A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Clipping

Por que a diversidade importa nas contratações e como fazer inserção social.

28.03.2019
OCI
Deu no Blog do Empreendedor Estadão (27/02/2019) em matéria de Maure Pessanha: O desafio da empregabilidade no Brasil tem desviado a atenção para uma questão premente: como pensar a inserção de pessoas no mercado de trabalho, ultrapassando a lógica de oferecer emprego. LINK – https://pme.estadao.com.br/blogs/blog-do-empreendedor/por-que-a-diversidade-importa-nas-contratacoes-e-como-fazer-insercao-social/ Victor Francisco Ferreira Bernardi é estudante de RP do FIAM-FAAM e estagia […]
mais
Clipping

Promova mais integração e a produtividade com a Comunicação Interna.

28.03.2019
OCI
Deu na Agência P3K  (21/01/2019): Investir na comunicação com o público é essencial para uma marca. São as ações, propagandas e ferramentas do tipo que permitem que ela ganhe a visibilidade, admiração e, principalmente, a confiança de clientes e fornecedores. LINK – https://p3k.com.br/blog/promova-mais-integracao-e-a-produtividade-com-a-comunicacao-interna/ Dyalla Teles é estudante de RP do FIAM-FAAM e estagia no ECI-OCI.
mais
Clipping

Legislação e ética na publicidade: visões de diferentes pensadores.

28.03.2019
OCI
Deu no Portal Medium (24/09/2018), na matéria de Felipe Caetano: O que pensam diversas cabeças do meio da comunicação? O objetivo do artigo é esclarecer e analisar a importância da ética e da Legislação Publicitária para o meio de Comunicação, com foco em Publicidade e Propaganda. LINK – https://medium.com/@ofecaetano/legislação-e-ética-na-publicidade-visões-de-diferentes-pensadores-5e23d5d0e650 Dyalla Telles é estudante de RP do […]
mais
Clipping

Comunicação sem censura, como de Olavo de Carvalho, favorece ou prejudica?

28.03.2019
OCI
Deu no Portal UOL  (19/03/2019), na matéria de Reinaldo Polito: Nos últimos tempos Olavo de Carvalho se projetou com destaque nas redes sociais. Já era conhecido pela publicação de seus livros, mas a internet o catapultou para patamares ainda mais altos… LINK – https://economia.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/reinaldo-polito/2019/03/19/olavo-de-carvalho-comunicacao-sem-censura-uso-palavroes.htm Dyalla Telles é estudante de RP do FIAM-FAAM e estagia no ECI-OCI.
mais
Clipping

Conar abre representação contra propaganda da Empiricus.

25.03.2019
Marcondes Neto
Deu anteontem n’O Globo (P. 24), na matéria de Bruno Rosa e Luciana Casemiro: Medida foi tomada após denúncias de consumidores contra um anúncio sobre o patrimônio da funcionária Bettina; empresa declarou não ter sido notificada. LINK – https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2019/03/25/conar-abre-representacao-contra-propaganda-da-empiricus.ghtml COMENTÁRIO O ‘caso Bettina’ enche as páginas dos jornais porque a mídia simplesmente adora quando as polêmicas […]
mais
Coluna

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DE QUALIDADE - A comunicação corporativa só funciona quando a informação sai de onde tem que sair e chega onde deve chegar!

24.03.2019
Elisa Kopplin Ferraretto
Nas organizações, a boa comunicação contribui para a transparência pública e o compartilhamento de informações úteis aos cidadãos. Existem muitas estratégias e receitas que sugerem como se obter sucesso na comunicação corporativa. Mas vamos falar de forma bem simples: para que ela dê certo, a informação tem que sair de onde deve sair e chegar […]
mais
Clipping

Marcas apostam em marketing de conteúdo.

