COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DE QUALIDADE - Corte seu texto sem piedade. O leitor agradece.

Na redação para divulgação de uma atividade ou produto da empresa, menos é mais. Nada de textos longos ou repetitivos: o essencial é passar informações concretas de forma direta e economizando palavras. Afinal, o tempo do público vale ouro…

O profissional deve exercitar a capacidade de eliminar palavras desnecessárias e informações repetidas. Vejamos o texto fictício a seguir:

A Empresa X está lançando hoje um novo produto no mercado. Este produto, chamado Sempre Pronto, é um tecido para vestuário com características diferenciadas e inovadoras. A principal delas é a praticidade que oferece para o dia a dia. Roupas confeccionadas com o Sempre Pronto podem ser lavadas à máquina sem deformar, desfiar ou criar bolinhas. Depois da lavagem, secam em no máximo meia hora e, depois, não é preciso passar. ‘Este produto é muito inovador e vai revolucionar o dia a dia das pessoas. Elas terão roupas lavadas e prontas para guardar em poucos minutos e as roupas manterão sempre sua aparência de novas’, afirma o diretor da Empresa X, Fulano de Tal.

O primeiro período peca pelo excesso e repetição. Se a empresa está lançando um produto, é evidente que é novo. E onde mais poderia estar lançando-o, a não ser no mercado? Em vez de está lançando, melhor seria usar lança, mais curto e objetivo. Enfim, com menos palavras, poderia ter dado mais informações.

Só no segundo período o produto é apresentado, e apenas com elogios. Não precisava tanto, pois é evidente que a empresa acha seu produto excelente… Apenas no terceiro é que se conhecem suas características. Ao final, na declaração do diretor, repetem-se informações já fornecidas.

Vamos ver como poderia ser uma versão mais objetiva. Com praticamente a metade do número de linhas, são fornecidas exatamente as mesmas informações:

A Empresa X lança hoje o Sempre Pronto, tecido para confecção de vestuário que promete muita praticidade. As roupas podem ser lavadas à máquina sem deformar, desfiar ou criar bolinhas. Secam em no máximo meia hora e não precisam ser passadas. ‘O Sempre Pronto vai revolucionar o dia a dia das pessoas’, afirma o diretor, Fulano de Tal.

Uma dica para exercitar a arte de cortar palavras: copie um texto com uns 400 caracteres e cole no espaço para postagens no Twitter. Abaixo, a ferramenta vai informar quantos toques estão excedendo o limite. Então, vá cortando e observando a ‘contagem regressiva’ até os 280. Provavelmente, você voltará várias vezes ao início para fazer novos cortes, e a cada vez irá se dando conta de como é possível eliminar um adjetivo, substituir uma palavra por um sinônimo mais curto, transformar uma locução verbal em apenas um verbo…

Boa sorte no exercício!