Notas

Nota

Relacionamento do marketing digital e a assessoria de imprensa: temas do 'Comunicação é Tudo'.

17.04.2025
Portal OCI
O publicitário Vinicius Taddone foi o convidado desta edição do podcast “Comunicação é Tudo” e falou da relação entre as áreas de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa e das principais tendências para 2025, além de abordar o uso da inteligência artificial. O podcast “Comunicação é Tudo”, com a jornalista Vera Lucia Rodrigues, contou com […]
mais
Nota

Brasileiro que fundou jornal em Portugal há 8 anos é homenageado em evento nacional.

19.03.2025
Portal OCI
Jornal Paivense recebe distinção da Associação Nacional de Imprensa Regional em Braga. No dia 15 de março de 2025, a cidade de Braga foi palco de uma cerimônia de reconhecimento à imprensa regional, promovida pela Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR). Entre os homenageados, esteve o Jornal Paivense, veículo de comunicação que, ao longo dos últimos oito anos, […]
mais
Nota

As discussões sobre RP no Brasil, seu papel profissional e graduação superior, são recorrentes.

12.01.2025
Portal OCI
Desde a Carta de Atibaia, emitida pelo Parlamento Nacional de Relações Públicas, em outubro de 1997, vimos discutindo tais temas. Consulta Pública realizada pelo Conrerp1 em 2011 – recepcionada pela colega RP, Profa. Fabiana Pinto -, bem os retrata. Mas… é preciso avançar mais. LINK para a Carta de Atibaia – https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4549260/mod_resource/content/1/AULA_13%20-%20Carta%20de%20Atibaia.pdf Assista!
mais
Nota

'Des-influência' moldará o consumo online na América Latina em 2025, prevê novo relatório da Intersect Intelligence.

10.01.2025
Suporte
O novo relatório da Latam Intersect PR, intitulado “2025: O Futuro do Consumo de Mídias Sociais na América Latina”, confirma uma queda de confiança nos influenciadores digitais. De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados preferem “uma avaliação de um usuário comum que compartilha sua experiência com o produto”, em comparação com 7,6% que preferem […]
mais
Nota

HÁ 12 ANOS... o Conrerp1 transmitia a gestão a Lala Aranha.

07.01.2025
Portal OCI
No vídeo, falas de Alexandre Coimbra (presidente 2010-2012), Manoel Marcondes Neto (secretário-geral 2010-2012), Renato Möller (tesoureiro 2013-2015), e os saudosos Lala Aranha (presidente 2013-2015), Edson Schettine de Aguiar (presidente do Conferp 1993-1995) e Claudio Cotrim (tesoureiro 2010-2012). E, também falam, Juliana Aoki, Nicolau Maranini, Luiz Fabiano Nericke e Muriel de Paula, conselheiros (2013-2015). A transmissão […]
mais
Nota

As novas tecnologias e seus impactos nas relações de consumo: propostas para garantir direitos no 'e-commerce', aplicativos e Inteligência Artificial. Por Andrea Motolla.

23.12.2024
Suporte
A evolução tecnológica tem alterado significativamente as relações de consumo, ampliando o acesso a produtos e serviços e promovendo maior comodidade ao consumidor. Contudo, essa transformação não ocorre sem desafios, sobretudo no que diz respeito à proteção de direitos em um ambiente de constante inovação. O comércio eletrônico, os aplicativos e a inteligência artificial não […]
mais
Nota

Reinvenção: a 8a. e última instância/demanda do composto "8 Rs da Comunicação Funcional/720 graus".

11.09.2024
OCI
Todo mundo passa por isto. Toda organização. Todo negócio. Produtos e serviços vêm e vão. A inovação se impõe. Até a descontinuação é decisão às vezes necessária. O que fazer para não ser “atropelado” pelos fatos? Reinvenção, recomeço, ressignificação – é importante considerar tais possibilidades hoje, já, antes de acontecerem. LINK vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=ziM3KyKPliE #ComunicaçãoCorporativa […]
mais
Nota

Hoje, a palavra de ordem é Sustentabilidade.

26.08.2024
OCI
E seu desdobramento na Administração (Pública, Privada ou no Terceiro Setor) abrange os aspectos Ambiental, Social e de Governança. Mas… as abordagens do Direito e das Finanças (antes “donas” do conceito de transparência) não mais dão conta do recado. E o que falta? Comunicação! Assista: #ComunicaçãoCorporativa #ComplianceHumanizado #TransparênciaAtiva #Governança #Resiliência #Responsabilidade #Retribuição #Reinvenção
mais
Nota

Como podemos melhorar o Marketing e as Relações Públicas em Moçambique?

