Notas

Nota

Para isto foi criado este Observatório!

13.01.2021
OCI
Incrementar o estudo e a compreensão pública sobre a comunicação institucional, sua importância e diferenças fundamentais em relação à comunicação mercadológica. “Case” de Polícia: sem considerar qualquer vertente política ou econômica, é simplesmente absurdo e abjeto ver instituições como o Instituto Butantan e a Fundação Padre Anchieta perderem sua institucionalidade (séria, construída em décadas) por […]
mais
Nota

HOJE é dia do professor. Uma data para reflexão. E para doação.

15.10.2020
Marcondes Neto
Professor há 35 anos, vejo, triste, o destino de alguns profissionais da Comunicação (no Jornalismo, na Propaganda e nas Relações Públicas), área de minha escolha, tanto na formação quanto no magistério. Vejo pessoas colocando-se a serviço de máquinas. Não satisfeitos com o uso intensivo de programas, portam-se como algoritmos. Querem dicas ‘passo-a-passo’ para segui-las roboticamente. […]
mais
Nota

Habemus direção estratégica de comunicação: Rosângela Villa-Real!

03.04.2020
OCI
É com satisfação que anunciamos um novo reforço em nosso time, o da jornalista e consultora de Comunicação e Cultura Organizacional Rosângela Villa-Real, que assume a Diretoria de Comunicação Estratégica do Observatório da Comunicação Institucional, tendo como principal desafio apoiar o lançamento do Índice de Transparência Ativa ‘5R INDEX’, certificação da transparência a partir de […]
mais
Nota

Nesta data querida, muitas felicidades! E, hoje, saudamos a nova 'cara' do OBSERVATÓRIO.COM - Victoria Roza Cruz.

08.03.2020
OCI
A Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional reconhece, exulta e agradece a presença – maciça e qualificada – de todas as suas colaboradoras que, diariamente, contribuem com relevante conteúdo neste portal e para a entidade em si, em todas as divisões; OCI Publicações, OCI Pesquisa, OCI Educação e OCI Eventos. #mulheresempoderadas #profissãomulher #carreirafeminina #empoderamentofeminino #mulheresnacomunicação
mais
Nota

Falência da propaganda brasileira: desfecho líquido e... errado.

24.02.2020
OCI
A leniência do mercado publicitário brasileiro levou a comunicação do país a lugares escabrosos onde: Veículos agem como agências; Anunciantes, como agiotas; E o, antes, ‘respeitável público’, seja desrespeitado. Por controle independente no CENP e no CONAR. LINK para artigo de Washington Olivetto sobre o liquefação da propaganda brasileira – https://amauryjr.blog.bol.uol.com.br/2020/02/18/washington-olivetto-como-e-por-que-a-publicidade-brasileira-se-perdeu/
mais
Nota

Transparência Ativa como objeto de abordagem transdisciplinar.

31.12.2019
OCI
Em 2019 o OCI, em parceria com a UERJ, participou do projeto de extensão universitária ‘Transparência & Cidadania’ – programa da Rádio UERJ (já com três temporadas e 28 programas concluídos) – gerou, complementarmente, oito entrevistas-depoimento em vídeo, dando origem ao programa-laboratório interdisciplinar de transparência organizacional na função de um observatório de condutas éticas, transparência […]
mais
Nota

A espiral do conhecimento: permanentemente em construção.

14.07.2019
OCI
Julho/2019 – O construto teórico-prático proposto por Manoel Marcondes Neto, cofundador deste OCI se amplia e se redefine como ‘Composto da Comunicação Funcional’, adaptando-se à evolução das demandas organizacionais. Os conteúdos estratégicos e táticos das novas instâncias já estão inseridos na versão ‘2.0’ do Índice de Transparência Ativa ‘5R INDEX’ – que permanece assim denominado […]
mais
Nota

E o portal OCI continua em franca expansão. Desde janeiro são 16 novos colaboradores.

28.05.2019
OCI
Nosso time de conteudistas está aumentando e seu mais novo integrante é Gustavo Costa, relações-públicas que desenvolve trabalhos de comunicação para empresas em São Paulo. Em 2018 ele ganhou o Prêmio Universitário Aberje com um trabalho sobre planejamento estratégico para a Sabesp, além de produção científica sobre Ética, Reputação e Posicionamento no Supremo Tribunal Federal […]
mais