HOJE - 26 de setembro - comemora-se o Dia Interamericano de Relações Públicas.

Nesta data, 26 de setembro, comemora-se o Dia Interamericano de Relações Públicas – algo histórico.

Marcar uma efeméride surgiu da inquietude por entregar ao mundo resultados mais efetivos partindo da Comunicação, e foi liderada pelo professor e precursor das Relações Públicas no México, Federico Sánchez Fogarty. Ele reuniu nesta mesma data, em 1960, diversas associações de profissionais de Relações Públicas para a I Conferência Interamericana da área o que resultou na criação da Federação Interamericana de Relações Públicas (FIARP). Logo mais à frente, já em 1985, a FIARP se tornaria a Confederação Interamericana de Relações Públicas (CONFIARP). [Dados coletados no website do Conrerp3 – redação: Raissa Sales].

A definição oficial de Relações Públicas – aprovada por 33 países participantes da Assembleia Mundial de Relações Públicas realizada no México em 12/08/1978 – lembrou e homenageou aquela data seminal, e é fruto de um intenso intercâmbio acadêmico e profissional traduzido em um statement (enunciado, na falta de melhor tradução) divisor de águas e norteador da atividade em roda a região:

“O exercício profissional das Relações Públicas requer ação planejada com apoio na pesquisa, na comunicação sistemática e na participação programada para elevar o nível de entendimento, solidariedade e colaboração entre entidades e os grupos sociais a elas vinculados, num processo de interação e de interesses legítimos, para promover seu desenvolvimento recíproco e da comunidade a que pertencem”.

O Observatório da Comunicação Institucional foi fundado em 01/02/2013 por quatro relações-públicas, sob o seguinte statement:

“O O.C.I. é um espaço destinado à análise e reflexão crítica de condutas das organizações em suas relações públicas – atitudes, comportamentos, discursos, imagem e legado”.

Construído sobre o principal alicerce legal que regulamentou a profissão no Brasil – a responsabilidade técnica pela informação de caráter institucional passada ao público por organizações governamentais, empresariais privadas e entidades da sociedade civil – o O.C.I. é uma sociedade educativa sem fins lucrativos que abriga perfis profissionais e acadêmicos de todo o espectro da Comunicação – além de relações-públicas, jornalistas, radialistas, publicitários, designers – que acreditam na especificidade da comunicação institucional, bem como interessados de todas as áreas que se beneficiam de uma visão mais avançada de institucionalidade, tais como o Direito, a Administração, a Educação e a Tecnologia da Informação.

Parabéns à nossa área! Parabéns a todos aqueles que se dedicam a ela!