A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Análise

Sobre a concessão de registro profissional de relações-públicas a concluintes de cursos 'análogos' ao de RP.

09.06.2019
Marcondes Neto
Há exato 1 mês publiquei em minhas redes sociais uma CARTA ABERTA explicando as minhas razões para pedido de licença do cargo de conselheiro efetivo do Conferp. Agora, com a publicação da  Resolução Normativa 99 – 2019, creio que fica mais claro o espírito de minhas colocações. Respeitando a suprema colegialidade das decisões, recolhi-me à difícil […]
mais
Coluna

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DE QUALIDADE - O estilo na redação da comunicação corporativa.

09.06.2019
Elisa Kopplin Ferraretto
Os textos utilizados na comunicação de uma organização com seus públicos – sejam matérias jornalísticas, comunicados internos, mensagens por e-mail, cartazes, postagens nas mídias sociais, campanhas, materiais de eventos, vídeos etc. – devem ter um estilo próprio, com uma tripla marca: a da organização, a do público e a do canal. • A organização possui valores, e estes […]
mais
Clipping

DE PORTUGAL PARA O MUNDO - Um clube de futebol. Uma marca. E um pensamento no futuro das ações de marketing.

08.06.2019
Caroline Kalil Reimann
Deu em 05/06/2019 no Jornal Observador de Portugal, na matéria de Ana Pimentel: O clube Benfica de Portugal torna-se o primeiro grande time de futebol europeu a aceitar criptomoedas como forma de pagamento em bilhetes e produtos de merchandising. LINK – https://observador.pt/2019/06/05/benfica-faz-parceria-com-utrust-e-o-primeiro-grande-clube-europeu-a-aceitar-criptomoedas/ COMENTÁRIO https://www.youtube.com/watch?v=PdMQ994Y1jc Um dos maiores times de futebol da Europa está em um processo […]
mais
Coluna

Reforço das carreiras pode conduzir mais mulheres ao topo no ensino superior.

07.06.2019
Executiva.pt
Destaque da semana Executiva.pt: Esta foi a ideia defendida por Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na apresentação do Plano para a Igualdade do ISCTE-IUL e da Carta de Princípios para a Igualdade no Ensino Superior, elaborados no âmbito do projeto SAGE. LINK – https://executiva.pt/reforco-das-carreiras-pode-conduzir-mulheres-ao-topo-no-ensino-superior/
mais
Clipping

'Uma boa negociação pode ser equilibrada e respeitosa, pode envolver inclusão e parceria'.

07.06.2019
OCI
Deu no Portal Draft (30/05/2019), em matéria de Fernanda Cury: Estamos constantemente exercitando a capacidade de argumentar, ceder até chegar a um acordo. Isso acontece na reunião de condomínio, na vida familiar, na hora de decidir em qual restaurante ir com os amigos. LINK – https://projetodraft.com/uma-boa-negociacao-pode-ser-equilibrada-e-respeitosa-pode-envolver-inclusao-e-parceria/
mais
Clipping

'A comunicação ainda é muito unilateral'.

06.06.2019
OCI
Deu no Portal Panorama Mercantil (29/05/2019), em matéria de Fernando Vogt: Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Mdic, mostra que boa parte das empresas iniciantes não conseguem se manter no mercado. Ou seja, três em cada dez empresas que estão começando na área de tecnologia fecham as portas. LINK – https://www.panoramamercantil.com.br/a-comunicacao-ainda-e-muito-unilateral-fernando-vogt-diretor-comercial-da-startup-target-mp/
mais
Clipping

WMcCann conquista comunicação integrada do Walmart.

05.06.2019
OCI
Deu no Meio & Mensagem (30/05/2019), em matéria de Bárbara Sacchitiello: O Walmart Brasil informa que a WMcCann é sua nova agência de publicidade responsável pela comunicação integrada de todas as suas bandeiras de hipermercados, supermercados e atacadistas. Isso compreende as marcas Walmart Brasil, Big, Hiper Bompreço, Mercadorama, Nacional, Todo Dia, Bompreço e Maxx. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/05/30/walmart-escolhe-wmccann-como-sua-nova-agencia-de-publicidade.html
mais
Clipping

Diversidade: primeiros passos para promover a inclusão nas empresas.

