Notas

Nota

Divulgação de 'ranking' aponta o Brasil como país mais influenciável por criadores de conteúdo no momento de adquirir um produto ou serviço.

29.07.2022
OCI
­Especialistas explicam como a opinião de influenciadores digitais são determinantes na decisão de compra dos brasileiros. Uma pesquisa feita pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da Statista e da HootSuite, mostrou que o Brasil é a nação mais influenciável globalmente, com cerca de 43% da população já tendo adquirido produtos ou serviços por conta da ação […]
mais
Nota

Pesquisa ‘A Economia da Atenção’ indica ligação entre o engajamento do conteúdo e a atenção despendida nos anúncios.

23.07.2022
OCI
Em parceria com o Grupo Havas, a Teads lança o Projeto Trinity – A Economia da Atenção. O estudo analisou dados comportamentais de 2.000 usuários com objetivo de criar análises e métricas a partir da publicidade digital e entender qual anúncio despertou maior atenção no ambiente editorial. Um dos resultados mais significativos é que os […]
mais
Nota

Que tal avaliar o quanto a comunicação da sua empresa é capaz de contribuir com a integração dos times aos processos corporativos e estratégias de negócio? Por Isabela Pimentel.

03.07.2022
OCI
Ferramenta inédita avalia Grau de Integração entre Pessoas, Processos de negócio e Estratégias de comunicação. Conheça o GIC, Grau de Integração da Comunicação, ferramenta inédita desenvolvida pela Comunicação Integrada, que permitirá à sua empresa entender a efetividade das práticas, programas, projetos, campanhas, ações e iniciativas atuais e o quanto dialogam com a Gestão Estratégica e […]
mais
Nota

O oligopólio das 'News', inclusive das 'Fake'. Triste este Dia do Jornalista.

07.04.2022
OCI
Ben Bagdikian (1920-2016), que ocupou cargos destacados na imprensa dos Estados Unidos, escreveu “O monopólio da mídia” (1983), livro-sensação nos cursos de Comunicação que, após alguns anos, chegou a ganhar uma reedição “definitiva” (1987). No livro, Bagdikian esquadrinhava o “quarto poder” que acumulara força para eleger e vetar políticos, para enaltecer e “cancelar” pessoas e […]
mais
Nota

Porque o Observatório da Comunicação Institucional não vai realizar as pesquisas LIDIPPB e IDEO-LOGOS neste ano.

04.04.2022
OCI
Vimos, desde 2014, com grande repercussão, realizando a pesquisa LIDIPPB – Leitura Informal do Discurso Institucional dos Partidos Políticos Brasileiros, mas não o faremos neste 2022. LIDIPPB – quer que eu desenhe? Demonstramos – graficamente – a Babel política com que convivemos no Brasil: (1) além dos enunciados institucionais das siglas não revelarem os partidos […]
mais
Nota

Sua organização é transparente? Sua organização precisa ser transparente? Sua organização quer ser transparente?

11.01.2022
OCI
Fruto de mais de 5 anos de pesquisas de Manoel Marcondes Neto, cofundador do Observatório da Comunicação Institucional, o Sistema 5R-INDEX permite reportar, para além de números operacionais e cifras contábeis, o nível de transparência ativa nos negócios de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor. Para conhecer o protocolo de auditoria, […]
mais
Nota

Registro no INPI foi a senha para o lançamento oficial do 'Sistema 5R-INDEX'. Veja um breve histórico da inovação.

16.12.2021
OCI
Em 16/10/2021, há exatos dois meses, foi oficialmente criado e publicado o registro de software para o indicador proposto por Manoel Marcondes Machado Neto para aferição da transparência organizacional. Este fato – há muito esperado – abriu caminho para o lançamento oficial da inovação – Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa e Aplicativo 5R-INDEX, […]
mais
Nota

Assembleia Geral Ordinária do O.C.I. traz mudanças na diretoria da entidade.

17.09.2021
OCI
Realizada ontem, de forma virtual, a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional (de pauta única) elegeu a diretoria para o quadriênio 2022-2025. Foram reeleitos Manoel Marcondes Neto e Marcelo Ficher para os cargos de diretor-presidente e diretor executivo, respectivamente. As mudanças ficaram por conta dos demais cargos estatutários, a partir de […]
mais
Nota

Comunicar ou não comunicar: eis a questão.

