CIRCUITO DA LIDERANÇA - Ser humano antes de liderar. Por Gisele Mírian.

No meu trabalho com desenvolvimento de pessoas, ouço com frequência as pessoas me perguntarem se vamos trabalhar ‘somente o profissional’? E eu respondo com outra pergunta: são dois de você, um pessoal e outro profissional? Às vezes até brinco, pedindo para que me apresentem o ‘outro pessoal’, já que só vou trabalhar com o profissional dele.

Brincadeiras à parte, é muito mais comum do que podemos imaginar a questão das pessoas quererem olhar o seu lado profissional sem considerar que, antes de ocupar uma posição, um cargo, ou escolher uma carreira, existe ali um ser humano repleto de expectativas, sonhos, medos, angústias e dúvidas, que precisa olhar para todas as áreas de sua vida, inclusive a profissional.

Somos seres integrais, e como tal, devemos cuidar dos vários aspectos que compõem a nossa vida. Se algum aspecto for esquecido, ou por alguma razão não for cuidado, em algum momento ele vai ‘roubar’ energia da área que estiver funcionando bem.

Vou explicar melhor. Se, por exemplo, cuido da minha carreira muito bem e estou sempre me aprimorando, investindo no meu desenvolvimento profissional e vou crescendo, porém, não cuido da minha saúde física ou emocional. Essas áreas negligenciadas vão interferir no meu ‘eu profissional’ e impactar negativamente os meus resultados. Pode até demorar para isso acontecer, mas é inevitável.

Acredito que o nosso desenvolvimento seja de forma integral. É importante definirmos nossos pilares de evolução, aquelas áreas mestras que vão nortear nossas realizações e crescimento. E não há uma fórmula ou receita, mas sim aquela forma que mais se identifica e funciona pra você. Tem que fazer sentido para nos comprometermos.

Assim, quais são as áreas ou esferas da sua vida para as quais você define seus objetivos e se motiva para alcançá-los? Eu por exemplo, defini para mim as seguintes esferas: espiritual, emocional, física, intelectual, relacional e financeira. A partir dessas áreas-macro defino minhas metas, o que quero realizar em cada uma delas, e escrevo o meu plano de ações de forma mais especifica, e os prazos para realização.

E, para cada um de nós, tais áreas ou esferas, como preferir chamar, terá um significado. Eu gosto de trabalhar o meu espiritual, independente de religiosidade, de meditar nas questões da minha vida, fazer meus rituais de conexão comigo mesma, momento de respirar, inspirar… para não pirar.

Como vou cuidar dos meus relacionamentos? E aqui é 360 graus: todas as relações estão envolvidas, trabalho, amigos, família, social. E assim vou definindo as metas para cada esfera. Como estou sempre estudando e aprendendo sobre o comportamento e o desenvolvimento humano, considero os objetivos profissionais dentro da esfera intelectual – o que, para mim, acaba fazendo mais sentido. Mas você pode definir quantas esferas e quais quiser. Apenas uma sugestão, se ficar entre 4 e 6 áreas será mais fácil para definir e acompanhar suas metas.

E a liderança?

Por isso, antes mesmo de definir suas metas como líder ou de como desenvolver ou aprimorar a sua liderança, lembre-se que você é um ser humano, com várias áreas em sua vida que precisam de atenção tanto quanto sua carreira. Cuidar dos relacionamentos, por exemplo, contribui também para a sua liderança. Ser um melhor pai, marido, esposa, mãe, amigo, amiga, trabalhar a sua rede de relacionamentos aprimora seu relacionamento interpessoal e consequentemente, você melhora como líder.

Quando assumimos nossa humanidade, vulnerabilidades e virtudes, evoluímos em nossa capacidade de liderança. Trabalhamos o primeiro nível de liderança quando somos capazes de liderar a nós mesmos, e assim, estaremos mais seguros para liderar os outros. Ao cuidar da nossa boa forma física e emocional, cuidamos da nossa liderança. Estamos produzindo hormônios do bem-estar e isso reflete em nossa forma de conduzir pessoas e realizar o nosso trabalho diariamente.

Desta forma, deixo aqui o meu convite para que você possa se olhar de forma integral, definir suas metas pessoais e também profissionais. Seja gentil com você, sabendo que não terá todas as respostas. Contudo, ao se permitir, poderá ter os melhores aprendizados com todos à sua volta: liderados, pares, líderes e, principalmente, com todos aqueles que fazem parte da sua vida pessoal – pessoas que te amam, torcem por você e também te desafiam a ser melhor todos os dias.

Desejo uma jornada bem humana para você! Abraços!

Gisele Mírian – Especialista em Desenvolvimento Estratégico de Pessoas (www.linkedin.com/in/giselemirian) – Nordex Consultoria Empresarial (www.nordexconsultoria.com.br).