22.03.2019
Marcondes Neto
Deu anteontem n’O Globo (P. 10): Projeto multiplataforma com série inédita foi desenvolvido para Jeep pelo G. Lab. LINK – https://epoca.globo.com/marcas-apostam-em-marketing-de-conteudo-23516710 COMENTÁRIO O fim está próximo. Fim da divisão entre as atividades editoriais e publicitárias nos veículos de comunicação. Pior que isso – atividade típica de patrões mergulhados na ideologia do ‘mais-com-menos’ – é que profissionais […]
mais
Clipping

Internet vê alfinetada da CVM em Bettina e Empiricus nas redes sociais.

22.03.2019
OCI
Deu ontem no website ‘Bem Paraná’: ‘Estou te dando conselhos financeiros. Eu nunca tentaria te vender um produto…’. Legenda: Cordeiro ou lobo? CVM aponta importância de procurar especialista ao investir. SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS): ‘Estou te dando conselhos financeiros. Eu nunca tentaria te vender um produto…’, diz uma publicação de terça-feira (19) na página educacional […]
mais
Clipping

Empresa lança aplicativo para gerenciar gestão de pessoas

21.03.2019
OCI
Deu no Correio Braziliense (14/03/2019), na matéria de Bruno Santa Rita: A ROIT, uma empresa de Consultoria e Contabilidade, lançou um aplicativo para gerenciar gestão de pessoas com o objetivo de diminuir o processo manual do setor de RH das empresas. LINK – https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/03/14/internas_economia,742980/empresa-lanca-aplicativo-para-gerenciar-gestao-de-pessoas.shtml
mais
Clipping

Mulheres ocupam 69% dos cargos de liderança em comunicação corporativa.

21.03.2019
OCI
Deu na Exame (12/02/2019), na matéria da Agência Brasil: Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial mostra o atual cenário da presença das mulheres em cargos de liderança e os índices que representam a participação delas, em relação aos homens, quanto aos quesitos salário, geração e escolaridade. LINK – https://exame.abril.com.br/carreira/mulheres-ocupam-69-dos-cargos-de-lideranca-em-comunicacao-corporativa/
mais
Clipping

Governo nomeia militar para fortalecer comunicação institucional integrada.

21.03.2019
OCI
Deu no Correio Braziliense (11/03/2019), na matéria de Rodolfo Costa: Publicada no Diário Oficial da União a nomeação de um coronel, ex-chefe da assessoria de imprensa do Exército, para exercer o posto de diretor do Departamento de Publicidade da Secretaria de Publicidade e Promoção da Secretaria de Comunicação Social (Secom). LINK – https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/03/11/interna_politica,742279/governo-nomeia-militar-para-fortalecer-comunicacao-institucional-integ.shtml
mais
Clipping

Ministério proíbe Ibama e ICMBio de se manifestarem sem autorização prévia.

21.03.2019
OCI
Deu no Diário do Comérico e Indústria (13/03/2019), na seção ‘Política’: Ministro do meio ambiente impôs silêncio aos institutos Ibama e ICMBio. A orientação dada aos órgãos que integram sua pasta, é a de que não se manifestem sem a prévia autorização do ministério. LINK – https://www.dci.com.br/politica/ministerio-proibe-ibama-e-icmbio-de-se-manifestarem-sem-autorizac-o-previa-1.786250
mais
Clipping

Os desafios do approach 'Consumer Centric' para o mercado financeiro.

21.03.2019
OCI
Deu no Meio&Mensagem (18/03/2019), em matéria de Isabella Lessa: Bancos buscam melhor opção para trabalhar com o grande número de informações gerado em seus processos, suprindo de maneira mais eficaz as necessidades de seus consumidores. Entre outros desafios, está o de oferecer produtos e serviços, através de uma comunicação mais individualizada. LINK – https://sxsw.meioemensagem.com.br/noticias2019/2019/03/18/acessibilidade-e-descentralizacao-desafiam-mercado-financeiro/
mais
Clipping

'Precisamos de mais pensadores, não de tarefeiros', diz Cientista Chefe do Experian DataLabs.

