Você é inteligente nas suas vendas? Por Mônica Bornancim.

‘Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas’. Zun Tsu, A arte da guerra.

Identificar e captar informações sobre o comportamento do consumidor e do mercado em geral são funções essenciais para a construção das estratégias que serão usadas no momento das negociações e vendas. Filtrar todas essas informações para saber o que é realmente relevante para análise e tomada de decisões faz parte do trabalho do profissional da área de inteligência de mercado.

A importância deste profissional está na manutenção do sucesso e do crescimento do negócio por meio de análises que levem a uma melhor tomada de decisões baseada em um planejamento estratégico eficiente.

As informações e dados coletados ajudam a traçar as ações de inteligência de mercado para corrigir falhas, prever possíveis problemas e traçar ações de vendas mais efetivas.

Quanto mais informados estiverem vendedores e gestores sobre seu segmento, seus concorrentes, últimas tendências e seu público-alvo, maior será o poder de negociação para fechar mais negócios e também para sustentar o crescimento da empresa.

Como iniciar esse processo?

A geração, acompanhamento e análise de dados sobre a sua empresa e concorrentes podem ser feitas por meio de programas e controles diversos, tais como: ferramentas de BI (Business Intelligence), monitoramento de sites, monitoramento de informações quantitativas e qualitativas de mídias sociais, dados do CRM (Customer Relationship Management) e monitoramento de usuários de internet pelo Google Analytics.

Depois de alinhadas todas essas informações e traçado o plano estratégico, o vendedor se torna um profissional capaz de saber o que motiva a ação dos clientes em suas decisões, contribuindo para que isto gere uma maior produção, aumento do faturamento ou redução de despesas.

O plano estratégico de vendas permite que a empresa trabalhe com mais eficiência e rapidez a fim de detectar novas ações em prol das vendas, utilizando a mão de obra de forma proativa e prevenindo falhas que poderiam prejudicar o desempenho da marca.

Quer tornar suas vendas mais assertivas? O poder está em suas mãos!

Nunca pare de estudar o seu público-alvo e o mercado em que se insere. Os resultados podem levar algum tempo para aparecer, mas quando você identificar as melhores estratégias de vendas para o seu negócio os seus resultados valerão todo o empenho.

Mônica Bornancim é relações-públicas e gestora de Marketing.

Imagem: Blog Hotmart – técnicas-de-venda-para-iniciantes