05.06.2019
OCI
Deu no Portal Consumidor Moderno (30/05/2019), em matéria de Ana Bavon: Promover a diversidade e a inclusão nas empresas vai além de criar um ótimo clima organizacional e um espaço de equilíbrio e respeito relacionados a diferentes gêneros, culturas, etnias, orientações sexuais, classes sociais, diferenças etárias, entre outros. LINK – https://www.consumidormoderno.com.br/2019/05/29/diversidade-primeiros-passos/
mais
Clipping

'Mulheres não devem ser promovidas por serem mulheres, mas pelo bem dos negócios', diz líder global da Scania.

03.06.2019
OCI
Deu na Época Negócios (03/04/2019), em matéria de Érica Carnevalli: Karin Rådström, diretora global de vendas e marketing da empresa, acredita que diversidade e sustentabilidade são necessidades atuais para atrair talentos e atender à demanda crescente do mercado. LINK – https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/04/mulheres-nao-devem-ser-promovidas-por-serem-mulheres-mas-pelo-bem-dos-negocios-diz-lider-global-da-scania.html
mais
Coluna

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DE QUALIDADE - Imagens utilizadas devem representar o público e respeitar sua diversidade.

02.06.2019
Elisa Kopplin Ferraretto
Grande parte do sucesso da comunicação corporativa passa pela identificação do público-alvo com a mensagem. As imagens utilizadas em peças de comunicação, portanto, devem representar as pessoas a quem elas se destinam. Nas campanhas de comunicação interna, existem dois caminhos a seguir: produzir fotografias dos próprios colaboradores ou utilizar bancos de imagens disponíveis na rede. Em ambos casos, é […]
mais
Clipping

DE PORTUGAL PARA O MUNDO - Você pode dirigir um BMW por 800 euros!

01.06.2019
Caroline Kalil Reimann
Quer dizer… uma trotinete da BMW E-Scooter. Deu em 25/05/2019 no 4GNews – ‘Lançamento da trotinete da marca BMW, entra em um mercado cada vez mais concorrido em Portugal’. LINK – https://4gnews.pt/bmw-lanca-a-sua-primeira-trotinete-eletrica-e-nao-vais-acreditar-no-preco/ COMENTÁRIO A brincadeira do momento? Um novo meio de transporte? As trotinetes elétricas ou patinetes – como falamos no Brasil -, tomaram conta […]
mais
Coluna

TECNOLOGIA E NOVAS PERSPECTIVAS - Quais as perspectivas éticas e estéticas da comunicação na era digital?

01.06.2019
Juliana Xavier
Os avanços tecnológicos geram mudanças incontornáveis de um nível para outro e levam a constante reflexão sobre o processo histórico e cultural de cada setor da atuação humana. E na comunicação não é diferente. Não há como os profissionais de comunicação ficarem alheios a tais mudanças. De fato, existe uma grande dificuldade do discurso em […]
mais
Coluna

COMUNICANDO NO TERCEIRO SETOR - Cuidado para não desumanizar os públicos.

31.05.2019
Larissa Maschio
Às vezes, em ambientes institucionais, pode-se, conscientemente ou não, submeter stakeholders a um processo de desumanização, no qual estes são observados apenas sob a perspectiva numérica, gerando nas equipes percepções simplórias a respeito de sentimentos e emoções concebidos pelos públicos a partir dos conteúdos divulgados. Deste modo, tal banalização pode, por exemplo, gerar divergências entre […]
mais
Clipping

Contato com a natureza melhora a saúde mental na idade adulta.

30.05.2019
OCI
Deu no Correio Braziliense (22/05/2019), em matéria da Redação: Crianças que vivem essa experiência podem se tornar adultos menos vulneráveis ao surgimento de problemas como nervosismo e depressão, mostra estudo espanhol. Resultado reforça a importância de levar os pequenos a ambientes livres. LINK – https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2019/05/22/interna_ciencia_saude,756385/contato-com-a-natureza-melhora-a-saude-mental-na-idade-adulta.shtml
mais
Nota

E o portal OCI continua em franca expansão. Desde janeiro são 16 novos colaboradores.