08.08.2024
OCI
Sylla Faruk: “Ontem, quarta-feira dia 8, estive com a ECA numa conversa super interessante com o professor @manoel_marcondes_neto sobre Marketing e RP e como podemos melhorar esta área em Moçambique. Foi uma experiência muito enriquecedora que nos permitiu refletir e perceber que caminhos podemos seguir”. Marcondes Neto: “Como uma sociedade educativa lusófona interessada na divulgação […]
mais
Nota

A comunicação - finalmente - colocada em seu devido lugar: o 'board' decisório.

25.06.2024
OCI
Manoel Marcondes Machado Neto, diretor-presidente do O.C.I., lançou em 30/04, com palestra na Livraria Insight, seu 14o. livro, “8 Rs da Comunicação Funcional – 720 graus: instrumental para uma governança transparente”, editado pela Ciência Moderna (www.lcm.com.br). A obra é culminância de um processo acadêmico-científico que o autor denominou “Trajeto 4-5-8”, iniciado com os 4 Rs […]
mais
Nota

'E-book' de Grupo de Pesquisa UFSM sobre Relações Públicas lançado no Conrerp4.

12.04.2024
OCI
Realizado ontem, o lançamento reuniu professores, pesquisadores e profissionais para debater os contextos comunicacionais e relacionais emergentes nas organizações. Entre os autores, o cofundador da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), Manoel Marcondes Machado Neto. Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional da UFSM Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, o Conselho Federal de […]
mais
Nota

LANÇAMENTO: livro 'Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em Contextos Organizacionais Emergentes'.

27.03.2024
Marcondes Neto
Em meu nome, e no do O.C.I., agradeço por estar parte do conjunto de autores nesta obra – agradecimento que dedico especialmente à colega RP e professora Liana Merladete -, e coloco o Observatório da Comunicação Institucional, que ora dirijo, à disposição do Grupo de Pesquisa ‘Comunicação Institucional e Organizacional’ e de todos os seus […]
mais
Nota

ABAP anuncia nova fase durante evento e promete abarcar todo o ecossistema publicitário.

22.03.2024
OCI
Prestes a completar 75 anos, entidade se renova, amplia atuação e olhar sobre a atuação das agências. Ontem, durante evento destinado a associados, associações, parceiros estratégicos, diretoria, conselho, regionais e imprensa, realizado no rooftop do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a ABAP anunciou que está pronta para virar a chave. Com nova missão, proposta, […]
mais
Nota

ACCOUNTABILITY... ou... 'prestação responsável de satisfações públicas' - versão do termo proposta pelo Observatório da Comunicação Institucional.

22.03.2024
OCI
O termo não tem uma tradução direta para o idioma português. Accountability, originalmente, aplica-se a uma circunstância que combina obrigações de um lado e enforcement do outro. Ou seja, no âmbito de cada atividade regulada pelo Estado, enquanto os players têm responsabilidades, a respectiva agência reguladora tem a capacidade de punir. “Prestação de contas” – uma […]
mais
Nota

Ademicon patrocina projeto 'Em busca de uma estrela', voltado para mulheres que sonham jogar futebol profissional.

10.03.2024
OCI
Neste mês da Mulher, a Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, anuncia seu patrocínio ao projeto “Em busca de uma estrela”, iniciativa dedicada ao crescimento e fortalecimento do futebol feminino no Brasil. A ação reafirma o compromisso da empresa com o esporte, que tem relação direta com o produto, e […]
mais
Nota

LANÇADA HOJE: a 2a. edição do livro 'Marketing para Artes & RP para Artistas', de Manoel Marcondes Neto, CEO do O.C.I.

01.03.2024
OCI
Epígrafe “Este livro contém a versão integral da tese de pós-doutoramento do autor, enriquecida, ampliada e atualizada, incluindo uma abordagem compreensiva do uso de relações públicas plenas – conceito original – para o artista”. Os editores. Apresentação “Aproveitamos a oportunidade para declarar a valiosa contribuição dos estudos – desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação […]
mais
Nota

'Marketing Cultural: das práticas à teoria' (4a. edição - Editora Ciência Moderna). LANÇAMENTO.

16.01.2024
OCI
Ainda existem poucas publicações sobre o tema. Este livro, agora em edição revista e ampliada, não somente conceitua a atividade, como também mergulha na problemática das políticas de cultura, da produção artístico-cultural e no uso do marketing na cultura – tratando de forma didática as diversas modalidades de marketing cultural e a visibilidade que pode […]
mais
Nota

LANÇADA HOJE: a 4a. edição do livro 'Marketing Cultural das práticas à teoria', de Manoel Marcondes Neto, CEO do O.C.I.

