A QUEM SE DESTINA / O QUE PROVÊ
  • Auditoria de processos e crítica de forma e conteúdo
  • Melhores práticas de comunicação organizacional
  • Pareceres técnicos
  • Conteúdos de acesso exclusivo
  • Promoções especiais
  • Voz e voto nas assembleias
  • Acompanhamento do mercado da comunicação
  • Educação continuada: palestras e oficinas
  • Formação de consultores certificados
  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Suporte para estudos (análises, clipping, notas e pesquisas)
  • Auditoria funcional da comunicação organizacional
  • Benchmarking cases
  • Cidadania corporativa
  • Treinamento in company
  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Clipping

Desculpe David Luiz. Por Cristovam Buarque.

26.07.2014
Marcondes Neto
Deu n’O Globo de hoje, à página 21: Link – http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2014/07/26/desculpe-david-luiz-por-cristovam-buarque-543756.asp COMENTÁRIO O recreio acabou. Prefiro perder 90 minutos de diversão nas quartas e sábados e que o país – e os brasileiros – “funcionem” em todo o tempo restante. O que não dá é achar que ser hexacampeão compensaria o milésimo lugar em índice de […]
mais
Clipping

Normose, a doença da "normalidade" no mundo acadêmico.

28.06.2014
OCI
De Renato Souza, ontem, no Portal GGN (Luis Nassif On Line), um tema candente que precisa ganhar mais espaço na mídia: http://jornalggn.com.br/fora-pauta/normose-a-doenca-da-normalidade-no-mundo-academico  COMENTÁRIO Várias análises já demonstraram: muitos doutores publicam-se e referenciam-se uns aos outros, numa ação entre amigos tão mafiosa quanto medíocre. Deveria haver controle externo dos departamentos acadêmicos. E não só o controle […]
mais
Análise

Quanto está sendo gasto do seu, do meu, do nosso dinheiro de impostos para comunicar... o quê... com quem?

24.06.2014
Marcondes Neto
O que a marca “ApexBrasil” está fazendo nos caros painéis eletrônicos nas arenas da Copa? Sendo uma entidade pública pró-comércio exterior, obviamente lidando com segmento B2B (marketing business to business), quanto será que a ApexBrasil está gastando do seu, do meu, do nosso dinheiro de impostos para comunicar… o quê… com quem? Todos os anunciantes […]
mais
Agenda

425 "curtidas" HOJE! Motivo para comemorar!

23.06.2014
OCI
425 curtidas hoje! É para festejar muito! Veja e curta você também – https://www.facebook.com/pages/2014-Cem-Anos-de-Rela%C3%A7%C3%B5es-P%C3%BAblicas-no-Brasil/126750250854768?fref=ts.  Compartilhe! Apoie o projeto “2014 – Cem Anos de Relações Públicas no Brasil“!   Participe do “crowdfunding” (patrocínio colaborativo) para a produção do livro: visite o link acima ou o Portal OCI (www.observatoriodacomunicacao.org.br), clique no banner superior e compre antecipadamente o seu exemplar. […]
mais
Entrevista

Agência de Comunicação adota o composto de 4 Rs das Relações Públicas Plenas.

16.06.2014
OCI
A agência paulista “TenCom – Comunicação Inteligente” conversou com Manoel Marcondes Neto sobre “comunicação 360 graus” e passará a adotar – com o total apoio do autor – seu mix de 4 Rs das Relações Públicas Plenas na abordagem para diagnóstico em clientes. Link – http://www.tencom.com.br/blog/os-4-rs-de-uma-comunicacao-360-graus-planejamento-que-vem-de-berco/
mais
Clipping

Uma estranha regulação da participação social... e a leitura de Luis Nassif.

10.06.2014
Marcondes Neto
Conselhos, conferências e que tais… modos de um governo federal p’ra inglês ver. Link – http://jornalggn.com.br/noticia/finalmente-um-jornal-que-entendeu-o-significado-da-politica-nacional-de-participacao-social COMENTÁRIO Sobre a edição do decreto presidencial: pior – e anterior – a editar decretos: as conferências (de que participei, pessoalmente) de Cultura e de Comunicação, só existem para o PT ”dizer que fez”, ”dizer que ouviu a sociedade”, porque […]
mais
Clipping

Mídia usada como ringue empresarial é risco grave para a cidadania.

