Comunicação como 'perfumaria' ou algo periférico ao processo decisório: coisas do passado.

COMPLIANCE

– Sim, a comunicação desempenha uma parte importante do jogo em todo processo de conformidade.

Voltando no tempo, à época da (mal) afamada “reengenharia”, a comunicação também aparecia como fator relevante.

Não é, porém, a função tradicional da boa comunicação interna a ideia que fundamenta o ‘Sistema 5R-INDEX’.

TESE

Advogamos que a Comunicação, hoje, iguala-se ao Direito e à Contabilidade no processo – que denominamos – de “busca por uma transparência ativa”.

Na visão do pesquisador Manoel Marcondes Neto, criador da inovação, Comunicação, pois, não poderia mais ser considerada somente uma área-meio, como T.I. ou RH.

PORQUE

Em tempos de internet e redes sociais, a Comunicação passa a ser área-fim de toda e qualquer organização, de todo porte ou setor, dado que crises de imagem pública – das maiores preocupações dos gestores atualmente – têm tido origem em prosaicos “vazamentos” (na falta de termo melhor), o que, em tese, pode ser prevenido por uma Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO) – exame que o Sistema 5R-INDEX preconiza.

A INOVAÇÃO ESTÁ NO AR

O ‘Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa’, livro-texto fruto de pesquisa CNPq que este O.C.I. incubou entre 2017 e 2022, já está disponível (amazon.com) e o aplicativo (gratuito e de uso ilimitado) também (www.5R-INDEX.com.br).

Faça autoexame de sua organização e descubra os riscos de crises de imagem pública que podem, eventualmente, ser prejudiciais à sua governança corporativa.

E-S-G

Mais um dado: o ‘Sistema 5R-INDEX’ adequa-se – com vantagens (*) – às preocupações atuais em torno de Environment, Social and Governance, o trinômio da moda.

(*) Acesse neste LINK.