O maior erro de comunicação. Por Daniela Martins Barbosa.

‘Qual o maior erro de comunicação que as pessoas e empresas cometem hoje?’

Por curiosidade fiz essa pergunta para uma psicóloga e coaching que tem ministrado treinamentos de motivação para colaboradores em grandes empresas. E a resposta dela me motivou a escrever essa reflexão para abrir minha coluna de informações aqui no OCI.

A resposta dela foi: ‘Para mim o maior erro de comunicação é não ouvir! As pessoas não param para realmente ouvir o que o outro fala… e a partir daí tudo bagunça!’

Incrível que algo tão simples como ‘ouvir’ possa ser nos dias de hoje o maior desafio de comunicadores, jornalistas, relações-públicas e, porque não dizer, de todos as áreas e empresas que prestam algum tipo de serviço.

Os ambientes empresariais estão lotados de pessoas que repetem informações sem ao menos entender o que está acontecendo. Na hora de falar as pessoas se defendem ou atacam por instinto e, por não saber ouvir, é justamente neste momento que a bagunça se instala.

E a palavra bagunça que a entrevistada usou no final da resposta nunca fez tanto sentido nos dias de hoje, e suas consequências podem ser inúmeras:

– Atendimento que não gera valor
– Desmotivação
– Falhas e ruídos na comunicação
– Cliente insatisfeitos
– Fake news, boatos, fofocas
– Dificuldades de se relacionar com as pessoas
– Imagem e reputação sendo manchadas em todos os canais de comunicação, principalmente nas redes sociais
– Até mesmo a depressão pode se encaixar aqui pois saber ouvir é ter empatia, mas também é a busca pelo autoconhecimento.
– O processo de comunicação tem como base repassar uma informação através de uma mensagem e receber um feedback, e estudiosos já previam que no meio desse caminho poderia ocorrer alguns ruídos, ou seja, a informação repassada na mensagem poderia não chegar da forma correta.

Cabe aí ao profissional de comunicação, recursos humanos, líderes, gestores e diretores investigar onde tais falhas estão acontecendo, e é neste momento que devemos parar e refletir:

– Antes de enviar a mensagem eu parei para ouvir?
– Será que sei exatamente o que o meu cliente quer e precisa? – Será que os colaboradores ou a equipe precisam de ordens ou de serem ouvidos? – Será que devo falar agora? – Será que entendi direito a informação? – Qual a melhor forma para que o outro entenda o que eu quero dizer? – E se começarmos a fazer o exercício de; antes de falar, parar e ouvir, entender e compreender, e aí então responder?

Com absoluta certeza não saber ouvir é o maior erro da comunicação ao longo da história, e isso não é de hoje. Para mudarmos essa realidade precisamos admitir que antes de falar é necessário toda um processo de compreensão, empatia e autoconhecimento para ouvir!

Garanto para você que saber ouvir é um desafio! Um desafio que eu abracei para a minha vida pessoal, antes da profissional, a partir do momento que recebi a resposta da coach. O meu maior aprendizado até agora é que saber ouvir é uma decisão e deve se tornar um hábito.

E você o que achou do texto? Conte-nos a sua experiência! Quero te ouvir!

Indico como complemento desse texto o artigo de uma colega aqui do OCI, Carla Brandão, que fala sobre ‘Saber Ouvir’. Segue o link –https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/fora-da-caixola-saber-ouvir/