LANÇADA HOJE: a 2a. edição do livro 'Marketing para Artes & RP para Artistas', de Manoel Marcondes Neto, CEO do O.C.I.

Epígrafe
“Este livro contém a versão integral da tese de pós-doutoramento do autor, enriquecida, ampliada e atualizada, incluindo uma abordagem compreensiva do uso de relações públicas plenas – conceito original – para o artista”. Os editores.
Apresentação
“Aproveitamos a oportunidade para declarar a valiosa contribuição dos estudos – desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades – que resultaram na instigante tese ‘Marketing para as Artes: evolução do conceito – e da aplicação – do marketing cultural’. Parabenizamos o pesquisador pelo belíssimo resultado de seu estágio pós-doutoral”. Prof. Dr. Luiz Augusto F. Rodrigues, coordenador PPCult/IACS – Universidade Federal Fluminense.
Sumário 
I. Cultura e Territorialidade: Evolução ou Ruptura? – 3
II. Antessala do Marketing para as Artes – 9
III. Do Marketing à Comunicação: um trajeto necessário – 13
IV. Explicando o Composto de Marketing e Aplicando o conceito aos bens Culturais – 21
V. O porquê de um Marketing para as Artes – 29
VI. Desafios Clássicos do Marketing – 35
VII. Considerações sobre Promoção – 41
VIII. Do agente artístico, este perfil praticamente inexistente no Brasil – 47
IX. Considerações sobre valor, custo e preço – 51
X. A obra de arte: Entendendo-a como vetor de cultura e comunicação – 63
XI. Mais alguma Literatura sobre Mecenato – 79
XII. Aplicando o processo de marketing às artes – 101
XIII. Pré-Conclusões – 119
XIV. Modelo das Relações de um Marketing para as Artes – 129
XV. Adaptação do Modelo de 4 Rs das RP Plenas ao Marketing para as Artes – 143
XVI. Considerações Finais – 163
Referências – 167
Sobre o autor
Manoel Marcondes Machado Neto
Bacharel em Relações Públicas pelo Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ.
Mestre em Comunicação pela UFRJ – com ênfase em Sistemas de Informação.
Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch – na linha de pesquisa ‘Comunicação Institucional: políticas e processos’.
Pós-doutor em Cultura e Territorialidades pela UFF.
Pesquisador e professor associado na Faculdade de Administração e Finanças da UERJ (de 2009 a 2022) e na Faculdade de Comunicação Social da UERJ (de 1985 a 2008).
É editor do portal O.C.I. e edita, ainda, os websites ‘Marketing & Cultura: comunhão de bens’ (desde 1999), ‘RRPP.com.br’, ‘FullPR.net’, ‘Powerbranding Brand Forum’ e ‘BeeBranded.com.br’; e os blogs ‘Institucionalmente’ e ‘Doutrina RP’.
Foi secretário-geral do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do estado do Rio de Janeiro (Conrerp1), gestão 2010-2011-2012, e membro suplente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), gestão 2019-2020-2021.
Consultor de empresas desde 1980, atuou como auditor na Arthur Andersen e auditor de sistemas na Andersen Consulting, tendo participado do rebranding para Accenture em 2001 – case que publicou no livro ‘Marca: do marketing ao balanço financeiro’ (EdUERJ, 2015) em coautoria com Mariza Branco Rodrigo de Freitas.
Coordenador e supervisor de estágio profissional em Relações Públicas do E.C.I. (Escritório de Comunicação Institucional) do O.C.I.
Cofundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (SP, 1999), e do Coletivo Umbrella: Comunicação Total (RJ, 2016).
Coautor – com Marcelo Luiz Ficher – dos livros ‘105 Anos de História das Relações Públicas no Brasil’ (Conceito Editorial, 2019) e ‘100 Anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena’ (Conceito Editorial, 2014).
Coautor – com Lusia Angelete Ferreira – do livro ‘Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo e histórico da gestão de organizações culturais no Brasil’ (LCM, 2011).
Autor dos livros:
– ‘Marketing Cultural: das práticas à teoria’ (LCM, 4a. edição, 2024)
– ‘Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração’ (LCM, 2a. edição, 2016)
– ‘A transparência é a alma do negócio’ (Conceito Editorial, 2012)
– ‘4 Rs das Relações Públicas Plenas: proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios’ (LCM, 2015)
– ‘The business of transparency’ (Editor A, 2016)
– ‘Cultura e Marketing para as Artes’ (Lumen Juris, 2017)
– ‘Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional’ (Editor A, 2018)
– ‘Marketing para Artes & RP para Artistas’ (Conceito, 2019)
– ‘8 Rs da Comunicação Funcional 720 graus: instrumental para uma governança transparente’ (Editor A, 2020)
– ‘Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa’ (versão digital na Editor A, 2021 – e – versão impressa na iVentura, 2022).
SERVIÇO
Autor: Manoel Marcondes Machado Neto
Número de páginas: 212
Peso: 307 gramas
Formato: 16  X  23  cm – impressão offset pb
Lombada: 1,1 cm
Encadernação: Brochura
Preço: R$ 89,00
ISBN (versão impressa): 978-65-5842-345-4
ISBN (versão e-book): 978-65-5842-346-1
Código de barras: 9786558423454
Temas: marketing artístico e marketing cultural