Os benefícios das trilhas de aprendizagem para a educação corporativa continuada. Por Letícia Araújo.

Sabemos que educar continuamente os indivíduos é uma prática cada vez mais adotada pelas organizações que desejam aumentar a performance de seus colaboradores e, consequentemente, seus resultados.

Existem metodologias diversas, com foco na aprendizagem de adultos, que podem ser utilizadas dentro de um plano estratégico de educação corporativa continuada. No entanto, precisamos sempre ter em mente que quanto mais simples o processo, mais aderência ele terá.

Para abarcar as necessidades individuais e setoriais de aprendizagem dos colaboradores, além de conhecer a fundo cada um deles – ou seja, seu perfil individual, conhecimento prévio sobre determinado assunto e familiaridade com as ferramentas e recursos educacionais, digitais ou analógicos -, é preciso escolher uma maneira de apresentação do conteúdo que, além de ser significativo, consiga cobrir ambas as necessidades de maneira individualizada.

As trilhas de aprendizagem se configuram em um excelente recurso neste sentido e permitem a personalização do ensino, um dos grandes benefícios da mesma. Por exemplo, se o gestor identifica que o colaborador precisa desenvolver sua comunicação interpessoal e sua escrita, além de levantar a necessidade do setor que ele está inserido, por exemplo, de vendas, em desenvolver habilidades de atendimento ao público por meio de mídias sociais, ele poderá desenhar uma trilha de aprendizagem que comporta todos esses conteúdos.

Além disso, um outro benefício do uso das trilhas de aprendizagem é que este gestor poderá combinar diferentes tipos de treinamentos, online síncrono ou assíncrono, momentos presenciais, mentorias, atividades avaliativas ou visitas a unidades da empresa, tornando a trilha dinâmica, engajadora e eficiente.

Por fim, o uso das trilhas de aprendizagem permite que o conteúdo educativo a ser apreendido seja ajustado no meio do caminho. Ou seja, caso os gestores identifiquem alguma outra necessidade de aprendizagem, eles podem inserir mais uma etapa na trilha do indivíduo, ajustando e adequando ainda mais às necessidades de desenvolvimento individual do mesmo.

Para tanto, é interessante que a organização busque no mercado plataformas de educação à distância que possam desenvolver o gerenciamento da aprendizagem corporativa, de maneira que todas as atividades da trilha estejam organizadas e sistematizadas para que o colaborador seja guiado em seu aprendizado.

Como visto, são muitos os benefícios das trilhas de aprendizagem. Vale lembrar sempre que todas as ações educacionais corporativas devem sempre estar atreladas aos objetivos estratégicos do negócio e, com o desenho deste percurso para o colaborador não seria diferente.

Imagem: Roberto Hund, no Pexels.

Letícia Araújo é empreendedora, mentora, consultora de Comunicação Corporativa, Marketing e Soluções Educacionais, professora de pós-graduação e formação tecnológica presencial e EaD, designer instrucional e apaixonada por comunicação, educação e tecnologia. Tem como propósito transformar pessoas por meio de uma educação empoderadora, comunicação eficaz e por soluções educacionais eficientes.