Sistema 5R-INDEX: falta uma semana para o lançamento que vai fazer diferença na Comunicação Corporativa! LINK Sympla.

Rizoma é um termo que vem da Botânica e descreve um tipo de estrutura radicular de caules muito particular, em que brotos podem ramificar-se de qualquer ponto. Diferente da ideia hierárquica de raiz (em “Y”), a mais conhecida, num rizoma o organismo vegetal alimenta-se, desenvolve-se e cresce a partir de uma rede não-hierárquica.

Tal forma foi adaptada por Guattari e Deleuze para descrever fenômenos relacionais sociais. Adaptando o conceito ao tipo de organismo que interessa à Administração, o das organizações, podemos tentar compreender o estado de coisas nas operações em que todas as áreas são igualmente importantes e interdependentes, como no diagrama acima.

O exame preconizado pela Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO) para aferição do Índice de Transparência Ativa ‘5R-INDEX’ funda-se, metodologicamente, entre outras, numa abordagem rizomática da organização. As demais abordagens são: a sistêmica, a cibernética, e a pragmática.

A concepção dessa leitura transdisciplinar é de Manoel Marcondes M. Neto, cofundador do O.C.I.

LINK Sympla – https://www.sympla.com.br/lancamento-manual-de-compliance-para-a-comunicacao-corporativa__1685267

#Comunicação #Corporativo #Governança #Jornalismo #RelaçõesPúblicas #Transparência #Propaganda #Empresas #Negócios #Compliance #Humanização #OCI