Sistema 5R-INDEX: uma abordagem rizomática da Governança Corporativa.

Rizoma é termo que vem da Botânica e que descreve um tipo de estrutura “radicular” de caules muito particular, onde brotos podem ramificar-se de qualquer ponto. Diferente da ideia hierárquica de raiz (em “Y”) – que é a que mais conhecemos, num rizoma o organismo vegetal alimenta-se, se desenvolve e cresce a partir de uma rede não-hierárquica.

Tal forma foi adaptada por Guattari e Deleuze para descrever fenômenos relacionais sociais a-centrados. Adaptando-se tal conceito ao tipo de organismo que interessa à Administração, o das organizações, podemos tentar compreender o estado de coisas (nas operações) em que todas as áreas são igualmente importantes e interdependentes – como no Diagrama acima.

O exame preconizado pela Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO) para aferição do Índice de Transparência Ativa 5R-INDEX funda-se, metodologicamente, entre outras, numa abordagem rizomática da organização. As demais abordagens são: a sistêmica, a cibernética, e a pragmática. A concepção dessa leitura transdisciplinar é de Manoel Marcondes M. Neto, cofundador do O.C.I.

Imagem: Diagrama extraído do ‘Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa’.

Aplicativo – http://5R-INDEX.com.br