DNA DE MARCA - Coleção Adidas e Beyoncé: o poder de um ícone.

No final de 2020 a marca Adidas fez uma collab com a cantora Beyoncé para lançar uma coleção de roupas e acessórios agêneros. A cantora é um ícone da música, além de defender diversas causas importantes e ser exemplo para as mulheres, inspirando muitas delas, principalmente mulheres negras. Que Beyoncé possui muitos fãs todo mundo já sabe, mas acredito que nem todos sabem da sua força e capacidade de engajar pessoas, mesmo que seja para uma marca parceira.

Primeiramente, rumores apareceram falando que a cantora havia recusado uma proposta da Reebok para fazer uma collab, por conta da falta de representatividade entre seus executivos. Beyoncé teria deixado a reunião falando  “Ninguém nesta sala reflete meu histórico, a cor da pele, de onde vim e o que quero fazer”. Desde o anúncio da collab, a estrela chamou a atenção para a coleção e mostrou sua personalidade forte.

A Adidas x IVY PARK chegou às lojas com o posicionamento de ser uma coleção que representa três pilares: poder, liberdade e individualidade; tudo que reflete a personalidade de Beyoncé. O resultado foi que as peças esgotaram em poucas horas após o lançamento, inclusive aqui no Brasil, onde algumas peças chegaram a custar até R$1.199,99.

Essa collab só mostra a força que uma personalidade pode dar para uma marca. Se a estratégia for criada e aplicada da maneira correta, é bem provável que os seguidores da estrela adquiram o produto sem ao menos pensar.

O poder de Beyoncé automaticamente foi transferido para as roupas da coleção, o que fez com que os fãs adquirissem as peças na esperança de sentir o mesmo poder que ela. É assim que se faz uma collab marcante. Ao que tudo indica é possível que uma segunda coleção seja lançada e não há dúvidas que ela também será vendida rapidamente.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com, atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais e no momento atua em agências de publicidade e é colaboradora em diversos blogs.