21.03.2019
OCI
Deu na Época Negócios (13/03/2019), em matéria de Ediane Tiago: Renato Vicente não gosta do termo ‘inteligência artificial’. Para ele, as máquinas são excelentes na força bruta dos cálculos. A análise dos dados cabe aos humanos. LINK – https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/03/precisamos-de-mais-pensadores-nao-de-tarefeiros-diz-cientista-chefe-do-experian-datalabs.html  
mais
Coluna

COLOCA NA RODA - Como a cobertura de tragédias e as formas de contá-las fala sobre nós enquanto sociedade que produz e compartilha notícias?

20.03.2019
Bruna Martins
2019 começou de forma pesada no Brasil. Há quem diga, inclusive, que não houve um só dia sem pelo menos uma notícia ruim. De fato, parece que estamos em um círculo repetitivo de tragédias humanas, políticas e sociais de todos os lados. E acompanhar essas coberturas pela timeline das redes sociais, pelos jornais online ou […]
mais
Coluna

ET CETERA & COMUNICAÇÃO - É miopia ou falta de empatia em não escutar o cliente a ponto de arriscar o próprio negócio?

20.03.2019
Tatiane Matheus
Aí o desafio é estar sempre consciente, sobretudo, nos momentos em que o local que estamos está extremamente confortável, pois é nessa hora que todos os nossos sentidos precisam estar apurados para ver a mudança do mercado… Leia a íntegra. – Tatiane Matheus, jornalista, pós-graduada em Política e Relações Internacionais, com especialização em Didática para […]
mais
Coluna

O MANTRA É O DIÁLOGO - 5 estratégias de manipulação em massa utilizadas diariamente contra a população.

14.03.2019
Ana Moura
Noam Chomsky é um linguista, filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano. Ele é reverenciado em âmbito acadêmico como ‘o pai da linguística moderna’, e também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica. Inspirado nas idéias de Noam Chomsky, o francês Sylvain Timsit elaborou a lista das ’10 estratégias mais […]
mais
Clipping

Web, 30 anos: a internet como um direito da humanidade.

14.03.2019
Marcondes Neto
Deu anteontem no Meio & Mensagem: Tim Berners-Lee, criador do WWW, propõe um contrato global entre cidadãos, empresas e governos pelo bem da rede. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/03/12/web-30-a-internet-como-um-direito-da-humanidade.html?adtagid=&utm_term=Web%2C+30+anos%3A+a+internet+como+um+direito+da+humanidade&utm_campaign=Meio+%26+Mensagem+News&utm_source=e-goi&utm_medium=email COMENTÁRIO Aí você posta algo importante no seu grupo de WhatsApp ou Facebook. E, imediatamente, o assunto já morreu na tsunami típica das redes sociais… A internet e as […]
mais
Artigo

O que nos manterá relevantes enquanto profissionais diante da escassez de vagas de emprego? Por Daniella Rodrigues.

14.03.2019
OCI
O avanço tecnológico tem proporcionado grandes transformações em nossa sociedade e em nossa relação com o trabalho. A rapidez com que essas mudanças acontecem nos deixa com a sensação de estarmos sempre com o repertório atrasado. De acordo com um estudo realizado em 2016 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quase dois terços […]
mais
Nota

Analfabetismo funcional em comunicação institucional.

11.03.2019
Marcondes Neto
O artigo ‘Governar pelo Twitter’, publicado no jornal O Globo (P. 2) pelo jornalista Merval Pereira, faz uma peremptória afirmação inicial: ‘O presidente Jair Bolsonaro no cotidiano do governo padece de uma paradoxal dificuldade institucional de comunicação, que não existia no candidato Bolsonaro…’. Apesar das vírgulas (presentes e ausentes), a frase expressa uma verdade… inconveniente […]
mais
Artigo

BOAS PRÁTICAS EM COMUNICAÇÃO - Assessoria de Comunicação e suas especialidades: quando ajuda atender nichos?