02.08.2021
Marcondes Neto
A crise de maior abrangência na presente circunstância pandêmica é de comunicação, e do tipo institucional. Mexe com o atributo “credibilidade” e está localizada na mediação da informação – que mina alguns emissores enquanto promove outros, frente a uma audiência global aterrorizada justamente pelos veículos “escolhidos”, “autorizados”, e – de certa forma -, editados, “editorializados” […]
mais
Nota

OCI PESQUISA - Mapeamento da Comunicação Institucional no Brasil - 2021.

19.05.2021
OCI
Pesquisa inédita do O.C.I. vai analisar as principais ações de comunicação institucional no país. O Observatório da Comunicação Institucional quer entender como as organizações estão trabalhando as ações de comunicação institucional. Hoje, este Observatório da Comunicação Institucional lança sua primeira pesquisa de 2021. A nossa divisão OCI PESQUISA vai mapear ações e práticas de comunicação […]
mais
Nota

LANÇADO - HOJE - Anuário Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2021.

05.05.2021
OCI
Lançamento do Anuário da Comunicação Corporativa 2021 no programa Comunicação S/A. Acompanhe a partir das 14 horas em https://youtu.be/Wny9n0v-oWc. Participação de Eduardo Cesario Ribeiro, diretor da Mega Brasil Comunicação, publisher e editor executivo da publicação; Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda, e Carlos Henrique Carvalho, presidente executivo da Abracom – Associação Brasileira das Agências de […]
mais
Nota

Para isto foi criado este Observatório!

13.01.2021
OCI
Incrementar o estudo e a compreensão pública sobre a comunicação institucional, sua importância e diferenças fundamentais em relação à comunicação mercadológica. “Case” de Polícia: sem considerar qualquer vertente política ou econômica, é simplesmente absurdo e abjeto ver instituições como o Instituto Butantan e a Fundação Padre Anchieta perderem sua institucionalidade (séria, construída em décadas) por […]
mais
Nota

HOJE é dia do professor. Uma data para reflexão. E para doação.

15.10.2020
Marcondes Neto
Professor há 35 anos, vejo, triste, o destino de alguns profissionais da Comunicação (no Jornalismo, na Propaganda e nas Relações Públicas), área de minha escolha, tanto na formação quanto no magistério. Vejo pessoas colocando-se a serviço de máquinas. Não satisfeitos com o uso intensivo de programas, portam-se como algoritmos. Querem dicas ‘passo-a-passo’ para segui-las roboticamente. […]
mais
Nota

Habemus direção estratégica de comunicação: Rosângela Villa-Real!

03.04.2020
OCI
É com satisfação que anunciamos um novo reforço em nosso time, o da jornalista e consultora de Comunicação e Cultura Organizacional Rosângela Villa-Real, que assume a Diretoria de Comunicação Estratégica do Observatório da Comunicação Institucional, tendo como principal desafio apoiar o lançamento do Índice de Transparência Ativa ‘5R INDEX’, certificação da transparência a partir de […]
mais
Nota

Nesta data querida, muitas felicidades! E, hoje, saudamos a nova 'cara' do OBSERVATÓRIO.COM - Victoria Roza Cruz.

08.03.2020
OCI
A Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional reconhece, exulta e agradece a presença – maciça e qualificada – de todas as suas colaboradoras que, diariamente, contribuem com relevante conteúdo neste portal e para a entidade em si, em todas as divisões; OCI Publicações, OCI Pesquisa, OCI Educação e OCI Eventos. #mulheresempoderadas #profissãomulher #carreirafeminina #empoderamentofeminino #mulheresnacomunicação
mais
Nota

Falência da propaganda brasileira: desfecho líquido e... errado.

24.02.2020
OCI
A leniência do mercado publicitário brasileiro levou a comunicação do país a lugares escabrosos onde: Veículos agem como agências; Anunciantes, como agiotas; E o, antes, ‘respeitável público’, seja desrespeitado. Por controle independente no CENP e no CONAR. LINK para artigo de Washington Olivetto sobre o liquefação da propaganda brasileira – https://amauryjr.blog.bol.uol.com.br/2020/02/18/washington-olivetto-como-e-por-que-a-publicidade-brasileira-se-perdeu/
mais
Nota

Transparência Ativa como objeto de abordagem transdisciplinar.

31.12.2019
OCI
Em 2019 o OCI, em parceria com a UERJ, participou do projeto de extensão universitária ‘Transparência & Cidadania’ – programa da Rádio UERJ (já com três temporadas e 28 programas concluídos) – gerou, complementarmente, oito entrevistas-depoimento em vídeo, dando origem ao programa-laboratório interdisciplinar de transparência organizacional na função de um observatório de condutas éticas, transparência […]
mais