(COM)CONTEÚDO - Afinal, o que é o Marketing de Conteúdo?

Quando se fala em Marketing Digital existem muitas maneiras de se trabalhar e o Marketing de Conteúdo é uma das metodologias neste universo. Atualmente, tornou-se uma peça fundamental para que a sua organização seja relevante no universo online.

Para se ter ideia, de acordo com os resultados da Content Trends 2018, maior pesquisa sobre Marketing de Conteúdo do Brasil, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes e 61,8% das que ainda não utilizam pretendem adotá-la em breve.

Atingir o público-alvo de maneira eficiente tornou-se prioridade em um mundo digital, onde o excesso de informações corre livre pelas telas dos usuários, aliado ao fato de que as pessoas não são mais obrigadas a assistirem ou verem aquilo que não desejam. Portanto, não adianta mais forçar uma propaganda no intervalo comercial de maior audiência na televisão; para atingir o cliente, é necessário produzir conteúdo relevante e que ele queira consumir.

É possível trabalhar com Marketing de Conteúdo de maneira eficiente e que engaje os usuários. Mas, antes, é preciso parar, analisar e rever estratégias. Grande parte das empresas têm dificuldade em parar de apenas falar sobre vantagens de seus produtos e atender às reais necessidades do público-alvo. É preciso compreender que a venda é consequência de todo o processo.

Um conteúdo de qualidade e relevante ao usuário não é focado em vender, mas em levar um benefício à pessoa que o está recebendo, seja sanando alguma dúvida, explicando o funcionamento de algo ou até mesmo resolvendo um problema.

A grande chave para atender às expectativas do consumidor na atualidade é saber conversar com ele, entender genuinamente quais são as suas necessidades e, assim, impactar o seu cliente exatamente no momento em que ele precisa, resolvendo aquilo que ele quer. Assim, o seu público-alvo passa a ter uma visão positiva sobre a sua marca e a compartilhá-la com outras pessoas, sabendo que pode confiar em você.

Carolina Piscina é jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cursando MBA em Marketing Digital na FGV. Atualmente, coordena o marketing da maior importadora de vinhos portugueses do Brasil. Já atuou em redação, como freelancer, e coordenou uma equipe de conteúdo em agência de publicidade.