre a cultura do cancelamento.27.02.2021OCI Um grupo de 27 professores-pesquisadores, profissionais e consultores da área da Comunicação, com atuação em vários estados brasileiros, lança nesta semana o Movimento #Respeitonasredes – por mais diálogo e menos cancelamentos. O Movimento tem início com um Manifesto, redigido de forma colaborativa, que traz uma reflexão sobre o momento que vivemos, a cultura do cancelamento […]mais
Coluna Carla Rebelo: Inteligência artificial e estupidez natural.26.02.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Carla Rebelo, diretora-geral do Adecco Group em Portugal, reflete sobre o principal risco para a Humanidade face ao avanço exponencial da tecnologia. LINK – https://executiva.pt/carla-rebelo-fevereiro/mais
Coluna LITERATURA E SUSTENTABILIDADE - Sonhos de uma noite de verão - William Shakespeare, o escritor de todos os tempos. Por Joema Carvalho.26.02.2021OCIWilliam Shakespeare nasceu em 26/04/1564 e faleceu em 23/04/1616, em Stratford-upon-Avon. Conhecido como o Bardo de Avon, ou Cisne de Avon, e poeta nacional inglês, maior dramaturgo de todos os tempos. Foi dramaturgo da companhia Lord Chamberlain, os “Homens do Rei”. Escritor de grande rapidez intelectual, percepção e poder poético. Sua agudeza da mente foi […]mais
Coluna COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL E SEM FRONTEIRAS - A caverna da comunicação virtual. Por Bruna Ramos da Fonte.25.02.2021OCINa primeira vez em que estive em Cuba, o acesso ao mundo virtual e à telefonia eram bastante restritos por lá: as casas ainda não tinham internet e o serviço de telefonia móvel atendia somente uma pequena parcela da população. Naquele momento, a ilha ainda estava tecnologicamente desconectada e o turista que precisasse fazer chamadas […]mais
Artigo Imprensa perna-de-pau. Por Adalberto Piotto.25.02.2021OCIParte muito significativa da imprensa de futebol no Brasil tem andado irritadinha com algumas coisas. Algumas das recentes irritações mostram sua ineficiência na cobertura e um espelho incômodo. Vamos lá: Quem é esse tal Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, que está reclamando do calendário do futebol que pune os vencedores? Pensam eles, no seu modo […]mais
Coluna Relações Públicas e gestão de imagem: uma reflexão sobre autenticidade articulada. Por Nayara Brito.24.02.2021OCI Não há como escapar: falou de Relações Públicas, falou de gestão de imagem e reputação por meio da comunicação. Essa é uma das grandes funções da profissão, a qual foi bastante citada nos últimos dias, por conta dos episódios envolvendo pessoas públicas (artistas, influenciadores e toda-a-sua-fama) e suas participações na edição 21 do reality show […]mais
Clipping Lei de mídia da Austrália pode acabar com neutralidade da rede.23.02.2021OCI Deu no MediaTalks by Jornalistas&Cia (em 18/02/2021): O mundo une-se contra o Facebook, com o #DeleteFacebook espalhando-se em reação à decisão da plataforma de suspender links de notícias na Austrália. E já surgiram os primeiros dados mostrando queda no tráfego de sites de notícias no país. Leia a íntegra, na matéria de Luciana Gurgel.mais
Artigo O caminho das rosas. Por Maeve Phaira.22.02.2021OCI Dizem que a rosa é um presente de Deus. E que, especialmente, a rosa do deserto seria um sinal divino para todos aqueles que se encontram perdidos. É sempre nos piores momentos da vida que os detalhes dão força p’ra gente continuar seguindo o nosso caminho. Uma rosa pode mudar o nosso dia, a nossa […]mais
Coluna DNA DE MARCA - Big Brother Brasil é o Super Bowl brasileiro?21.02.2021Maria Gabriela Tosin O Big Brother Brasil começou há poucas semanas e já chamou a atenção de todos. As marcas que não são bobas nem nada já estavam de olho nessa imensa popularidade do programa da Globo e na exposição que as empresas patrocinadoras iriam ganhar. Como todo mundo deve imaginar, o custo para patrocinar o programa é […]mais
