Notas

Nota

LANÇAMENTO: livro 'Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em Contextos Organizacionais Emergentes'.

27.03.2024
Marcondes Neto
Em meu nome, e no do O.C.I., agradeço por estar parte do conjunto de autores nesta obra – agradecimento que dedico especialmente à colega RP e professora Liana Merladete -, e coloco o Observatório da Comunicação Institucional, que ora dirijo, à disposição do Grupo de Pesquisa ‘Comunicação Institucional e Organizacional’ e de todos os seus […]
mais
Nota

ACCOUNTABILITY... ou... 'prestação responsável de satisfações públicas' - versão do termo proposta pelo Observatório da Comunicação Institucional.

22.03.2024
OCI
O termo não tem uma tradução direta para o idioma português. Accountability, originalmente, aplica-se a uma circunstância que combina obrigações de um lado e enforcement do outro. Ou seja, no âmbito de cada atividade regulada pelo Estado, enquanto os players têm responsabilidades, a respectiva agência reguladora tem a capacidade de punir. “Prestação de contas” – uma […]
mais
Nota

Ademicon patrocina projeto 'Em busca de uma estrela', voltado para mulheres que sonham jogar futebol profissional.

10.03.2024
OCI
Neste mês da Mulher, a Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, anuncia seu patrocínio ao projeto “Em busca de uma estrela”, iniciativa dedicada ao crescimento e fortalecimento do futebol feminino no Brasil. A ação reafirma o compromisso da empresa com o esporte, que tem relação direta com o produto, e […]
mais
Nota

LANÇADA HOJE: a 2a. edição do livro 'Marketing para Artes & RP para Artistas', de Manoel Marcondes Neto, CEO do O.C.I.

01.03.2024
OCI
Epígrafe “Este livro contém a versão integral da tese de pós-doutoramento do autor, enriquecida, ampliada e atualizada, incluindo uma abordagem compreensiva do uso de relações públicas plenas – conceito original – para o artista”. Os editores. Apresentação “Aproveitamos a oportunidade para declarar a valiosa contribuição dos estudos – desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação […]
mais
Nota

'Marketing Cultural: das práticas à teoria' (4a. edição - Editora Ciência Moderna). LANÇAMENTO.

16.01.2024
OCI
Ainda existem poucas publicações sobre o tema. Este livro, agora em edição revista e ampliada, não somente conceitua a atividade, como também mergulha na problemática das políticas de cultura, da produção artístico-cultural e no uso do marketing na cultura – tratando de forma didática as diversas modalidades de marketing cultural e a visibilidade que pode […]
mais
Nota

LANÇADA HOJE: a 4a. edição do livro 'Marketing Cultural das práticas à teoria', de Manoel Marcondes Neto, CEO do O.C.I.

07.12.2023
OCI
Marketing Cultural: ainda existem poucas publicações sobre o tema. Este livro, agora em sua 4a. edição, revista e ampliada, não somente conceitua a atividade, como também mergulha na problemática das políticas de cultura, da produção artístico-cultural e no uso do marketing na cultura – tratando de forma didática as diversas modalidades de marketing cultural e […]
mais
Nota

LIVE UNESCO / O.C.I. - "Competências em Mídia e Informação no currículo de educadores: caso Brasil". VEJA O VÍDEO!

25.10.2023
OCI
A UNESCO promove todos os anos a “Semana Global da Alfabetização em Mídia e Informação”. Em 2023, trouxe o tema “Media and Information Literacy in Digital Spaces: a collective global agenda”. Dentro da programação do evento, o Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), com o apoio do Capítulo Brasil da UNESCO MIL Alliance, ontem, promoveu a […]
mais
Nota

Fique ligado: Prêmio Jatobá PR de 2023 terá 31 categorias e 12 premiações especiais.

14.09.2023
OCI
E o júri desta edição do Prêmio Jatobá PR já está parcialmente escalado. Contaremos ainda com alguns outros reforços, sobretudo se as inscrições (que continuam abertas) se avolumarem, pois temos o compromisso de não sobrecarregar os jurados – que atuam voluntariamente no prêmio. São 55 jurados já confirmados, entre professores, executivos, consultores e colegas das […]
mais
Nota

Gratidão! Em 16/08/2023, nosso portal alcançou a marca de 365 conteudistas!

20.08.2023
OCI
É como se tivéssemos um conteudista diferente por dia, durante um ano inteiro, sem repetir. Um total de responsabilidade, entre articulistas e colunistas comprometidos com as nossas causas; – Transparência Ativa, – Comunicação Pública, – Jornalismo Responsável, – Propaganda com Ética, – Educomunicação para a Cidadania. Recebam, todos, os nossos mais sinceros agradecimentos pela confiança […]
mais
Nota

O.C.I. é tema de entrevista no Comunicação S/A nos canais de streaming da Mega Brasil.

21.07.2023
OCI
Tudo sobre as ações de comunicação nas grandes organizações você ouve aqui… no Comunicação S/A, na Rádio/TV Mega Brasil Online! O Comunicação S/A entrevista o professor-doutor Manoel Marcondes Neto, CEO do Observatório da Comunicação Institucional. Ele fala sobre a estreia do Boletim OCI na grade de programação da Rádio Mega Brasil, que abordará a comunicação […]
mais
Nota

Conferp abre consulta pública sobre atualização da Lei que regulamenta a profissão de Relações Públicas no Brasil.

04.07.2023
OCI
O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas – Conferp – por meio da Diretoria de Relações Governamentais, lançou ontem, segunda-feira (3), a consulta pública referente à atualização da Lei 5.377, que regulamenta a profissão no Brasil. A consulta será realizada por meio de formulário on-line que ficará disponível até o dia 31 de julho. […]
mais
Nota

Campanha concebida pela agência Mediterrânea e pela produtora Digpoint difunde 'Sistema 5R-INDEX'.

27.04.2023
OCI
A agência Mediterrânea, da publicitária Lucila Komolibus, e a produtora Digpoint, de Rosani Cruz, especialista em marketing digital, colocaram no ar uma campanha específica para divulgação da inovação recém-lançada pelo O.C.I.; o “Sistema 5R-INDEX”, de Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional para aferição do Índice de Transparência Ativa. Foram 8 postagens nas redes sociais do O.C.I. […]
mais
Nota

Comunicação como 'perfumaria' ou algo periférico ao processo decisório: coisas do passado.

11.04.2023
OCI
COMPLIANCE – Sim, a comunicação desempenha uma parte importante do jogo em todo processo de conformidade. Voltando no tempo, à época da (mal) afamada “reengenharia”, a comunicação também aparecia como fator relevante. Não é, porém, a função tradicional da boa comunicação interna a ideia que fundamenta o ‘Sistema 5R-INDEX’. TESE Advogamos que a Comunicação, hoje, […]
mais
Nota

Associação Internacional de Publicidade (IAA) volta a atuar na América Latina.

30.01.2023
OCI
Considerada a rede mais influente do mundo de profissionais de mídia, marketing e comunicação, a entidade retorna ao continente com a missão de estabelecer conexões para marcas e agências em busca de clientes globais A IAA (International Advertising Association) retoma sua atuação na América Latina, especificamente no continente LATAM/CETAM, tornando-se um espaço aberto e dinâmico […]
mais
Nota

Moção de Repúdio - do O.C.I. - aos graves fatos ocorridos ontem, em Brasília.

09.01.2023
OCI
Registre-se nosso absoluto repúdio aos graves fatos que tiveram lugar, ontem, na capital do Brasil. Foram ações bárbaras condenáveis por todo e qualquer indivíduo ou instituição que preze a civilidade. E contribuem para desconstruir e envergonhar a nossa República. Manifestações violentas impõem-se pela estupidez e pela força, abrindo mão, deliberadamente, da palavra, do reconhecimento do […]
mais
Nota

Tem novidade chegando... parceria O.C.I. com a Legalidade & Transparência da 'compliance officer' Elaine Sampaio.

18.09.2022
OCI
Quando duas forças convergem, encontram-se, seus vetores se somam e apontam uma terceira direção com mais potência ainda. É sinergia de propósitos e objetivos comuns. A parceria entre o Observatório da Comunicação Institucional e a empresa Legalidade & Transparência Compliance e Investigação – já testada no mercado – significa trazer mais pessoas e organizações a […]
mais
Nota

Conteúdos em áudio de curta duração também têm a marca do O.C.I. São 60 'podcasts' inéditos no portal. Ouça-os!

17.09.2022
OCI
Cortes de podcasts mais longos e microprogramas estão em alta. Conteúdos em áudio de curta duração também têm a marca do O.C.I., especificamente no projeto OCETG – Observatório de Condutas Éticas, Transparência e Governança. São 32 curtos podcasts dos programas ‘Gestão.com’ e 28 dos programas ‘Transparência & Cidadania’ – ambos produzidos no Centro de Tecnologia […]
mais
Nota

Descubra as empresas ganhadoras do 'Troféu Transparência 2022'.

24.08.2022
OCI
Deu ontem no website da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade): LINKS – https://www.anefac.org/trofeu-transparencia | https://www.youtube.com/watch?v=0hoMxApWk-M COMENTÁRIO No segundo ano de nossa pesquisa, concluída em dezembro de 2021, estivemos pessoalmente na sede da ANEFAC consultando a entidade sobre os critérios utilizados para a concessão do Troféu Transparência, honraria concedida a organizações anualmente. […]
mais
Nota

Sistema 5R-INDEX: falta uma semana para o lançamento que vai fazer diferença na Comunicação Corporativa! LINK Sympla.

22.08.2022
OCI
Rizoma é um termo que vem da Botânica e descreve um tipo de estrutura radicular de caules muito particular, em que brotos podem ramificar-se de qualquer ponto. Diferente da ideia hierárquica de raiz (em “Y”), a mais conhecida, num rizoma o organismo vegetal alimenta-se, desenvolve-se e cresce a partir de uma rede não-hierárquica. Tal forma […]
mais
Nota

Divulgação de 'ranking' aponta o Brasil como país mais influenciável por criadores de conteúdo no momento de adquirir um produto ou serviço.

29.07.2022
OCI
­Especialistas explicam como a opinião de influenciadores digitais são determinantes na decisão de compra dos brasileiros. Uma pesquisa feita pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da Statista e da HootSuite, mostrou que o Brasil é a nação mais influenciável globalmente, com cerca de 43% da população já tendo adquirido produtos ou serviços por conta da ação […]
mais
Nota

Pesquisa ‘A Economia da Atenção’ indica ligação entre o engajamento do conteúdo e a atenção despendida nos anúncios.

23.07.2022
OCI
Em parceria com o Grupo Havas, a Teads lança o Projeto Trinity – A Economia da Atenção. O estudo analisou dados comportamentais de 2.000 usuários com objetivo de criar análises e métricas a partir da publicidade digital e entender qual anúncio despertou maior atenção no ambiente editorial. Um dos resultados mais significativos é que os […]
mais
Nota

Que tal avaliar o quanto a comunicação da sua empresa é capaz de contribuir com a integração dos times aos processos corporativos e estratégias de negócio? Por Isabela Pimentel.

03.07.2022
OCI
Ferramenta inédita avalia Grau de Integração entre Pessoas, Processos de negócio e Estratégias de comunicação. Conheça o GIC, Grau de Integração da Comunicação, ferramenta inédita desenvolvida pela Comunicação Integrada, que permitirá à sua empresa entender a efetividade das práticas, programas, projetos, campanhas, ações e iniciativas atuais e o quanto dialogam com a Gestão Estratégica e […]
mais
Nota

O oligopólio das 'News', inclusive das 'Fake'. Triste este Dia do Jornalista.

07.04.2022
OCI
Ben Bagdikian (1920-2016), que ocupou cargos destacados na imprensa dos Estados Unidos, escreveu “O monopólio da mídia” (1983), livro-sensação nos cursos de Comunicação que, após alguns anos, chegou a ganhar uma reedição “definitiva” (1987). No livro, Bagdikian esquadrinhava o “quarto poder” que acumulara força para eleger e vetar políticos, para enaltecer e “cancelar” pessoas e […]
mais
Nota

Porque o Observatório da Comunicação Institucional não vai realizar as pesquisas LIDIPPB e IDEO-LOGOS neste ano.

04.04.2022
OCI
Vimos, desde 2014, com grande repercussão, realizando a pesquisa LIDIPPB – Leitura Informal do Discurso Institucional dos Partidos Políticos Brasileiros, mas não o faremos neste 2022. LIDIPPB – quer que eu desenhe? Demonstramos – graficamente – a Babel política com que convivemos no Brasil: (1) além dos enunciados institucionais das siglas não revelarem os partidos […]
mais
Nota

Sua organização é transparente? Sua organização precisa ser transparente? Sua organização quer ser transparente?

11.01.2022
OCI
Fruto de mais de 5 anos de pesquisas de Manoel Marcondes Neto, cofundador do Observatório da Comunicação Institucional, o Sistema 5R-INDEX permite reportar, para além de números operacionais e cifras contábeis, o nível de transparência ativa nos negócios de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor. Para conhecer o protocolo de auditoria, […]
mais
Nota

Registro no INPI foi a senha para o lançamento oficial do 'Sistema 5R-INDEX'. Veja um breve histórico da inovação.

16.12.2021
OCI
Em 16/10/2021, há exatos dois meses, foi oficialmente criado e publicado o registro de software para o indicador proposto por Manoel Marcondes Machado Neto para aferição da transparência organizacional. Este fato – há muito esperado – abriu caminho para o lançamento oficial da inovação – Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa e Aplicativo 5R-INDEX, […]
mais
Nota

Assembleia Geral Ordinária do O.C.I. traz mudanças na diretoria da entidade.

17.09.2021
OCI
Realizada ontem, de forma virtual, a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional (de pauta única) elegeu a diretoria para o quadriênio 2022-2025. Foram reeleitos Manoel Marcondes Neto e Marcelo Ficher para os cargos de diretor-presidente e diretor executivo, respectivamente. As mudanças ficaram por conta dos demais cargos estatutários, a partir de […]
mais
Nota

Comunicar ou não comunicar: eis a questão.

02.08.2021
Marcondes Neto
A crise de maior abrangência na presente circunstância pandêmica é de comunicação, e do tipo institucional. Mexe com o atributo “credibilidade” e está localizada na mediação da informação – que mina alguns emissores enquanto promove outros, frente a uma audiência global aterrorizada justamente pelos veículos “escolhidos”, “autorizados”, e – de certa forma -, editados, “editorializados” […]
mais
Nota

OCI PESQUISA - Mapeamento da Comunicação Institucional no Brasil - 2021.

19.05.2021
OCI
Pesquisa inédita do O.C.I. vai analisar as principais ações de comunicação institucional no país. O Observatório da Comunicação Institucional quer entender como as organizações estão trabalhando as ações de comunicação institucional. Hoje, este Observatório da Comunicação Institucional lança sua primeira pesquisa de 2021. A nossa divisão OCI PESQUISA vai mapear ações e práticas de comunicação […]
mais
Nota

LANÇADO - HOJE - Anuário Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2021.

05.05.2021
OCI
Lançamento do Anuário da Comunicação Corporativa 2021 no programa Comunicação S/A. Acompanhe a partir das 14 horas em https://youtu.be/Wny9n0v-oWc. Participação de Eduardo Cesario Ribeiro, diretor da Mega Brasil Comunicação, publisher e editor executivo da publicação; Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda, e Carlos Henrique Carvalho, presidente executivo da Abracom – Associação Brasileira das Agências de […]
mais