28.05.2019
OCI
Nosso time de conteudistas está aumentando e seu mais novo integrante é Gustavo Costa, relações-públicas que desenvolve trabalhos de comunicação para empresas em São Paulo. Em 2018 ele ganhou o Prêmio Universitário Aberje com um trabalho sobre planejamento estratégico para a Sabesp, além de produção científica sobre Ética, Reputação e Posicionamento no Supremo Tribunal Federal […]
mais
Artigo

No divã com o aplicativo Replika: o reflexo narcisista na Era da Inteligência Artificial. Por Luana Alahmar.

28.05.2019
OCI
Ao ler o relatório ‘Trend.Watching’ – que apontava 5 tendências para 2018 (https://trendwatching.com/quarterly/2017-11/5-trends-2018/) – conheci o aplicativo Replika. O Replika utiliza técnicas de inteligência artificial para aprender tudo sobre o usuário, inclusive seu jeito de escrever, criando uma espécie de clone virtual. A proposta é ter uma réplica de si no smartphone, capaz de conversar, […]
mais
Clipping

Expansão desordenada aumenta risco de falta de água na macrometrópole paulista.

27.05.2019
OCI
Deu na Agência FAPESP (22/05/2019), em matéria da Elton Alisson: Do total de 33 milhões de habitantes da macrometrópole paulista, 3,8 milhões vivem hoje em condições precárias. Essas pessoas estão distribuídas em 113 dos 174 municípios da área, que engloba as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Sorocaba, Vale do Paraíba e Litoral Norte, além […]
mais
Coluna

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DE QUALIDADE - Comunicação precisa planejar o inesperado.

26.05.2019
Elisa Kopplin Ferraretto
Como em qualquer área, na comunicação corporativa o planejamento é essencial. Deve estar alinhado aos objetivos estratégicos da organização, prevendo ações que contribuam para que esta alcance seus resultados. Caso contrário, a área de comunicação se torna um ‘varejão’ que atende a demandas de todos os lados, sem foco, impossibilitada de medir a eficácia de […]
mais
Clipping

DE PORTUGAL PARA O MUNDO - A Guerra Fria de 2019: duas potências mundiais em conflito, traçam o futuro de uma marca em plena expansão.

25.05.2019
Caroline Kalil Reimann
Deu em 20/05/2019 no Observador de Portugal, na matéria de Cátia Bruno: Em plena expansão, a marca chinesa Huawei vê seu destino incerto no mercado de smartphones a partir das regulamentações do Governo americano, colocando a empresa na ‘lista negra’ do comércio do país. LINK – https://observador.pt/especiais/vem-ai-o-inverno-5-respostas-para-entender-a-guerra-fria-tecnologica-entre-os-eua-e-a-huawei/ COMENTÁRIO Um conflito entre potências da tecnologia mundial […]
mais
Clipping

Por que ativar é tão importante quanto patrocinar?

23.05.2019
OCI
Deu no Portal Medium (11/04/2019), em matéria de Fernanda Hack: A entrega de uma experiência é cada vez mais valorizada pelos consumidores de forma geral. É unânime o quanto isso tem importância no retorno para as marcas. Afirmo isso por entender que as ativações têm papel fundamental no sucesso de um patrocínio. LINK – https://medium.com/fmrp/por-que-ativar-%C3%A9-t%C3%A3o-importante-quanto-patrocinar-8cc694ec0986
mais
Clipping

Revolução na Interação com o Cliente – Conversa Natural por Voz.

23.05.2019
OCI
Deu no Velip (15/01/2019), em matéria de José Roberto Aragão: Estamos passando nos últimos anos por uma revolução na forma como clientes interagem com sistemas e dispositivos. Recentemente tivemos um rápido crescimento na automação do atendimento através de conversas por texto, os  chatbots, acessados em um site, no Facebook Messenger ou pelo Whatsapp. LINK – https://www.velip.com.br/revolucao-na-interacao-com-o-cliente-conversa-natural-por-voz/
mais
Clipping

Artigo 13 e diretriz de direitos autorais na internet aprovados na Europa: o que isso significa?

23.05.2019
OCI
Deu no G1 (27/03/2019), em matéria da Redação: G1 tira dúvidas sobre aprovação de texto de direitos autorais pelo Parlamento Europeu, que traz novas regras sobre como conteúdo deve ser tratado na web. LINK – https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/03/27/artigo-13-e-diretriz-de-direitos-autorais-na-internet-aprovados-na-europa-o-que-isso-significa.ghtml
mais