07.12.2023
OCI
Marketing Cultural: ainda existem poucas publicações sobre o tema. Este livro, agora em sua 4a. edição, revista e ampliada, não somente conceitua a atividade, como também mergulha na problemática das políticas de cultura, da produção artístico-cultural e no uso do marketing na cultura – tratando de forma didática as diversas modalidades de marketing cultural e […]
mais
Nota

LIVE UNESCO / O.C.I. - "Competências em Mídia e Informação no currículo de educadores: caso Brasil". VEJA O VÍDEO!

25.10.2023
OCI
A UNESCO promove todos os anos a “Semana Global da Alfabetização em Mídia e Informação”. Em 2023, trouxe o tema “Media and Information Literacy in Digital Spaces: a collective global agenda”. Dentro da programação do evento, o Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), com o apoio do Capítulo Brasil da UNESCO MIL Alliance, ontem, promoveu a […]
mais
Nota

HOJE - 26 de setembro - comemora-se o Dia Interamericano de Relações Públicas.

26.09.2023
OCI
Nesta data, 26 de setembro, comemora-se o Dia Interamericano de Relações Públicas – algo histórico. Marcar uma efeméride surgiu da inquietude por entregar ao mundo resultados mais efetivos partindo da Comunicação, e foi liderada pelo professor e precursor das Relações Públicas no México, Federico Sánchez Fogarty. Ele reuniu nesta mesma data, em 1960, diversas associações […]
mais
Nota

Fique ligado: Prêmio Jatobá PR de 2023 terá 31 categorias e 12 premiações especiais.

14.09.2023
OCI
E o júri desta edição do Prêmio Jatobá PR já está parcialmente escalado. Contaremos ainda com alguns outros reforços, sobretudo se as inscrições (que continuam abertas) se avolumarem, pois temos o compromisso de não sobrecarregar os jurados – que atuam voluntariamente no prêmio. São 55 jurados já confirmados, entre professores, executivos, consultores e colegas das […]
mais
Nota

Gratidão! Em 16/08/2023, nosso portal alcançou a marca de 365 conteudistas!

20.08.2023
OCI
É como se tivéssemos um conteudista diferente por dia, durante um ano inteiro, sem repetir. Um total de responsabilidade, entre articulistas e colunistas comprometidos com as nossas causas; – Transparência Ativa, – Comunicação Pública, – Jornalismo Responsável, – Propaganda com Ética, – Educomunicação para a Cidadania. Recebam, todos, os nossos mais sinceros agradecimentos pela confiança […]
mais
Nota

O.C.I. é tema de entrevista no Comunicação S/A nos canais de streaming da Mega Brasil.

21.07.2023
OCI
Tudo sobre as ações de comunicação nas grandes organizações você ouve aqui… no Comunicação S/A, na Rádio/TV Mega Brasil Online! O Comunicação S/A entrevista o professor-doutor Manoel Marcondes Neto, CEO do Observatório da Comunicação Institucional. Ele fala sobre a estreia do Boletim OCI na grade de programação da Rádio Mega Brasil, que abordará a comunicação […]
mais
Nota

Conferp abre consulta pública sobre atualização da Lei que regulamenta a profissão de Relações Públicas no Brasil.

04.07.2023
OCI
O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas – Conferp – por meio da Diretoria de Relações Governamentais, lançou ontem, segunda-feira (3), a consulta pública referente à atualização da Lei 5.377, que regulamenta a profissão no Brasil. A consulta será realizada por meio de formulário on-line que ficará disponível até o dia 31 de julho. […]
mais
Nota

Campanha concebida pela agência Mediterrânea e pela produtora Digpoint difunde 'Sistema 5R-INDEX'.

27.04.2023
OCI
A agência Mediterrânea, da publicitária Lucila Komolibus, e a produtora Digpoint, de Rosani Cruz, especialista em marketing digital, colocaram no ar uma campanha específica para divulgação da inovação recém-lançada pelo O.C.I.; o “Sistema 5R-INDEX”, de Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional para aferição do Índice de Transparência Ativa. Foram 8 postagens nas redes sociais do O.C.I. […]
mais
Nota

Comunicação como 'perfumaria' ou algo periférico ao processo decisório: coisas do passado.

11.04.2023
OCI
COMPLIANCE – Sim, a comunicação desempenha uma parte importante do jogo em todo processo de conformidade. Voltando no tempo, à época da (mal) afamada “reengenharia”, a comunicação também aparecia como fator relevante. Não é, porém, a função tradicional da boa comunicação interna a ideia que fundamenta o ‘Sistema 5R-INDEX’. TESE Advogamos que a Comunicação, hoje, […]
mais
Nota

Associação Internacional de Publicidade (IAA) volta a atuar na América Latina.