10.03.2019
OCI
É comum as assessorias de comunicação venderem-se a partir dos nichos em que são especializadas. Assim como o marketing foi fragmentado há algumas décadas, hoje a comunicação também prova essa situação. Temos assessorias especializadas em cultura, saúde, esportes, política e por aí vai. Mas, será que para o empresário isso é vantagem? Ao optar por […]
mais
Coluna

DIVERSIDADE, VOZ E ESCUTA EM ORGANIZAÇÕES - Gestão é diálogo, portanto, voz e escuta são fundamentais.

07.03.2019
Victor Richarte Martinez
Na escola, universidade, clube, igreja, em qualquer associação e mesmo em família, escolhemos com quem e sobre o que queremos conversar. No ambiente profissional a conversa muda. Trabalhamos, em geral, com pessoas que não escolhemos, algumas gostamos e outras não, mas temos que conviver com elas. O cenário para o diálogo organizacional tem uma configuração […]
mais
Clipping

Google, Facebook e Twitter não reprimem notícias falsas.

02.03.2019
OCI
Deu ontem n’O Globo (P. 27), da matéria REUTERS: Google, Facebook e Twitter não cumprem promessa de combater fake news, diz Comissão Europeia. Enquanto isso, no Reino Unido, ministra ameaça empresas com multas de bilhões de libras se conteúdos nocivos não forem removidos. LINK – https://oglobo.globo.com/economia/google-facebook-twitter-nao-cumprem-promessa-de-combater-fake-news-diz-comissao-europeia-23489357
mais
Coluna

Portugal: lei para a igualdade salarial entre gêneros entrou hoje em vigor.

01.03.2019
Executiva.pt
Destaque da semana Executiva.pt: As empresas passam a ter que demonstrar que praticam salários fixados de acordo com critérios objetivos e transparentes, e que a trabalho igual ou de valor igual corresponde remuneração igual. Em média, as mulheres continuam a ganhar menos €175 que os homens. LINK – https://executiva.pt/lei-igualdade-salarial-generos-entrou-hoje-vigor/?fbclid=IwAR3rgtCvqe0GW-hwDb0LvsvXinDmWxLpfJCzgc2Vw5RuCbINbtiDks2ag8U
mais
Artigo

O potencial educativo da comunicação popular pelas rádios brasileiras. Por Nayara Kobori.

28.02.2019
OCI
Nayara Kobori é jornalista e mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP). Pós-graduanda em Educomunicação, produz conteúdo educativo na Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC) e estreia hoje no portal Observatório da Comunicação Institucional. Acesse o artigo O potencial educativo da comunicação popular pelas rádios brasileiras
mais
Coluna

A imprensa brasileira no fogo cruzado da ultra-política. Por Beatriz Amaro.

27.02.2019
OCI
O termo ‘ultra-política’, cunhado por Slavoj Žižek em 1999 e recuperado em 2013 pela socióloga Sabrina Fernandes, criadora do canal Tese Onze, parece-me assustadoramente preciso para designar o momento pelo qual passa o Brasil: é uma estratégia de despolitização que leva à militarização do debate político, substituído por uma guerra simbólica entre ‘Nós’ e ‘Outro’, […]
mais
Clipping

Conselho de Medicina revoga permissão de consulta à distância.

25.02.2019
OCI
Deu anteontem n’O Globo (P. 27), na matéria de Ana Paula Blower: Segundo CFM, decisão aconteceu depois de protestos de médicos e entidades pelo país. Até a elaboração de um novo termo, a telemedicina fica subordinada à regulamentação atualmente em vigor. LINK – https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/02/22/conselho-federal-de-medicina-revoga-resolucao-que-regulamenta-telemedicina.ghtml
mais