EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Porque é importante saber com quem eu estou falando? Por Alessandra Assumpção.

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Você já deve ter lido em vários lugares sobre a importância de desenhar uma persona para uma empresa. Isso facilita o entendimento de quem é o cliente e de como o negócio pode e deve se comunicar com ela.

Essa é uma estratégia de marketing digital primordial, onde a persona é representação fictícia do cliente ideal, baseada em dados reais de comportamentos e características demográficas, como também as motivações, os desafios, as preocupações e as histórias pessoais, tudo para que a empresa fale diretamente com ela e saiba exatamente o que ela quer e na hora que quer.

Persona, o que é?

Como escrevi acima, a representação de uma pessoa, ou melhor, o seu cliente ideal, de que você sabe do que gosta e quer para que o seu negócio entregue conforme as suas necessidades.

O negócio não precisa se limitar a apenas uma persona. Tente traçar conforme forem os produtos/serviços que você oferece, mas lembre-se de não exagerar… uma mesma persona pode consumir um ou mais produtos/serviços que você oferece.

Por que criar uma persona?

Fundamental para a estratégia de marketing, a(s) persona(s) são criadas para que a comunicação seja direcionada para elas e a empresa tenha mais chances de sucesso ao vender.

Ao definir a persona, a empresa consegue, segundo especialistas da ‘Resultados Digitais’:

  • Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  • Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
  • Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
  • Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever/produzir;
  • Entender onde os prospects buscam suas informações e como querem consumí-las.

Com quem estou falando?

O estudo da persona ajuda a determinar também o tom e a linguagem que a marca quer ter com seus clientes. Tanto para o conteúdo de blog, como para redes sociais, artigos, e-mail marketing e todos os canais em que se tem contato com o público.

Além disso, saber com quem você fala auxilia no desenvolvimento da estratégia do negócio e de comunicação. É preciso focar no cliente ideal com a linguagem mais assertiva e entender onde a empresa está e aonde quer chegar.

Uma estratégia bem estruturada consegue obter um diálogo mais preciso com os clientes e aumentar o número de conversão, ou seja, de vendas.

Por onde começar?

Comece desenhando e escrevendo as características desse cliente que é aquele que você quer que compre da sua empresa, aquele que vai questionar e ao mesmo tempo vai entender a autoridade que a sua marca tem no mercado e na confiabilidade que entrega.

Pense realmente como uma pessoa, mesmo que ela não exista, e crie todas as suas características. Dê nome, saiba a idade, os seus gostos e a conheça a fundo. Tudo para que você fale diariamente com ela e monte produtos e serviços para ela.

Um negócio não existe se não tiver uma comunicação direcionada para quem, efetivamente, pode comprar.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt