Moção de Repúdio - do O.C.I. - aos graves fatos ocorridos ontem, em Brasília.

Registre-se nosso absoluto repúdio aos graves fatos que tiveram lugar, ontem, na capital do Brasil.

Foram ações bárbaras condenáveis por todo e qualquer indivíduo ou instituição que preze a civilidade. E contribuem para desconstruir e envergonhar a nossa República.

Manifestações violentas impõem-se pela estupidez e pela força, abrindo mão, deliberadamente, da palavra, do reconhecimento do outro e do diálogo. E, assim, deslegitimam-se por inteiro, não importando o mote.

Boas e desejáveis relações públicas – que no O.C.I. pregamos – pressupõem compreensão da alteridade e busca de harmonia. Nada disso se viu neste cinzento domingo, 8 de janeiro de 2023, muito infelizmente.

Que as autoridades constituídas investiguem, processem, julguem e punam à letra da Lei todos os responsáveis – mentores e executores – pelas ações que assistimos e lamentamos.

A organização que publica este portal – como explícito em sua Declaração de Propósito – é apartidária e não tem ou exerce viés político-ideológico. Contudo, ao longo dos pleitos eleitorais brasileiros de 2014, 2016, 2018 e 2020, analisamos tecnicamente e refletimos sobre o discurso institucional de nossos partidos políticos, e os achados dessa nossa pesquisa – cujos resultados estão todos publicados no portal – não foi alvissareiro. Pelo contrário, a partir-se da comunicação das siglas só se pôde constatar a completa incapacidade dos nossos partidos – todos – de bem representar o povo brasileiro. Representação demanda comunicação.

Nosso centro de interesse é a comunicação institucional. E não há exercício de política sem este tipo de comunicação. Mas, por decisão nossa, desde a fundação do O.C.I., em 2013, temos passado ao largo das contendas de fundo partidário, mantendo apenas conteúdos técnicos e teóricos de nosso campo. Um registro: nunca um texto de articulista ou colunista foi recusado ou voltou ao autor para ser modificado. Simplesmente, as pessoas respeitam e prezam “um lugar” em que o assunto não seja o FLA X FLU nosso de cada dia, onde se possa tratar de nossa especialidade, de nosso trabalho, de nossas organizações e suas questões gerenciais.

Os Editores. Rio de Janeiro, 9 de janeiro de 2023, 04:15 h.