Comunicação real para pessoas reais. Por Nayara Brito.

Não tem jeito: quando criamos conteúdo para um determinado tipo de público, sempre queremos agregar valor e alcançar algum objetivo com a mensagem que estamos entregando. Utilizamos de diversos gatilhos mentais, elevamos a autoestima das nossas marcas e todo o discurso se torna simplesmente incrível! De fato, não há problema nenhum em enaltecer os benefícios de produtos e serviços a fim de aumentar vendas, se posicionar como referência no mercado ou, alcançar qualquer tipo de resultado, seja qual for o objetivo de comunicação que o negócio tenha – trabalhamos para isso, inclusive, e retornos sobre o investimento são muito importantes.

No entanto, quando tratamos de comunicação real para pessoas reais, tratamos acerca de uma comunicação que é muito mais sobre para quem se fala do que sobre quem fala; que emite e dá voz ao mesmo tempo – o que gera compartilhamento, estimula a conversa, conquista a parceria, e sobretudo, é verdadeira e coerente com a realidade do público atingido. E é sobre esse último ponto que queremos tratar aqui.

Conteúdos reais atendem pessoas reais, com dores reais, com expectativas reais, sentimentos e comportamentos reais. Conteúdos reais são construídos por marcas e profissionais que são autênticos e que oferecem soluções que vão de encontro com a realidade e a necessidade de seus clientes, conectando-se com eles de uma forma que vai além de uma simples compra de um item ou serviço, online ou offline.

Comunicar-se de maneira real é sobre gerar aproximação, identificação, confiança e afeição em públicos que requerem horizontalidade, transparência, valor agregado e humanização nos relacionamentos que possuem – ou que têm a intenção de possuir – com marcas e organizações. Tudo o que vier fora disso se torna superficial e distante, fantástico demais para ser verdade e sensacional demais para se acreditar – se torna irreal. E tornando-se irreal, torna-se também irrelevante e inconsistente: tudo o que não queremos associar à comunicação, feita por nós, reais, humanos e competentes comunicadores.

Nayara Brito é relações-públicas e dedica suas escritas a temas que geralmente causam inquietações e questionamentos em sua mente. Sempre pautada em assuntos que se originam da comunicação como um todo, procura transmitir um pouco de suas reflexões, experiências e estudos por meio de seus conteúdos. Acompanhe seu trabalho também em https://www.linkedin.com/in/nayarabrito/.