EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Planejamento para quem quer crescer. Por Alessandra Assumpção.

Você deve saber que muitos de nós, brasileiros, deixamos as coisas para a última hora e isso só gera frustração e desespero para resolver o que precisa e é importante.

No empreendedorismo ou dentro de empresas, é preciso criar um planejamento para que as ações fiquem claras e sejam organizadas conforme as necessidades do negócio.

Planejamento

Segundo pesquisas, planejar é buscar informações e organizar sua experiência e conhecimento sobre a empresa, saber sobre os concorrentes, determinar os fornecedores, desenhar quais clientes quer atender, e ainda detalhar as metas e processos do negócio. Essa reunião de informações deve ser estruturada na forma de um plano de ação que a empresa deve seguir para que as tomadas de decisões sejam mais assertivas e torne a empresa o mais eficiente possível.

Planejar e empreender

Para empreender muitas pessoas, como eu, fazem por necessidade e o planejamento é feito depois. Tudo bem ser dessa forma, desde que seja feito.

Em toda virada de ciclo do negócio será necessário analisar as métricas do ciclo anterior e planejar as demais atividades que irão determinar o sucesso do negócio.

Por exemplo, em meu planejamento de 2020 eu demorei quase 40 dias para finalizar… e por quê? Eu analisei tudo que tive de retorno, busquei onde serão necessárias as melhorias, analisei os melhores meses para ofertar novos serviços, tudo porque antes disso, eu defini alguns objetivos para o meu negócio e explanei quais metas eu preciso alcançar em cada mês, para que no fechamento desse ciclo eu tenha atingido o sucesso desenhado.

Os principais passos para se fazer um bom planejamento são:

– Definir os objetivos do negócio;

– Quais serão os principais produtos e/ou serviços;

– Quem serão os seus principais clientes;

– Onde será localizada a empresa;

– Qual o montante de capital a ser investido;

– Qual será o faturamento mensal;

– Que lucro você espera obter do negócio;

– Em quanto tempo espera-se que o capital investido retorne.

Planejei e como executar?

1 – Com o estabelecimento de objetivos e propósitos, pode-se conceber um planejamento detalhado de ações (assim como as respectivas projeções financeiras) que seja efetivamente exequível. Sim, aqui podemos estabelecer pontos e elementos desafiadores que nos empurrem para frente, mas sem maluquices. Ou seja, um planejamento precisa ser realista;

2 – Não é hora para vertigens, exageros ou forçadas de barra. Compromissos irrealistas invariavelmente caem no descrédito, e isso vale tanto no mundo empresarial como no pessoal/profissional;

3 – Estabeleça uma estrutura detalhada de cronogramas;

4 – Em meio a estas concepções será necessário conhecer ou prever o conjunto de obstáculos, resistências e complicações que naturalmente surgirão. Lembre-se; nesta viagem não haverá estradas sem buracos, e mais, alguns buracos aparecerão na última hora, surpreendendo todas as expectativas;

5 – Com todos estes cuidados, você poderá cair na armadilha de tentar acelerar o processo ao constatar que a fase de preparação demanda tempo demais. Não deixe esta ideia dominar a sua cabeça e segura a ansiedade. A preparação é o alicerce da execução;

6 – Passe para a fase de execução e cumpra os cronogramas com precisão. Aqui, disciplina e organização são temas indissociáveis;

7 – Controle a execução com rigor.

Por isso, trace objetivos e metas alcançáveis, tendo consciência de que você irá precisar delegar tarefas e contar com a ajuda de algumas pessoas, percebendo também o que poderá fazer sozinha.

Busque sempre planejar, almejando o seu crescimento, pense onde você pode ir além dos resultados que já vem tendo e quais as metas e ações diárias para que você consiga realizá-los.

Planejamento é a direção e o norte para que o seu propósito seja reconhecido.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt