Descubra as empresas ganhadoras do 'Troféu Transparência 2022'.

Deu ontem no website da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade):

LINKS – https://www.anefac.org/trofeu-transparencia | https://www.youtube.com/watch?v=0hoMxApWk-M

COMENTÁRIO

No segundo ano de nossa pesquisa, concluída em dezembro de 2021, estivemos pessoalmente na sede da ANEFAC consultando a entidade sobre os critérios utilizados para a concessão do Troféu Transparência, honraria concedida a organizações anualmente. Ficamos sabendo que tais critérios são, basicamente, fundamentados nas Demonstrações Financeiras.

Na oportunidade, pleiteamos – de maneira formal, por carta – a participação da entidade em nosso esforço (como parte do estudo) de aperfeiçoamento da compreensão e, principalmente, na recepção do conceito de “organização transparente” (nosso objetivo) junto à sociedade; não só no meio financeiro, mas, também, perante a cidadania e a opinião pública em geral.

A tese de nossa pesquisa CNPq ‘Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança‘, vale lembrar, propugnava que às Finanças e ao Direito deveria juntar-se a Comunicação como um elemento-parte no esforço por mais transparência no seio organizacional.

Surpresa – não surpresa

Não só recebemos – por e-mail(!) – uma negativa da entidade, como também pudemos constatar, pela resposta, lacônica e muito mal escrita, a validade de nossa tese. Ou seja, verificamos, na prática, a absoluta carência da entidade no campo comunicacional. Lastimável!

Governança – sem uma comunicação funcional – não há!