06.06.2014
Marcondes Neto
Quando as primeiras notas apareceram nos jornais de grande circulação, pareciam mais daquelas matérias que não interessam ao grande público e que vão encolhendo e “escorregando” para páginas menos centrais das edições até… literalmente… desaparecerem. Mas a matéria “Aeroporto [‘Nasp’] provoca briga de gigantes”, no jornal Valor Econômico de ontem assustou-me. E a leitura da […]
mais
Nota

OCI agradece a acolhida do Conrerp BA/SE em Salvador.

01.06.2014
OCI
Neste 31 de maio, o Observatório da Comunicação Institucional ganhou a distinção de palestrar aos convidados do “Diálogo com o Conrerp7” – evento-convite à participação da comunidade nas atividades da Autarquia, que agora está estruturada. Veja aqui o roteiro da fala de Manoel Marcondes Neto: http://pt.slideshare.net/marcondesneto/oportunidade-para-um-oci. Depois de um ano e cinco meses de organização […]
mais
Coluna

"Não há como regular adequadamente a democracia sem regular adequadamente os meios de comunicação".

29.05.2014
Mater Palma
O autor dessas palavras não é Lula nem Franklin Martins: é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Um dos públicos mais desinformados do país é o dos proprietários de veículos de mídia. E sobre um tema que bate diretamente nos seus interesses e no seu caixa: regulação da mídia. Veja íntegra – http://materpalma.wordpress.com/2014/05/29/nao-ha-como-regular-adequadamente-a-democracia-sem-regular-adequadamente-os-meios-de-comunicacao/
mais
Agenda

Dia 31/05 - sábado - de 9 às 12 h - Diálogos com o Conrerp7 - Livraria Saraiva - Shopping Salvador.

28.05.2014
OCI
“Diálogos com o Conrerp7” reúne profissionais e estudantes de Relações Públicas. Com o objetivo de aproximar estudantes e profissionais de RP, em especial os colegas da Bahia e de Sergipe, o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas / 7a. Região promove, no próximo sábado, 31 de maio, de 9 às 12 horas, o primeiro encontro “Diálogos […]
mais
Nota

Mais nova Região do Sistema Conferp-Conrerp, a 7a., apoia as iniciativas do OCI no centenário das Relações Públicas. Bahia e Sergipe respondem: - Presente!

14.04.2014
OCI
E a Bahia já nos deu régua e compasso – como cantou Gilberto Gil – apoiando as ações do Observatório da Comunicação Institucional relativas ao centenário da atividade de relações públicas no Brasil. Somos gratos à diretoria, a todos os conselheiros da 7a. Região – Bahia e Sergipe – e colegas errepês registrados. Até por […]
mais
Nota

Exemplo que vem do CAU, mais novo conselho profissional do país.

13.04.2014
Marcondes Neto
“Conselhos profissionais não existem para ‘proteger’ uma classe laboral ou prover serviços a seus registrados; essas, funções de sindicatos e associações. Conselhos profissionais existem para proteger a cidadania de maus profissionais e prover fiscalização do exercício profissional, punindo más práticas”. Esta frase, repetida pelo diretor-presidente deste Observatório da Comunicação Institucional no “3o. Forum Abracom de […]
mais
Nota

Paul Holmes - entrevistado por Ariane Feijó - em Davos: uma nova dialética do esclarecimento.

04.04.2014
OCI
É isso! Administração de relacionamentos, reputação e… mídia – nesta ordem. That’s public relations! Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=tG_-GgbRvWE   Paul Holmes faz eco ao Manifesto Sincrético Administração e Relações Públicas. E você? Se quiser subscrever o Manifesto Sincrético, envie mensagem para observatoriodacomunicacao@gmail.com declarando seu apoio e contendo nome completo e o número de qualquer documento válido de identificação […]
mais
Nota

Hoje tem início a campanha permanente de mobilização de recursos para a causa de uma - boa - Comunicação Institucional!

02.04.2014
OCI
Agora você já pode se associar ao OBSERVATÓRIO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL. Tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica. No ar há 14 meses, desde 01/02/2013, o OCI agora atingiu o estágio que nos permite ir ao seu encontro para convidá-lo a juntar-se a nós pela causa da comunicação institucional alicerçada na verdade factual, completa, e […]
mais