O 'compliance' e a insuficiência do modelo 'E-S-G' [2]. Por Manoel Marcondes Neto.

O ‘compliance’ e a insuficiência do modelo ‘E-S-G’ [1].

No Sistema 5R-INDEX – pioneira proposta de compliance para a comunicação corporativa – supera-se a simplificação do trinômio E-S-G.

Ideia-pronta, onipresente e imposta por uma agenda importada do WEF (World Economic Forum), o mantra E-S-G tenta repaginar os velhos jargões triple bottom line de duas – ou mais – décadas atrás com um discurso unificado e “do bem”, e coloca em linha elementos de diferentes níveis: ora, Governança sempre esteve acima, englobando o Social e a Sustentabilidade.

Versículo na bíblia da seita Green New Deal – seja lá onde isto queira chegar – o discurso E-S-G força a barra, colocando o Verde antes das Pessoas – o que é mero blá-blá-blá truísta, só mais uma sigla fácil para “o pessoal da propaganda” incrustar na mente de novatos e desavisados.

Nossa pesquisa – credenciada pelo CNPq – parte de um composto muito mais complexo e abrangente, ‘em movimento’ [vide diagrama]. E coloca a Comunicação no mesmo nível de importância do Direito e das Finanças para obtenção de ativos intangíveis como public trust e accountability. Não se trata mais só de “divulgar”. Deixa-se de tagarelar platitudes nas mídias e nas redes, e passa-se a pensar e a fazer parte das decisões no C-Level.

É triste ver como o embuste repetido um milhão de vezes se torna verdade inconteste…

Manoel Marcondes Neto é cofundador e diretor-presidente do Observatório da Comunicação Institucional.