Está na hora de desligar o “achómetro”! Por Paula Ribeiro.

As empresas estão a produzir conteúdos e a dispará-los em todas as frentes digitais na esperança de envolver clientes ou gerar leads.

Investem recursos valiosos na criação de conteúdo antes de avaliar as necessidades e os interesses dos seus públicos e sem definir prioridades. O resultado? Um desastre…

Ou seja, as empresas estão a avançar com táticas sem ter uma estratégia efetiva. O risco que correm com esta metodologia é gerar confusão e sobrecarregar o cliente com demasiada informação. Para além disso, a frustração da ausência de resultados pode ser muito penosa. Então, a minha sugestão é: pare, escute, reorganize o jogo e avance!

O primeiro passo para começar a desenhar uma estratégia de marketing de conteúdo é desligar o “achómetro”! É preciso desenvolver um entendimento completo da jornada do cliente, documentar a sua experiência em vários pontos de contato ao longo do caminho.

Ou seja, esquecer-se de si mesmo e desenvolver a capacidade de “estar na pele do seu cliente” ou “calçar os seus sapatos”. É fundamental documentar os pontos negativos, desejos e necessidades do cliente em cada estágio da sua jornada e se isto lhe parece complicado, descanse. É simples e chama-se Customer Research.

Por isso, é importante desenhar o mapa da jornada do seu cliente com o “achómetro” desligado.

4 dicas para o ajudar a desligar o “achómetro”

1) Search Box – aquele retângulo com uma lupa que costuma estar no canto superior direito do seu site. Sim. Esse mesmo! Sabia que tem muita utilidade? Para além de ajudar o seu cliente a encontrar a informação que precisa mais rapidamente, serve também para você saber o que costuma ser pesquisado no seu site. Ou seja, serve para rastrear as necessidades de conteúdo dos potenciais clientes, o que procuram e o que efetivamente encontram.

2) Frequently Asked Questions (FAQ) – À semelhança do ponto anterior, se tirarmos um bocadinho do nosso tempo para analisar as perguntas frequentes e a linguagem utilizada, podemos identificar inúmeras necessidades de conteúdos.

3) Customer Relationship Management (CRM) – Muitas empresas têm ao seu dispor ferramentas de CRM poderosíssimas. Trazer informação para definir tópicos para produção de conteúdos digitais é potenciar um recurso que já existe e está totalmente disponível.

4) Amazon Customer Discussions – Saber do que se fala em fóruns de discussão. Quais são os comentários dos clientes. Registe-se e surpreenda-se! https://www.amazon.com/gp/forum/content/db-guidelines.html

A pergunta é a resposta

Fazer muitas perguntas ajuda a definir o mapa da jornada do seu cliente. Por isso, converse muito com quem lida com o cliente diariamente e identifique tópicos de temas para conteúdos valiosos.

Vá ao encontro das reais necessidades de conteúdo dos seus clientes. Seja assertivo e relevante.

Bons conteúdos!

Boa semana, um grande abraço e até breve!

Paula Ribeiro

Head of marketing and communication at bloom up | marketing content strategist | Trainer | Consultant

Ilustração de António Aires.