Coluna NOVA COLUNISTA: Débora Abreu - A comunicação se faz onde as coisas acontecem.20.02.2021OCI Existem diversos desafios que cercam a comunicação com o público interno. Os famosos ruídos, o acesso aos canais e a distância física são alguns deles. Mas, hoje, que tal refletirmos um pouco sobre a comunicação voltada para a área fabril? Assim como a dinâmica do telefone sem fio, a informação perde a sua veracidade conforme […]mais
Coluna Carmo Palma: “A transformação digital é necessária em todos os setores”.19.02.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Carmo Palma é managing director na Axians Portugal, uma das empresas que tem estado na linha da frente para acelerar a transformação digital em tempos de pandemia. Nesta entrevista fala sobre os desafios do seu setor, igualdade de género e os skills que a conduziram ao lugar que hoje ocupa. Carmo […]mais
Coluna COMUNICAR É PRECISO - Comunicar é preciso porque a verdade é relativa.18.02.2021Fernanda Galheigo Seja de onde vier, a informação sem contexto, sem parâmetro de mensuração e de delimitação, não tem credibilidade. Foi-se o tempo em que se fazia acreditar em ídolos e mitos inquestionáveis em todas as suas incoerências. Não há mais espaço para voltar para o armário com as pautas veladas de manutenção de poder e de […]mais
Coluna OBSERVE-SE - Entrevista de emprego. Por Mariana Vieira.17.02.2021OCI A sala ampla e higienizada tinha a metragem dos meus medos e o frio das minhas angústias. A caneta prateada, pousada sobre a mesa de dimensões continentais, anunciava a minha morte financiada. Ao fundo, flutuavam os olhos que inspecionavam os menores vestígios das minhas fraquezas, que, àquela altura, dialogavam com os soluços da minha carestia. […]mais
Coluna EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Porque é importante saber com quem eu estou falando? Por Alessandra Assumpção.16.02.2021OCI Você já deve ter lido em vários lugares sobre a importância de desenhar uma persona para uma empresa. Isso facilita o entendimento de quem é o cliente e de como o negócio pode e deve se comunicar com ela. Essa é uma estratégia de marketing digital primordial, onde a persona é representação fictícia do cliente […]mais
Coluna Candidato para que? Para nada. Por Carlos Brickmann.15.02.2021Carlos BrickmannSergio Moro, Luciano Huck, João Doria, Eduardo Leite, Ciro Gomes, Lula (ou o genérico Haddad), Hamilton Mourão, todos são apontados como possíveis candidatos à sucessão do presidente Bolsonaro. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas para que querem ser presidentes? Que é que propõem? O mais conhecido é Lula. Como pretende enfrentar problemas reais como […]mais
Artigo Empatia... Humanização... Alteridade... De máscara?14.02.2021Marcondes Neto Um dos aspectos mais marcantes da pandemia de Covid-19 é o uso obrigatório de máscaras. De Nova York a Carapicuíba, todos temos que utilizar este EPI (equipamento de proteção individual), embora não se consiga determinar o “grau de proteção” da infinidade de máscaras disponíveis. Agora, até já se considera recomendável o uso de duas máscaras […]mais
Artigo Comunicação Organizacional Digital e a Economia Comportamental: saindo do modelo de “informar e controlar” para “interagir e influenciar”. Por Mauricio Pereira Santiago.13.02.2021OCI Artigo-resumo (publicado no Linkedin em linguagem não acadêmica) de tese de mestrado apresentada à Universidade Católica Portuguesa – Porto, Portugal, a qual propõe aplicar conceitos de Economia Comportamental às estratégias de Comunicação Digital. LINK – https://www.linkedin.com/pulse/comunica%C3%A7%C3%A3o-organizacional-digital-e-economia-saindo-mauricio – Imagem: PixaBay (pixabay.com). – Mauricio Pereira Santiago – MSc Gestão | MBA Internacional (ênfase Marketing e Branding) | […]mais
Coluna Humor nas empresas? Sim, por favor!12.02.2021Executiva.pt Destaque da semana Executiva.pt: Num estudo realizado pelo IPAM, em 2020, concluiu-se que o tipo de humor mais utilizado pelos gestores nacionais é o “Humor Auto-Realçador”, característico de quem mantém uma visão bem-humorada sobre a vida e que utiliza o humor para lidar com o stress e a pressão no trabalho. Faça o teste e […]mais
Nota 8o. aniversário do O.C.I.: uma comemoração.11.02.2021OCI Deu ontem, na Rádio/TV Mega Brasil, na matéria de Marco Rossi: “Hoje tem Comunicação S/A e eu entrevisto Manoel Marcondes Neto, diretor-presidente do OCI (Observatório da Comunicação Institucional), que, neste mês de fevereiro, chega aos seus oito anos de atividade. A instituição sem fins econômicos reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e outros interessados nesta área de […]mais
Clipping Universidade é centro de saber, não central ideológica, e está morta se não serve para transmitir conhecimento.11.02.2021OCI Deu na Piauí (neste clipping – em matéria comentada por J. R. Guzzo) em 30/01/2021: A proibição à criatividade intelectual, ao debate e às opiniões independentes é terminante; só são admitidos como válidos os pontos de vista de “esquerda”. LINK – https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/j-r-guzzo/universidade-e-centro-de-saber-nao-central-ideologica-e-esta-morta-se-nao-serve-para-transmitir-conhecimento.htmlmais
Artigo Brasileiro é 'bonzinho'... Por Lucila Komolibus.10.02.2021OCI2021 cheio de novas possibilidades. É o nosso sonho. De nós, brasileiros. E escrevo sonho com propriedade. Depois de um 2020 atípico em função da pandemia mundial, além de lidar com isso, ainda tivemos que lidar com um país dividido e desgovernado. Isto me fez lembrar um programa humorístico em que a atriz Kate Lyra, […]mais
Artigo Comunidade quilombola de Joinville: uma história de luta contra o preconceito e por reconhecimento. Por Sabrina Quariniri.10.02.2021OCI Deu n’O Municipío Joinville, em 20/11/2020: Beco do Caminho Curto só foi reconhecido como comunidade quilombola remanescente no ano passado. O caminho se inicia com o que já estamos acostumados: excesso do cinza, barulho e um sol escaldante que insiste em brilhar por entre os prédios. Cerca de 30 minutos após o início da viagem, […]mais
Web vídeo OCI TV - Nova edição OBSERVATÓRIO.COM - Jornalismo, pandemia e credibilidade.09.02.2021OCI Nesta edição, ‘022’, o tema central é o papel do jornalismo profissional em tempos de pandemia – quando a ‘velha’ desinformação e as ‘fake news’ têm protagonizado uma guerra de versões que desafiam os fatos. A coluna de Ilka Carrera, professora e consultora em Salvador, Bahia, é o pano de fundo da conversa entre Victoria […]mais
Coluna ACordaCultura - E agora, p'ra onde ir? Por Dany Lima.09.02.2021OCI Mais um ano começa, como esse mesmo espaço em branco que tenho diante de mim agora: um campo cheio de possibilidades que nos enche de gratidão por estarmos vivos e com capacidades de criação, ao mesmo tempo em que nos desorientamos, muitas vezes, sem saber por onde e como começar. Leia a íntegra. – Sou […]mais
Coluna Mais fatos, menos mentiras. Por Carlos Brickmann.08.02.2021Carlos BrickmannA melhor maneira de desmentir uma notícia falsa é publicar a verdade. A destruição das fake news não se faz por censura ou por arbítrio, mas trocando o falso pelo verdadeiro. Já ninguém diz, hoje, que quem toma vacina vai virar jacaré: a imbecilidade se desfez sozinha e sozinha mostrou quem é o jacaré. Esta […]mais