30.01.2023
OCI
Considerada a rede mais influente do mundo de profissionais de mídia, marketing e comunicação, a entidade retorna ao continente com a missão de estabelecer conexões para marcas e agências em busca de clientes globais A IAA (International Advertising Association) retoma sua atuação na América Latina, especificamente no continente LATAM/CETAM, tornando-se um espaço aberto e dinâmico […]
mais
Nota

Moção de Repúdio - do O.C.I. - aos graves fatos ocorridos ontem, em Brasília.

09.01.2023
OCI
Registre-se nosso absoluto repúdio aos graves fatos que tiveram lugar, ontem, na capital do Brasil. Foram ações bárbaras condenáveis por todo e qualquer indivíduo ou instituição que preze a civilidade. E contribuem para desconstruir e envergonhar a nossa República. Manifestações violentas impõem-se pela estupidez e pela força, abrindo mão, deliberadamente, da palavra, do reconhecimento do […]
mais
Nota

Tem novidade chegando... parceria O.C.I. com a Legalidade & Transparência da 'compliance officer' Elaine Sampaio.

18.09.2022
OCI
Quando duas forças convergem, encontram-se, seus vetores se somam e apontam uma terceira direção com mais potência ainda. É sinergia de propósitos e objetivos comuns. A parceria entre o Observatório da Comunicação Institucional e a empresa Legalidade & Transparência Compliance e Investigação – já testada no mercado – significa trazer mais pessoas e organizações a […]
mais
Nota

Conteúdos em áudio de curta duração também têm a marca do O.C.I. São 60 'podcasts' inéditos no portal. Ouça-os!

17.09.2022
OCI
Cortes de podcasts mais longos e microprogramas estão em alta. Conteúdos em áudio de curta duração também têm a marca do O.C.I., especificamente no projeto OCETG – Observatório de Condutas Éticas, Transparência e Governança. São 32 curtos podcasts dos programas ‘Gestão.com’ e 28 dos programas ‘Transparência & Cidadania’ – ambos produzidos no Centro de Tecnologia […]
mais
Nota

Descubra as empresas ganhadoras do 'Troféu Transparência 2022'.

24.08.2022
OCI
Deu ontem no website da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade): LINKS – https://www.anefac.org/trofeu-transparencia | https://www.youtube.com/watch?v=0hoMxApWk-M COMENTÁRIO No segundo ano de nossa pesquisa, concluída em dezembro de 2021, estivemos pessoalmente na sede da ANEFAC consultando a entidade sobre os critérios utilizados para a concessão do Troféu Transparência, honraria concedida a organizações anualmente. […]
mais
Nota

Sistema 5R-INDEX: falta uma semana para o lançamento que vai fazer diferença na Comunicação Corporativa! LINK Sympla.

22.08.2022
OCI
Rizoma é um termo que vem da Botânica e descreve um tipo de estrutura radicular de caules muito particular, em que brotos podem ramificar-se de qualquer ponto. Diferente da ideia hierárquica de raiz (em “Y”), a mais conhecida, num rizoma o organismo vegetal alimenta-se, desenvolve-se e cresce a partir de uma rede não-hierárquica. Tal forma […]
mais
Nota

Divulgação de 'ranking' aponta o Brasil como país mais influenciável por criadores de conteúdo no momento de adquirir um produto ou serviço.

29.07.2022
OCI
­Especialistas explicam como a opinião de influenciadores digitais são determinantes na decisão de compra dos brasileiros. Uma pesquisa feita pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da Statista e da HootSuite, mostrou que o Brasil é a nação mais influenciável globalmente, com cerca de 43% da população já tendo adquirido produtos ou serviços por conta da ação […]
mais
Nota

Pesquisa ‘A Economia da Atenção’ indica ligação entre o engajamento do conteúdo e a atenção despendida nos anúncios.

23.07.2022
OCI
Em parceria com o Grupo Havas, a Teads lança o Projeto Trinity – A Economia da Atenção. O estudo analisou dados comportamentais de 2.000 usuários com objetivo de criar análises e métricas a partir da publicidade digital e entender qual anúncio despertou maior atenção no ambiente editorial. Um dos resultados mais significativos é que os […]
mais
Nota

Que tal avaliar o quanto a comunicação da sua empresa é capaz de contribuir com a integração dos times aos processos corporativos e estratégias de negócio? Por Isabela Pimentel.

03.07.2022
OCI
Ferramenta inédita avalia Grau de Integração entre Pessoas, Processos de negócio e Estratégias de comunicação. Conheça o GIC, Grau de Integração da Comunicação, ferramenta inédita desenvolvida pela Comunicação Integrada, que permitirá à sua empresa entender a efetividade das práticas, programas, projetos, campanhas, ações e iniciativas atuais e o quanto dialogam com a Gestão Estratégica e […]
mais