CIRCUITO DA LIDERANÇA - Planejar o futuro e também estar presente no presente. Por Gisele Mírian.

Share Button

E, de repente, é julho de 2019! Uau, como passou rápido! Ou será que essa sensação é apenas minha?

Consigo me lembrar da contagem regressiva, no dia 31 de dezembro de 2018, e logo estaríamos em 2019. E quantos sonhos e objetivos estavam na lista de realizações do novo ano? Muita energia e disposição, boas intenções e muito desejo de que tudo se realizasse no ano que estava para chegar. Porém, nem sempre o realizado sai como o planejado.

No último domingo, 30/06/2019, o primeiro semestre de 2019 despediu-se de nós. E qual a análise do seu ano até aqui? Qual o balanço? O que já realizou ou que vai rever em sua lista? Muitas vezes é importante fazer as pazes com a realidade e encarar de frente, com leveza e sabedoria, que algumas coisas não cabem mais ou precisam de revisão no seu planejamento.

Planejar é muito importante. O planejamento nos traz um norte, baixa a ansiedade e nos proporciona clareza de que quais recursos serão necessários para se chegar ao destino definido. E também deve ser flexível no sentido de se repensar opções e possibilidades quando a rota definida não está dando certo. É preciso se perguntar, o tempo todo, ‘O que estou tomando como verdade, que talvez não seja?’ – ‘O que eu ainda não percebi que, ao perceber, pode me colocar mais perto de alcançar o meu objetivo?’.

O planejamento nos faz movimentar para frente, para o futuro. Entretanto, é saudável ficar atento ao quanto estamos olhando para a frente e trabalhando para o nosso futuro, sem deixar o presente virar um passado sem ser vivido. Já pensou sobre isso?

Estamos tão cheios de metas, em uma era de tal alta performance, superações e crescimento, que às vezes temos a sensação de não estar presentes no presente e, mais, vivendo em alta velocidade em direção ao futuro. Quando não, algumas pessoas estão vivendo do excesso de passado e também esquecendo de estar no presente.

Parece óbvio, só que depois de um tempo, descobrimos que o óbvio não existe. Quase sempre teoria e prática andam distantes. E a vida, que poderia ser simples, se torna mais complexa e desafiadora. Em um mundo com tantas possibilidades e opções, facilidades e oportunidades, estar presente no presente tornou-se um desafio. São tantas coisas concorrendo à nossa atenção que manter o foco tem se tornado uma das metas mais ousadas de se alcançar.

Quanto mais presente estou no meu presente – e consigo manter o foco e atenção no agora -, melhores serão os meus resultados. Presença e produtividade andam de mãos dadas. Estando presente, percebendo e vivendo o que realmente acontece à minha volta, tenho mais clareza de onde estou e, principalmente, para onde vou e como quero chegar. Consigo rever as estratégias e repensar os planos traçados. Assim vale para os projetos de vida e claro, também, para os profissionais.

Reveja suas metas e o que você ainda quer alcançar até o final de 2019. O que você precisa fazer para chegar lá? Quais são as pessoas que podem impactar positivamente e te ajudar? E principalmente, o que você gosta de fazer no momento presente para se sentir bem e feliz, com a sensação de estar vivendo plenamente a sua vida, sem perder o rumo do seu futuro?

Que a sua jornada seja repleta de boas realizações e que você esteja presente no seu presente!

Um segundo semestre incrível para você! Abraços.

Gisele Mírian – Especialista em Desenvolvimento Estratégico de Pessoas (www.linkedin.com/in/giselemirian) – Nordex Consultoria Empresarial (www.nordexconsultoria.com.br).

2 respostas para “CIRCUITO DA LIDERANÇA – Planejar o futuro e também estar presente no presente. Por Gisele Mírian.”

  1. Luciana Targon disse:

    Adorei Vi, parabéns pelo texto, uma bela reflexão

  2. Boas dicas para o segundo semestre, planejamento sempre…
    Obrigado!
    Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *